Isac demonstra apoio aos taxistas e aos motoristas do transporte alternativo em manifestação

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/10/2023 15h14, última modificação 25/10/2023 15h14

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 25, o vereador Isac Silveira (PDT) marcou presença de forma ativa em uma manifestação que tomou os arredores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Isac esteve ao lado dos taxistas e dos motoristas de transporte alternativo, levantando uma questão que tem sido amplamente discutida por ele e outros vereadores na Câmara Municipal.

Durante o Grande Expediente da Câmara, o vereador enfatizou a situação precária enfrentada por esses trabalhadores e clamou pela urgente regulamentação de suas atividades. Isac destacou que todos eles são, acima de tudo, trabalhadores e merecem ser tratados como tal. Ele também chamou a atenção para a promessa do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que até o momento não cumpriu sua palavra no que diz respeito à regulamentação tanto dos taxistas quanto dos motoristas de transporte alternativo.

Para sustentar seu argumento, Isac trouxe à tribuna reportagens de diversos meios de comunicação do ano de 2017, nas quais os taxistas realizaram uma paralisação em frente à prefeitura de Aracaju. Nas imagens exibidas, foi possível ver os taxistas acorrentados e fazendo greve de fome, em um protesto que se estendeu por 24 horas ininterruptas.

"Você sabe o que Edvaldo fez desde então? Nada, literalmente nada. Não houve sequer um projeto enviado a esta Casa. Estamos aqui para denunciar a falta de ação do prefeito em relação a esses trabalhadores. Queremos trazer essa questão à sociedade, mostrar que o prefeito não cumpriu sua promessa desde 2017", afirmou Isac.

O vereador também esclareceu que a licitação atualmente que dizem estar em andamento pela prefeitura é exclusivamente para o transporte público de ônibus, não abrangendo a regulamentação dos taxistas e dos motoristas que operam de forma “clandestina”. "Estamos desmascarando a alegação de que um estudo está sendo realizado, pois nenhuma comissão está envolvida nesse processo na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT)", declarou Isac.

Isac concluiu sua fala com uma pergunta contundente: "A quem interessa não regulamentar o transporte alternativo? A quem interessa não permitir que os taxistas bandeirinha façam lotação? Não estamos testemunhando uma batalha entre o bem e o mal, mas sim uma administração ineficiente, inoperante, omissa e, de certa forma, criminosa ao colocar trabalhadores uns contra os outros". A manifestação reforçou a necessidade de uma ação efetiva e urgente para resolver as questões pendentes desses trabalhadores que desempenham um papel importante na cidade de Aracaju.