Levi Oliveira enfatiza incentivo à educação empreendedora durante abertura de congresso internacional em Aracaju
O empreendedorismo tem se tornado parte cada vez mais presente na rotina da população, possibilitando não apenas a criação de novos negócios, mas também a expansão dos que já existem. Inovação e criatividade são valores essenciais para o desenvolvimento do espírito empreendedor, necessitando ser estimulados desde cedo, por meio da educação e da formação cidadã. Com esse propósito, foi realizado o IV Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (IV CiEECi), dedicado à troca de experiências e debates sobre práticas inovadoras e políticas públicas voltadas ao fomento da educação empreendedora e cidadã, reunindo autoridades e especialistas de diferentes regiões do país e do exterior.
A quarta edição do evento tem como sede o município de Aracaju, cuja abertura aconteceu nesta quinta-feira, 16, no Hotel Vidam, localizado na Orla de Atalaia. Presente na solenidade, o vereador Levi Oliveira (PP) falou sobre a importância de a capital ser palco de um encontro relevante como esse, que estimula o empreendedorismo, a educação e a qualificação profissional. Ressaltou, ainda, a participação de diversos municípios sergipanos, que apresentaram projetos voltados à construção de uma cultura empreendedora e ao fortalecimento dos pequenos negócios.
“O empreendedorismo é hoje o caminho de tudo. Nós temos um projeto na Câmara de Vereadores de Aracaju para falar de empreendedorismo na base, na escola, para que os alunos possam entender esse assunto e se desenvolver com essa mentalidade de que eles podem empreender, que podem criar novos negócios e novas oportunidades. Porque tudo ao nosso redor envolve empreendedorismo, como o artesanato, o varejo e as novas tecnologias. E é isso que esse congresso traz, incentivando que nossa cidade possa, a partir daqui, criar uma cultura empreendedora e cidadã”, disse o parlamentar em entrevista ao 'F5 News'.
Também presente na cerimônia, o senador Laércio Oliveira (PP) reforçou o papel dos parlamentares no fomento ao desenvolvimento empresarial e na viabilização do acesso a novas oportunidades. “Ter a capacidade e a disposição como agente público de promover um ambiente que vai transformar vidas através de uma ação e de uma iniciativa me deixa muito feliz e dá a certeza plena de que a iniciativa é válida e alcançará seu propósito”, expressou o senador.
Construindo pontes com os municípios empreendedores
Um dos grandes diferenciais desta edição é a inclusão do projeto ‘Construindo Pontes com os Municípios Empreendedores’, que conecta cinco cidades sergipanas à proposta do congresso, integrando os municípios de Campo do Brito, Malhada dos Bois, Moita Bonita, Propriá e Itabi. Cada cidade desenvolveu um projeto voltado à inovação e ao impacto social, apresentando os resultados durante a programação.
A prefeita de Itabi, Gabi de Lica (PP), destacou o engajamento dos alunos do município com o projeto ‘Empreendedores do Futuro’, que visa despertar o espírito empreendedor entre os jovens. “Estamos participando do congresso internacional, reafirmando o nosso compromisso com a educação e com o empreendedorismo, e nossos alunos que estão participando irão se apresentar. Aproveito para agradecer a todos os nossos professores, que sempre incentivaram e apoiaram os nossos alunos para que esse momento fosse o mais especial possível para eles e para toda a comunidade escolar de Itabi”, declarou.
Apresentando pulseiras confeccionadas por seus alunos, a professora Cida Barreta, do município de Campo do Brito, relatou durante a solenidade sua experiência e o trabalho desenvolvido em sua escola. “Nós trouxemos um material que é confeccionado pelos nossos alunos de 5 a 11 anos, e viemos falar um pouco da nossa história e mostrar o nosso trabalho, além de comercializar para os alunos. E aproveitamos essa oportunidade, porque empreender faz parte do nosso dia a dia, e a criança aprendendo desde pequenininha, quando crescer, não vai sofrer e saberá administrar seu dinheiro”, compartilhou.
Entre os participantes do evento, estiveram presentes o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez; o professor Jacinto Jardim, representante da Universidade Aberta de Portugal; e o jornalista e especialista em inteligência artificial André Gusmão.
A programação do IV CiEECi segue até o dia 18, quando será entregue a Comenda Mérito da Educação Empreendedora ao senador Laércio Oliveira, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da educação empreendedora em Sergipe.