Bittencourt debate sobre preconceito na Pré-Conferência de Igualdade Racial

por Acácia Merici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/09/2017 10h00, última modificação 18/09/2017 13h14
 Bittencourt debate sobre preconceito na Pré-Conferência de Igualdade Racial

Assessoria do parlamentar

Uma noite marcada pela cultura e pela luta para combater todo preconceito. Assim foi a quarta etapa da Pré-Conferência de Igualdade Racial, que aconteceu na última sexta-feira, 15, no Complexo Esportivo Dona Finha (Ponte do Bairro Industrial). O vereador Professor Bittencourt foi um dos debatedores.

"Sou um militante da causa e sei que a batalha para acabar com o preconceito é árdua. Temos sempre que levar o tema para a juventude e todos os encontros. O preconceito racial é a expressão mais cruenta da burrice. É inadmissível. Debater o respeito à diversidade e à igualdade racial é uma necessidade para toda a população", afirmou.

Promovido pela Secretaria Municipal da Assistência Social (Semasc), através da diretoria de Direitos Humanos, o evento fechou a preparação para a 3ª Conferência Municipal de Igualdade Racial, que acontecerá no final deste mês. "Foi uma programação belíssima onde reunimos a a comunidade para tratar de temas voltados ao racismo, preconceito e todas as formas de desrespeito às diversidades. Através da música podemos elevar a amplitude do tema. A participação dos jovens fez toda a diferença, com depoimentos relevantes e que nos levam à reflexão", declarou Bittencourt.

Para Lídia Anjos, representante da Semasc, "ao longo dos tempos, conseguimos grandes avanços. Mas ainda temos muito a alcançar. Não basta ter a lei no papel se na prática a igualdade racial ainda não existe na cabeça de algumas pessoas. Estamos felizes com o resultado das pré-conferências e com a participação forte da comunidade".

Para o Mestre Robson, que também participou da roda de debate, "esse espaco é plural e é preciso que cada vez seja desconstruido o machismo que existe e todas as formas de preconceito".

Ainda de acordo com Bittencourt, a pré-conferência é o resultado da democracia e da participação popular para discurtir um tema que abrange todos os segmentos da sociedade. “Esse é um assunto de grande importância para qualquer ser humano, independente da raça, cor, credo religioso ou orientação sexual. É preciso ver o próximo como a si próprio. O respeito às diferenças nos tornam ainda mais iguais. O respeito ao próximo fortalece uma sociedade", destacou Bittencourt.