Dr. Gonzaga alerta foliões sobre cuidados e prevenção no Carnaval
Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde e segurança nos blocos de Carnaval, o vereador Dr. Gonzaga (MDB), que também é médico, orienta sobre diversas situações que podem trazer consequências sérias depois que passar a folia. Uma delas é sobre o uso obrigatório de preservativo, importante para se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), especialmente o HIV.
O uso moderado no consumo de bebidas alcoólicas nesse período de festa e descontração, também deve ser observado, não só pelos malefícios da bebida para a saúde, mas especialmente para evitar violência interpessoal, causada pela euforia da bebida. “Outro alerta que deve ser considerado é que se for consumir bebida alcoólica, que seja aquelas servidas em lata, evitando as garrafas de vidro, que podem causar sérios acidentes e, principalmente, que se beber, não dirija depois, lei que não deve ser descumprida de forma alguma”, alertou o vereador.
Segundo Dr. Gonzaga, o ideal é que os foliões bebam água, água de coco ou isotônicos, que previnem a desidratação e garante um carnaval sem ressaca. O vereador também recomenda o uso de roupas leves e sapatos confortáveis, sem esquecer, o uso intensivo de protetor solar, para se divertir sem descuidar da saúde. “Como médico, tenho a obrigação de alertar e conscientizar a população sobre os cuidados básicos para cuidar da saúde e da segurança, durante os dias de folia, sem consequências na Quarta-Feira de Cinzas” , brincou o parlamentar.