Em Pequeno Expediente, parlamentares destacam educação, valorização profissional e agenda de eventos em Aracaju

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 05/02/2026 12h37, última modificação 05/02/2026 12h37
Em Pequeno Expediente, parlamentares destacam educação, valorização profissional e agenda de eventos em Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

O Pequeno Expediente desta quinta-feira (05/02) teve início com o vereador Alex Melo. Ele iniciou sua fala parabenizando a prefeita Emília Corrêa e o presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos, pelo compromisso com a população e o discurso feito na abertura dos trabalhos. O parlamentar também comentou sobre casos recentes de maus tratos aos animais e demonstrou repúdio a isso. “Quero pedir que todas as autoridades venham punir quem pratica maus tratos aos animais, pois isso é crime”. Por fim, Alex destacou que recebeu o  Prêmio Olho Vivo por sua atuação parlamentar.

O vereador Binho foi o segundo orador a ocupar a tribuna. Ele iniciou sua fala destacando sua trajetória como vereador que começou em 2021. “O nosso mandato foi nas ruas e em 2026, não tenha dúvida, povo de Aracaju, que seguiremos nas ruas”, reforçou. O parlamentar destacou que existem algumas raízes de árvores que estão entrando em algumas casas e em uma igreja de Aracaju. Binho solicitou apoio da gestão municipal para o envio de uma equipe técnica ao local. 

O vereador Camilo Daniel também participou do momento e iniciou seu discurso parabenizando o presidente Lula pela isenção do imposto de renda e o reajuste tributário. “Muitas pessoas recebem hoje e irão ver em seu contracheque o dinheiro que antes seria descontado no imposto de renda. Esse é um grande avanço”, disse. Ele também destacou o programa “Gás do Povo” e disse que mais de 100 mil famílias serão beneficiadas. 

O vereador Elber Batalha foi o próximo orador e parabenizou a gestão por ter concluído a obra na praça Dom José Thomaz, assim como os parlamentares pela disponibilidade de emendas. O parlamentar também destacou a importância da tradicional “feira das oficinas”, no bairro Siqueira Campos. “Recuperar esse contexto histórico é resguardar a história de Aracaju”, disse. Elber parabenizou o vereador Anderson de Tuca pela cobrança para a revitalização da praça. Por fim, o parlamentar também eleogiou o presidente Lula por conta da isenção do imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais.

O vereador Iran Barbosa iniciou sua fala destacando um projeto de lei de sua autoria voltado à valorização dos fonoaudiólogos. Segundo ele, a proposta busca incentivar o Poder Público a desenvolver ações,seja por iniciativa própria ou por meio de parcerias, que fortaleçam a atuação desses profissionais. “Precisamos garantir concurso público, plano de carreira e um salário digno para os fonoaudiólogos”, defendeu.

O vereador Joaquim da Janelinha aproveitou o pronunciamento para convidar a população para o evento “Galo do Augusto Franco”, que será realizado no próximo sábado (07/02), a partir das 16h. “É uma grande festa, que gera emprego e renda. A expectativa é receber mais de 50 mil pessoas”, afirmou. O parlamentar também destacou o evento Carnafamília, marcado para o dia 22 de fevereiro, no Paraíso do Sul, e no dia 28, no bairro São Conrado.

Já o vereador Miltinho Dantas parabenizou o time do Sergipe pela força e tradição no campeonato, além de anunciar uma festa carnavalesca no bairro Industrial, no sábado, às 15h. Ele também elogiou o evento no Augusto Franco, informando que destinou emendas para sua realização. O parlamentar ainda parabenizou o Governo do Estado pelas obras no Complexo Viário Maria do Carmo, ressaltando a celeridade na execução.

Encerrando o pequeno expediente, a vereadora Sônia Meire abordou a situação da educação municipal. Ela relatou ter acompanhado o processo de matrículas e apontou problemas enfrentados pela comunidade escolar. “Houve filas nas escolas e, no retorno das aulas, não encontramos o devido cuidado no acolhimento das crianças. Há salas com poucos ventiladores, banheiros com vazamentos, portas danificadas, escadas sem piso antiderrapante e até um birô adaptado para a troca de crianças”, criticou.

Durante a fala, a vereadora exibiu um vídeo da prefeita de Aracaju, no qual é anunciado o chamamento de novos professores e a elaboração de um cronograma para climatização e realização de reparos nas unidades de ensino.