Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 17/01/2024 11h42
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Emília representa a câmara durante cerimônia de posse no TRT

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/12/2018 10h10, última modificação 17/12/2018 10h42
Emília representa a câmara durante cerimônia de posse no TRT

Foto: Assessoria do parlamentar

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (Patriota) na última sexta-feira, dia 14, representou a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante a cerimônia de posse no Tribunal Regional do Trabalho – 20 Região. A sessão solene aconteceu no auditório do TRT em Sergipe, ratificando a posse da desembargadora Vilma Leite Amorim.

Segundo a parlamentar, a magistrada reúne características que a credenciam como referência publica e no judiciário. É uma satisfação fazer desse momento tão importante para o TRT20.

“É uma honra prestigiar um momento tão especial. Dra Vilma Amorim tem uma trajetória marcada pela forma elegante e cuidadosa que trata a todos sem distinção. Inteligente e muito estudiosa, certamente a instituição estará sendo muito bem representada”, concluiu.

Centenas de crianças participam do Natal Solidário promovido pelo vereador Fábio Meireles

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/12/2018 10h14, última modificação 17/12/2018 10h14
Centenas de crianças participam do Natal Solidário promovido pelo vereador Fábio Meireles

Foto: Assessoria do parlamentar

Muitas brincadeiras, comidinhas gostosas, aventuras, presentes e olhinhos brilhando. Assim foi o sábado, 15, para centenas de crianças que residem no Bairro Soledade e região adjacente que, pelo quarto ano consecutivo, participaram do Projeto Faça uma Criança Sorrir, coordenado pelo vereador Fábio Meireles e amigos que, prontamente, engajam-se na realização do Natal Solidário. 

“É sempre muito prazeroso podermos propiciar esses momentos para tantas crianças. Deus sabe o quanto o meu coração se alegra com essa ação que, para muitas dessas crianças, é a única oportunidade que têm para se divertir, conhecer coisas novas”, afirmou Fábio, visivelmente emocionado, ao lado da esposa Ítala, dos filhos Rebecca e Fábio Júnior, além de muitos amigos.

A Rua B, do Loteamento Jardim Bahia ficou lotada de meninos e meninas de várias idades que puderem fazer maquiagens criativas, abraçar o papai e a mamãe Noel, aventurar-se no touro maluco, jogar-se na escorregadeira e se divertir na piscina de sabão. “Antes de ser vereador, já fazíamos esse projeto e temos ampliado. A cada ano, atendemos a mais crianças, os pais se engajam e a comunidade participa de forma maravilhosa. Sou grato a Deus por isso”, disse o vereador, ao agradecer aos seus auxiliares que contribuem para que tudo ocorra da melhor forma.     

Com gorro de papai noel, Palhaço Soneca leva alegria a ex-usuários de drogas

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/12/2018 10h17, última modificação 17/12/2018 10h17
Com gorro de papai noel, Palhaço Soneca leva alegria a ex-usuários de drogas

Foto: Assessoria do parlamentar

A convite do deputado estadual Capitão Samuel, o vereador Palhaço Soneca (PPS) vestiu o gorro de papai noel e sua tradicional fantasia de palhaço, para levar alegria a ex-usuários de drogas que lutam para retornar à sociedade. O Natal do Batalhão da Restauração foi mais um evento que o parlamentar participa com intuito de ajudar pessoas que necessitam de atenção e carinho nesta época de final de ano.

Durante o evento Soneca fez apresentação de shows musicais, contou piadas, brincou com os filhos dos ex-usuários de drogas, enfim, alegrou a turma inteira. “Foi uma enorme satisfação participar desta grande festa natalina. Percebi que pude ajudar muitas crianças, adolescentes e os próprios adultos com um pequeno gesto de carinho e atenção. Foi um dia de lazer bem produtivo”, destacou o vereador.

Palhaço Soneca agradeceu o convite do Capitão Samuel e ao mesmo tempo parabenizou o deputado pelo trabalho que desenvolve em favor de pessoas que se envolveram com drogas. “O Batalhão da Restauração é um lindo projeto e merece contar com a colaboração de todos. Fiquei honrado em poder ajudar, afinal todo mundo merece uma segunda chance”, afirmou o vereador.

