Miltinho Dantas participa do programa "Sergipe é Aqui" e da inauguração do Memorial de Sergipe

por Walter Lopes, Assessor de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/10/2023 15h50, última modificação 25/10/2023 16h42

Foto: Gilton Rosas

Durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 25, o vereador Miltinho Dantas (PDT) falou sobre sua participação no programa “Sergipe é Aqui”, que aconteceu na cidade de Riachuelo e também sobre a inauguração do Memorial de Sergipe na cidade de Aracaju.

“Parabéns para o governador Fábio Mitidieri por mais uma edição do ‘Sergipe é Aqui’, que foi realizado na última sexta-feira, na cidade de Riachuelo. Sucesso total pelos serviços prestados pelo governo do Estado à população”, frisou o parlamentar, acrescentando que na cidade de Riachuelo tem a equipe de futebol Santa Cruz, que irá representar o estado de Sergipe, no próximo ano, na Copa São Paulo de Juniores. O governo do Estado, através da Secretaria do Estado do Esporte, está liberando o transporte para levar os atletas sergipanos para disputar a maior competição do mundo nessa categoria, que vai de 17 a 20 anos.

Em Sergipe são três representantes, todos do interior do Estado. Miltinho fez questão de agradecer ao governador Fábio Mitidieri e também à secretária de Esporte, Mariana Dantas, por sempre apoiarem as equipes de futebol do Estado.

Durante a 13ª edição do “Sergipe é Aqui”, o Laboratório Central de Sergipe (Lacen), disponibilizou à população exames sorológicos de dengue, zika, chikungunya, toxoplasmose, clamídia, esquistossomose e HIV, bem como HTLV para gestantes, testes de leishmaniose visceral humana, PSA total/livre para homens, Ca-125, herpes vírus, entre outros. Também a participação do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) com orientações acerca da importância da doação de sangue e a coleta de amostras de cinco mililitros de sangue para o cadastro de doador de medula óssea.

A próxima edição do “Sergipe é Aqui”, acontece nesta sexta, 27, na cidade de Campo do Brito.

Memorial de Sergipe

Ainda no seu pronunciamento, Miltinho Dantas falou da sua participação na inauguração do Memorial de Sergipe, que aconteceu na última sexta, 20. A instituição museal é mantida pela Universidade Tiradentes (Unit) e pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). O memorial  está localizado na Praça de Eventos da Orla de Atalaia.

O parlamentar parabenizou o reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, e toda sua equipe. “Um presente para a população do Estado de Sergipe”, disse o vereador, que tem uma amizade de mais de 25 anos com o reitor da Unit.

O Grupo Tiradentes, do qual a Unit faz parte, completou recentemente 61 anos de fundação, formando mais de 95 mil profissionais para o mercado de trabalho.

O novo Memorial de Sergipe conta com mais de 25 mil peças em seu acervo bibliográfico, iconográfico e museológico. Dentre os objetos utilizados na exposição, estão os: arqueológicos (pedra e cerâmica), paleontológicos (ossos), etnográficos (palha, tecido, cerâmica, penas, madeira), artes visuais (óleo sobre tela, madeira e papel), documentais e fotográficos; de mobiliário (madeira e couro), de armaria (metal, madeira e couro), e de indumentário (tecido algodão, sintético e couro).

Mais de 10 mil peças do acervo museológico estarão em exposição permanente. De fósseis marinhos a aparelhos telefônicos do início do século 20, passando também pela formação de Sergipe, cultura popular, dentre outros. Para agendar visitas os interessados devem entrar em contato através do telefone: 79 98108-1866.