Fabiano Oliveira usa tribuna para criticar fake news a respeito da derrubada de árvores na Orla

por Hivy Rhafaella, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/09/2023 14h56, última modificação 19/09/2023 14h56

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão desta terça-feira, 19, o vereador e presidente em exercício da Câmara, Fabiano Oliveira (PP) usou o Pequeno Expediente para abordar a derrubada de árvores na Orla, localidade que também é realizada a maior prévia carnavalesca do Brasil, o Pré-Caju. Como parlamentar e idealizador do evento, Fabiano fez questão de exibir um vídeo que esclarece alguns pontos importantes a respeito do assunto e critica a propagação de fake news.

“A festa Pré-Caju sempre foi e sempre será um evento que celebra a cultura, a música e a alegria do nosso povo, mas nunca foi e jamais será motivo para destruição ambiental. É meu dever como vereador e idealizador deste evento esclarecer e defender veementemente o Pré-Caju, bem como repudiar com firmeza as fake news que tentam manchar a reputação de nossa celebração. Primeiramente, quero deixar absolutamente claro que jamais apoiamos e nem vamos apoiar a derrubada de árvores em nossa cidade sem autorização e explicação, caso que não condiz com o que aconteceu”, explicou.

“As notícias que têm circulado associando o trabalho realizado pela Emsurb, com autorização da Sema, ao evento são infundadas e desonestas. São tentativas deliberadas de difamar o Pré-Caju e todos aqueles que trabalham arduamente para torná-lo uma realidade. Precisamos reconhecer o poder das fake news em difundir desinformação e dividir nossa comunidade, e é nosso dever rejeitá-las categoricamente”, reforçou o vereador.

Fabiano explicou ainda que as árvores removidas estavam em condições precárias e representavam um risco iminente para a segurança dos aracajuanos.

“Esta ação não foi exclusiva da orla; está ocorrendo em toda a cidade como parte de um plano de manejo ambiental que visa preservar nossa segurança. De acordo com dados da Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, durante os seis primeiros meses deste ano foram realizadas a supressão de mais de 230 árvores. No último mês de agosto, a Sema autorizou a retirada de 70 indivíduos arbóreos com necessidade de supressão na Orla da Atalaia. São atividades realizadas durante todo o ano em várias ruas, orlas e canteiros centrais de avenidas, priorizando os locais que oferecem maior risco aos cidadãos”, destacou.

“Estamos falando de árvores adoecidas e que correm risco de queda. A prefeitura municipal mantém um trabalho baseado na preservação do meio ambiente e da flora da cidade, através do plantio de árvores nas vias públicas. Em paralelo a esse trabalho foi realizado até o mês de julho deste ano, o plantio de mais de 6.000 mudas ornamentais em praças, canteiros centrais de avenidas e pontos de descarte irregular de resíduos, o que demonstra o respeito e cuidado da gestão com as futuras gerações. Outras espécies arbóreas serão plantadas na localidade da orla também”, pontuou.

O presidente em exercício reiterou o seu compromisso com a preservação do meio ambiente.

“Eu gosto de trabalhar com a verdade dos fatos. Falei ontem na minha rede social e quem quiser ter acesso e acompanhar todo trabalho é só seguir o ‘cabeça’, mas quem não segue, eu reforcei o meu compromisso enquanto cidadão e homem público e  anunciou a doação de 200 mudas de árvores para arborizar ainda mais a nossa cidade. Elas serão doadas para Sema e toda a escolha da localidade e destinação também será conduzida pelo órgão ambiental. Agora eu peço aqui que todos façam um pouquinho. Ao invés de disseminar fake news, peço que cada cidadão faça a sua contribuição ao meio ambiente”, finalizou.