Ministro do Esporte Leandro Cruz Froes da Silva recebe Título de Cidadania Aracajuana

por Fernanda Sales — publicado 17/12/2018 12h34, última modificação 17/12/2018 12h34
Ministro do Esporte Leandro Cruz Froes da Silva recebe Título de Cidadania Aracajuana

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta segunda-feira, 17, foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) a Sessão Solene para a entrega de Título de Cidadão Aracajuano ao ministro de Estado do Esporte, Leandro Cruz Froes da Silva. A honraria, concedida a pessoas que possuem relevantes serviços prestados à sociedade, foi proposta pelo presidente da CMA, Nitinho (PSD) e contou com a presença de diversas autoridades.

Para o presidente é uma satisfação entregar o título de cidadania ao ministro do Esporte, que é natural do Rio de Janeiro. Na solenidade, o parlamentar agradeceu a presença de todas as autoridades, contou a história profissional do homenageado e a sua contribuição para Aracaju. “Agradeço a Leandro Cruz pelos benefícios que ele trouxe para o nosso estado, quando se tornou ministro do Esporte. Primeiro com a autorização para o início das obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no Bugio, no valor de quase 5 milhões de reais para o complexo esportivo que será um marco na área esportiva da nossa cidade. E também pelo apoio para a realização da tradicional Corrida Cidade de Aracaju, a qual já iremos assinar o convênio para 2019”, destacou.

Nitinho acrescentou que reconhece o quanto é difícil arrecadar recursos para investimentos no esporte. “O ministro também intermediou a viabilização do Programa Seleções do Futuro e contribuiu para a reforma do piso do ginásio Constâncio Vieira. Nós só temos a agradecer e ficamos muito felizes em ter o senhor como cidadão aracajuano. Aproveite esse diploma para mostrar o quanto contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade”, enfatizou.

Durante seu discurso, o homenageado ressaltou que é uma satisfação receber o título de cidadão aracajuano. “Esta é uma das maiores honrarias que eu recebi em toda minha vida. Agradeço a todas as autoridades e amigos que vieram prestigiar esse momento. A minha relação com estado de Sergipe e Aracaju é desde a década de 80. Estou podendo recompensar um pouco o carinho que esta terra me deu por meio da liberação de recursos através do Ministério. E não adiantava nada eu querer retribuir o carinho dessa terra se não tivessem bons governantes para receber essas obras, tudo que fizemos pela cidade é porque tivemos condições de fazer”.

O novo cidadão aracajuano frisou ainda as personalidades do esporte sergipano e agradeceu a Nitinho pela honraria. “Sergipe tem grandes atletas e destaco a atleta Duda, considerada a melhor atleta do mundo no vôlei de praia. Agradeço a iniciativa do amigo Nitinho. Tenha certeza que eu honrarei este título com seriedade, amor, dedicação e com luta para que o esporte seja uma ferramenta de proteção social e para a melhor qualidade de vida dos jovens”, finalizou.

Presenças

Estiveram presentes durante a solenidade os vereadores Thiaguinho Batalha (PMB), Professor Bittencourt (PCdoB), Zezinho do Bugio (PTB), Palhaço Soneca (PPS) e Fábio Meireles (PPS). Também estiveram presentes o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira; o secretário de Estado do Esporte, Lazer e Juventude Antônio Hora Filho, representando o governador Belivaldo Chagas; os deputados federais Fábio Mitidieri e Fábio Reis; o secretário de Esporte de Aracaju Jorge Araújo Filho e o capitão de Fragata Alessandro Black, comandante dos Portos de Sergipe.

Histórico

Nascido no Rio de Janeiro, formado em Direito, o atual ministro do Esporte foi diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) na década de 80. Foi assessor especial na Secretaria da Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e assessor chefe do gabinete do Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. Em 2016 foi secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte.

Vereadores participam de assinatura do convênio para realização da 36ª Corrida Cidade de Aracaju

por Abrahão Crispim — publicado 17/12/2018 14h20, última modificação 17/12/2018 14h37
Vereadores participam de assinatura do convênio para realização da 36ª Corrida Cidade de Aracaju

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta segunda-feira, 17, no auditório da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), aconteceu assinatura do convênio para a realização da 36ª Corrida Cidade de Aracaju, que acontecerá no dia 23 de março de 2019. Na ocasião marcaram presenças os vereadores Vinícius Porto (DEM), Jason Neto (PDT), Professor Bittencourt (PCdoB), Dr. Gonzaga (MDB), Fábio Meireles (PPS), Juvêncio Oliveira (DEM), Thiaguinho Batalha (PMB), Zezinho do Bugio (PTB) e Palhaço Soneca (PPS), além dos secretários municipais. 

