Professor Bittencourt destaca e parabeniza Memorial de Sergipe professor Jouberto Uchôa

por Jamile Pavlova, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/10/2023 14h37, última modificação 25/10/2023 14h37

Foto: Gilton Rosas

O vereador Professor Bittencourt (PDT) usou o espaço no pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju, nesta quarta-feira, 25, para destacar e parabenizar o Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa que foi inaugurado na última sexta-feira, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia.

"Eu fiquei muito feliz em ver aquela obra, quando na inauguração do Memorial ali na Ivo do Prado, hoje Calçadão da Praia Formosa, eu fui um dos professores que participaram da construção, junto com outros professores, em especial a professora Izaura Júlia. Portanto, eu queria parabenizar a Universidade Tiradentes, é um equipamento de altíssima qualidade, é um equipamento que resume o muito do que é essa história, essa cultura, essa identidade, esse conjunto de referências que nos faz ser sergipano, o Memorial de Sergipe une tudo isso", ressaltou.

O vereador também elogiou a iniciativa do idealizador do projeto, professor Jouberto Uchôa.

"Essa é a expressão real do esforço do patrono da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchoâ. Parte expressiva daquele acervo é resultado do garimpar individual do professor Jouberto Uchoâ ao longo da sua trajetória, ao longo da sua vida, alguém muito preocupado com essa temática", comentou.

Bittencourt ainda aproveitou para parabenizar o trabalho do arquiteto Ézio Déda, responsável pelo projeto do Memorial de Sergipe.

"Ézio Déda, muitos sergipanos e turistas já conhecem uma obra de Ézio Déda, que é o Museu da Gente Sergipana. Ézio Déda é um arquiteto que tem se destacado pela qualidade, pelo primor, pelo cuidado, pela atenção e sobretudo pela preocupação com os aspectos, não apenas da natureza estética, e funcional da arquitetura, mas tem produzido equipamentos e intervenções urbanas marcadas pela questão de natureza cultural. Portanto, a curadoria e projeto do Memorial de Sergipe é desse querido amigo e notável arquiteto, Ézio Déda", enfatizou.

Por fim, o parlamentar fez o convite para todos conhecerem o novo espaço histórico e cultural de Sergipe.

"Queria que todos aqui pudessem ter a oportunidade de visitar o Memorial de Sergipe. Quem quiser conhecer um pouquinho do acervo, da memória, da história, da tradição, da cultura do povo sergipano e do Brasil, o Memorial de Sergipe é um grande instrumento", finalizou.

Sobre o Memorial de Sergipe:

Idealizado pelo reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa de Mendonça, e por por professores do Departamento de Educação da Universidade Tiradentes, o Memorial de Sergipe é um espaço museológico mantido pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) com o objetivo de preservar a memória sergipana, especialmente no que diz respeito às suas manifestações histórico-culturais.

O Memorial abriga mais de 30 mil peças, em seu acervo bibliográfico, iconográfico e museológico que vão desde fósseis até documentos, fotos históricas e salas temáticas.