Linda Brasil coloca a importância da regulamentação dos serviços dos mototaxistas

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 06/09/2022 12h25, última modificação 06/09/2022 12h38

Assessoria da parlamentar

Na manhã desta terça-feira, 05, a vereadora Linda Brasil (PSOL) acompanhou o relato do presidente da Simetafre, Sindicato de Mototaxistas de Aracaju, Guimarães Monteiro, que ocupou a Tribuna Livre para falar sobre a situação dos trabalhadores/as de mototáxi de Aracaju. Ele informou sobre as condições precárias que a categoria enfrenta a e a falta de direitos que assegurariam melhores condições.

Um outro problema narrado pelo representante foi a urgência da legalização dos serviços, uma vez que inibiria condutores não habilitados. “O que impede os/as parlamentares dessa casa de apresentarem uma lei para regulamentar? Vários municípios sergipanos, cerca de 32 municípios legalizados, isso facilita o acesso à linha de crédito. Sergipe é o menor estado, mas os problemas são grandes”, afirmou.

A vereadora Linda Brasil reforçou a importância das demandas trazidas pela categoria e defendeu a legalização da categoria. “Aqui em Aracaju tem essa morosidade em legalizar o serviço de mototáxi. E você traz fatores muito importantes sobre a questão dos acidentes de moto. Aqui mesmo no centro tem uma cratera perto da Câmara e as pessoas freiam bruscamente e vemos os riscos de acidente”, argumentou.

A parlamentar lamentou que a SMTT não tem ampliado o diálogo com a sociedade civil e o poder legislativo. “Como é triste saber que um órgão como a SMTT, que deveria escutar vocês e nós parlamentares sobre as melhorias de trânsito da cidade, não tem feito nada. Vamos buscar o diálogo para que possamos realizar essa audiência pública e trazer essas leis que você já apontou desde 2016. Ver como pode ser implantada e, se é possível, abranger os mototaxistas e não só encomendas. ”, ressaltou.