Bittencourt: “podemos contar com a saúde organizada, as unidades preparadas e a população atendida”

por Acácia Merici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/03/2019 16h08, última modificação 13/03/2019 16h08

Foto: Assessoria do parlamentar

Nesta quarta-feira, 13, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) participou da Audiência Pública de apresentação do Relatório do 3º Quadrimestre de 2018 da Secretaria Municipal da Saúde, apresentado pela secretária Waneska Barbosa. Para o parlamentar, a gestora mostrou os avanços significativos nesse período na área e demonstrou competência técnica no enfrentamento dos desafios.

“A Saúde é uma pasta muito complexa e as dificuldades vão além dos limites da municipalidade. Na ponta de tudo isso está parcela expressiva da população, muito vulnerável nos mais diversos aspectos. A Saúde de Aracaju não mede esforços para garantir a assistência. Parabenizo a secretária Waneska Barbosa pelo conhecimento, pela serenidade, equilíbrio e por reconhecer que os problemas são vencidos com muita determinação e trabalho”, comentou Bittencourt.

Durante a apresentação, a gestora municipal destacou a implantação do Prontuário Eletrônico em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) até dezembro de 2018. Através desse sistema, é possível aumentar o registro de informações do que é feito nestas unidades. Além disso, a Prefeitura de Aracaju construiu uma UBS no bairro 17 de Março, reformou e ampliou nove UBS e revitalizou outras cinco. A capital sergipana foi contemplada com a captação de recursos para a construção de seis polos da Academia da Cidade e a implantação de oito equipes do programa “Melhor em Casa”, que beneficia pacientes com alta médica e que precisam de um atendimento especializado ambulatorial no conforto do lar.

O Relatório Quadrimestral ainda apontou que a Prefeitura realizou a aquisição de novos equipamentos, a revitalização do Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do Bairro Siqueira Campos, além de melhorias nos Hospitais Municipais.

“Os avanços na saúde pública municipal são grandes, visto que, há dois anos, encontramos uma situação caótica e preocupante. Hoje podemos contar com os fluxos organizados, as unidades preparadas e a população atendida. A gestão reconhece a existência de dificuldades mas não se furta em apresentar alternativas e resoluções para os problemas”, afirmou Bittencourt.