Isac entrega título de Cidadão Aracajuano ao professor Estélio Dantas

por Valéria Santana - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/04/2023 09h35, última modificação 28/04/2023 09h32
Isac entrega título de Cidadão Aracajuano ao professor Estélio Dantas

Foto: China Tom

O vereador Isac Silveira (PDT) concedeu o título de Cidadão Aracajuano ao Phd em Biofísica, Psicofisiologia e Fisiologia, Estélio Dantas, em solenidade realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, nessa quinta-feira, 27.

A honraria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e vereadoras e, para Isac, esse é um momento de ratificar que “o professor Estélio Dantas é, de fato, um cidadão aracajuano, agora subscrito por esta Casa” e continuou falando sobre a importância profissional do agora Cidadão Aracajuano. “O professor Estélio Dantas tem dedicado sua vida na pedagogia do conhecimento das estruturas físicas da biologia e da formação tanto estrutural quanto de caráter de muitos estudantes. Ele foi um grande professor no Rio de Janeiro e, aqui em Aracaju, cativou os corações de seus alunos e nos fez reconhecer a beleza e a profundidade que há no lecionar e na formação de grandes homens e mulheres”.

Ainda emocionado, o homenageado relatou sobre a honra e alegria do dia. “Eu quero muito agradecer a Câmara Municipal de Aracaju e a Isac por essa homenagem do Título de Cidadão Aracajuano. Realmente eu não pensei que iria parar aqui, mas quando me aposentei da UFRJ, apesar de várias oportunidades, quando cheguei aqui foi um caso de amor à primeira vista. Eu gostei muito de Aracaju e esse Título só afirma uma opção de vida que tive na minha maturidade”.

A relação de Estélio Dantas com Aracaju começou em julho de 2014, devido a uma série de fatores que o fez escolher a capital sergipana, após aposentar-se como Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A decisão de mudar-se do Rio de Janeiro tiveram como principais fatores a segurança e a qualidade de vida. Na ocasião, havia três oportunidades em aberto: a NASA em Oak Ridge, o Saint Mary College em Londres e a Universidade Tiradentes em Aracaju, onde continuou sua história atuação na educação.

Em 2015, juntamente com a Universidade Tiradentes foi viabilizada a criação do Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde – CIAFIS, que vem se realizando anualmente. No mesmo ano, o Ministério do Esporte abriu edital para financiar pesquisas sobre a geração de políticas públicas, juntamente com pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe e do Instituto Federal de Sergipe, que foram agraciados com as verbas que possibilitaram a criação do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer do Estado de Sergipe – CDPPEL/SE. Neste Centro, o LABIMH desenvolve pesquisa sobre a orientação da vocação e detecção do talento esportivo, investigação que associamos ao Sistema de Identificação e Desenvolvimento de Talentos Para o Esporte - SisDeTE, da Academia Brasileira de treinadores, da Academia Olímpica Brasileira, do Comitê Olímpico Brasileiro, entidade da qual Estélio faz parte. Em 2017, sua atividade profissional de incentivo à pesquisa ganhou impulso, quando foi credenciado como Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde e Ambiente – PSA, que o permite contribuir efetivamente na formação de Mestres e Doutores.