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Juvêncio Oliveira, as mudanças mostram a visão inteligente do prefeito Edvaldo Nogueira. “Edvaldo está transformando a corrida, fomentando o esporte com esta nova dinâmica e modelo, para trazer mais atletas para Aracaju. A mudança do dia é muito boa, pois, atletas de outros estados poderão participar tranquilamente, pois a mudança da data favorece isso”.

Da mesma forma Jason Neto avaliou que é “motivador” o anúncio antecipado e a colocação do evento aos sábados. “Fiquei encantado com a fala do prefeito e o objetivo de lançar antes a prova para atrair mais competidores, que terão tempo de se programar, e de ser sempre no sábado, tornando a corrida não só para os aracajuanos, para pessoas de outras cidades e Estados. Eu não corro a meia maratona, mas já me estimula a vir para Aracaju correr os 5 km”.

“Sem dúvida é uma ótima maneira de homenagear a nossa cidade, além de ser um estímulo à prática esportiva e à saúde. Eu particularmente adoro as corridas de rua, além de ser um incentivador do esporte. Quero parabenizar o secretário Jorge Araújo Filho e toda a sua equipe”, disse Thiaguinho.

Fábio Meireles destacou que “a gestão municipal dá show de planejamento estratégico”. “O calendário esportivo e turístico precisa de certa antecedência. Este anúncio antecipado e a mudança na data mostram para todos os atletas do Brasil a corrida e permite que eles planejem a viagem e o treinamento”.

“A corrida, mais do que um evento esportivo, evoca um momento importante da nossa história, que é a mudança da capital, de São Cristóvão, cidade onde se inicia o principal percurso da prova, para Aracaju, que completa, neste ano, 164 anos da sua fundação”, assegurou Gonzaga.

Conforme afirmou o secretário municipal da Juventude e Esporte, Jorge Araujo Filho, cada vez mais, a corrida é pensada com foco no participante. “A gestão de Edvaldo Nogueira dá um tratamento diferenciado à corrida. Desde que assumimos, procuramos dar atenção melhor aos corredores, pensando nos mínimos detalhes, desde a hidratação, as medalhas, o tipo de camisa. Agora, ao antecipar o anúncio, damos as condições para os atletas se prepararem melhor. E ao colocar a corrida para ocorrer sempre aos sábados, atrairemos mais atletas, gerando também renda para a cidade”, reforçou.

Em seu discurso, o ministro Leandro Cruz ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o governo federal, através do Ministério do Esporte, tanto na realização da corrida quanto em outros investimentos na cidade, como a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Bugio. "Tivemos a coragem de fazer com a Prefeitura de Aracaju grandes investimentos do Ministério na cidade e isso só foi possível pois o prefeito Edvaldo colocou a casa em ordem e deixou Aracaju preparada para receber os investimentos federais”. 

“A Corrida Cidade de Aracaju, além de ser o principal evento das comemorações do aniversário da capital e uma das principais competições esportivas do Estado, também se torna um elemento de atração do Turismo. A gente está fazendo a divulgação antecipada, seis meses antes da corrida, e estabelecendo que, a partir de 2019, a prova será sempre no sábado anterior ao dia 17 de Março, o que facilitará a vinda de atletas de outros estados, movimentando toda a cadeia do turismo e gerando renda para o município”, afirmou o prefeito.

A Corrida Cidade de Aracaju faz parte das comemorações promovidas pela Prefeitura de Aracaju em homenagem ao aniversário da capital. A prova atrai atletas profissionais e amadores de todas as idades, além de clubes de corrida.

 Clique aqui para conferir mais fotos

Kitty Lima é diplomada deputada estadual pelo TRE/SE

por Felipe Maceió, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 18/12/2018 10h05, última modificação 18/12/2018 21h29
Kitty Lima é diplomada deputada estadual pelo TRE/SE

Foto: Fábio Linhares/Assessoria da parlamentar

A vereadora Kitty Lima (Rede) foi diplomada deputada estadual no início da noite de segunda-feira, 17, durante solenidade realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) no Teatro Atheneu. A parlamentar, que permanecerá no cargo no Legislativo Municipal até janeiro do próximo ano, conquistou uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nas eleições ocorridas em outubro deste ano.

Em sua nova empreitada política, Kitty assume agora o compromisso de atuar em todos os municípios do estado e em prol da população sergipana, pautada principalmente pela ética, transparência e independência, valores que sempre nortearam sua conduta.

