Américo opina sobre o PL que prevê fim de carroças em Aracaju

por Viviane Costa Cavalcante publicado 30/08/2018 12h15, última modificação 30/08/2018 12h15
Américo opina sobre o PL que prevê fim de carroças em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Américo de Deus (Rede) utilizou o Grande Expediente nesta quinta-feira, 30, para tratar de algumas questões acerca do Projeto de Lei nº 106/2017, de autoria da vereadora Kitty Lima (Rede). Américo disse que é a favor da propositura que cria o Programa de Redução Gradativa do número de veículos de tração animal e veículos de propulsão humana, mas que, precisa de alguns ajustes para ficar melhorar.

“Esse é um projeto magnífico, que protege os animais, mas, precisamos de mais esclarecimentos”, disse. O vereador demonstrou preocupação com a ocupação dos carroceiros após o fim das carroças e também, com destinação dos cavalos. “Para muitos, esse é o único meio de sobrevivência. Ainda mais agora numa época de grande desemprego”, ressaltou.

O parlamentar disse que irá apresentar três emendas no intuito de aperfeiçoar o PL. “É inadmissível que em pleno século XXI haja maus tratos aos animais. Algumas pessoas tratam bem os animais, outros não. Então, é necessário uma Lei para regulamentar essa situação”, afirmou.

Em aparte, Kitty Lima (Rede) explicou que no PL tem programas de inserção para os carroceiros em outras áreas e que os cavalos serão acolhidos pelo Projeto Curral de Aracaju. Além disso, os cavalos servirão para a retomada do projeto de Ecoterapia.

Saúde- Com o anúncio que foi retomada as cirurgias cardíacas no Hospital Cirurgia, Américo de Deus lamentou o fato de várias pessoas já perderam a vida numa fila de espera. “No período de suspensão das cirurgias podiam ter transferido esses pacientes que estavam aguardando na fila para o Hospital São José”, disse. Segundo o parlamentar, o hospital São José conta com toda estrutura e poderia dar esse suporte.