Problemas das escolas municipais são denunciados no primeiro discurso da vereadora Sonia Meire

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/02/2026 12h38, última modificação 05/02/2026 12h38
 Problemas das escolas municipais são denunciados no primeiro discurso da vereadora Sonia Meire

Foto: Luanna Pinheiro

Durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ,na manhã desta quinta-feira (05), a vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna para fazer seu primeiro discurso do ano legislativo de 2026. A parlamentar aproveitou seu tempo no pequeno expediente para denunciar os problemas nas escolas municipais e também destacou o apoio da população durante todo o ano passado.

 

Quero dizer que a nossa luta e o nosso trabalho seguem firme, acompanhando as demandas, contra o avanço da extrema direita em todo país, do autoritarismo e qualquer tipo de prática que tente silenciar as nossas vozes, principalmente das mulheres sergipanas e aracajuanas. Apesar do recesso da Câmara, não paramos todas as nossas atividades, porque a cidade não parou. E quero começar falando da educação, porque como professora e avó de crianças e adolescentes, eu acompanhei a matrícula e foram muitos problemas, como fila nas escolas, problemas na rede e ainda estamos com alguns casos para resolver. Irei marcar uma reunião com a secretária, mas nós esperávamos que, no mínimo, as escolas tivessem passado por uma limpeza básica”, disse a vereadora.

 

Sonia Meire apresentou fotos da fiscalização que realizou no primeiro dia de aula da rede municipal, mostrando problemas de algumas escolas. Todas as escolas, exceto as que foram reinauguradas, têm alguma coisa que precisa ser reformada ou móveis quebrados, além da problemática da falta de climatização, onde crianças estudam em salas de aula com ventiladores que não dão conta da demanda.

 

Após denunciarmos essas situações das unidades de ensino nas redes sociais, a prefeita se reuniu com a secretária de educação para discutir um programa de climatização das escolas. E é de fundamental importância continuar fazendo as fiscalizações e denunciando, se posicionando frente a secretaria municipal de educação. É o segundo ano da gestão e as escolas não poderiam ter começado as aulas do jeito que elas estão. Fizemos um requerimento solicitando que a secretaria apresente um cronograma de limpeza, de pintura, reparos nas escolas e também da climatização”, finalizou Sonia Meire.