“Esse é um momento de muita felicidade porque estou concretizando mais um sonho que é lutar por todo o estado de Sergipe. Foram menos de dois anos como vereadora por Aracaju e hoje eu colho os frutos de muito trabalho positivo e o reconhecimento de toda a população sergipana, então agora é trabalhar cada vez mais forte com independência e coerência porque eu sei que é isso que as pessoas estão esperando de mim na Alese”, disse Kitty.

A parlamentar agradeceu ainda a confiança depositada pelos 18.008 sergipanos, votos que demonstraram a vontade dos sergipanos pela renovação política em Sergipe.

“Quero agradecer a todos aqueles que confiaram em mim e no meu trabalho, não tenho palavras para expressar o tamanho da minha gratidão. Vamos juntos mudar para melhor o nosso Sergipe. Podem ter certeza que a deputada estadual Kitty lima vai revolucionar a Alese e lutar pelo povo como tem que ser”, garantiu Kitty.

Dr. Gonzaga promove mais uma edição do “Natal Solidário” no Bairro Cidade Nova

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/12/2018 10h10, última modificação 18/12/2018 12h45
Dr. Gonzaga promove mais uma edição do “Natal Solidário” no Bairro Cidade Nova

Foto: Assessoria do parlamentar

Os moradores que residem no Bairro Cidade Nova e adjacências, vivenciaram na tarde do último domingo, 16, momentos de alegrias e felicidades em mais uma edição do Natal Solidário, promovido pelo vereador Dr. Gonzaga (MDB). Em um evento realizado na Rua São Francisco de Assis, que foi toda decorada para celebrar a data, crianças, jovens e adultos participaram da festa, que levou cidadania e distribuiu centenas de presentes e cestas básicas para os presentes.

O vereador, emocionado, falou da imensa satisfação em poder realizar mais esse evento, ajudando a levar alegria e esperança para o povo da comunidade.  “Realizamos nossa ação social natalina, que certamente fez a diferença para muitas famílias. Acredito que o verdadeiro sentido do Natal é o desejo de fazer o bem a quem mais precisa. Que Deus nos dê força para dar continuidade a essa missão de levar alegria e o bem às pessoas”.

De acordo com Dr. Gonzaga, essas atividades socioculturais são ações que buscam a inclusão social das comunidades, importante ferramenta para proporcionar ainda dignidade, principalmente para as famílias mais carentes. “Mais uma vez fizemos nossa parte, levando mensagens de carinho, esperança e realizando um gesto de solidariedade cristã. E, independente do mandato parlamentar, vamos continuar nosso trabalho social, sempre apoiando as comunidades e ajudando quem mais precisa”.

Vereadores são diplomados deputados estaduais

por Danilo Cardoso — publicado 18/12/2018 13h02, última modificação 18/12/2018 13h02
Vereadores são diplomados deputados estaduais

Foto: César de Oliveira

A vontade soberana do povo foi homologada na segunda-feira, 17, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) durante cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no último pleito eleitoral realizada no Teatro Atheneu. Os atuais vereadores Iran Barbosa (PT) e Kitty Lima (Rede) receberam o certificado da Justiça Eleitoral e assumem cadeira na Assembleia Legislativa de Sergipe a partir de fevereiro de 2019.

Na solenidade, receberam o documento homologando os mandatos e tornando aptos a assumirem a função pública, deputados estaduais, deputados federais, senadores, governador e vice, além dos suplentes de cada coligação. Os vereadores Américo de Deus (Rede), Jason Neto (PDT), Palhaço Soneca (PPS) e Professor Bittencourt (PCdoB) prestigiaram a cerimônia.

Reafirmando seu compromisso com a causa animal, a vereadora e deputada estadual diplomada destacou que sua luta agora se estenderá para todo o Estado. “Nesta dois anos que estão na Câmara de Vereadores de Aracaju conseguir, através de muita luta, implantar o castra móvel na cidade. Agora esta briga será ampliada e pretendemos levar está conquista para outros municípios sergipanos”, salientou Kitty Lima.

Com vasta experiência em parlamentos, seja municipal ou federal, o vereador Iran Barbosa e agora diplomado deputado estadual revelou que defender os interesses do povo será sua bandeira. “Sempre que sou conduzido ao parlamento através da vontade do povo venho com muita disposição para trabalhar bastante, disposição para defender os interesses da sociedade que nos conduz na ampliação das responsabilidades. Retribuirei o voto que fui confiado com muita responsabilidade e respeito com a coisa pública”.

O vereador Jason Neto garantiu que o mandato do seu irmão, o deputado federal Fábio Henrique (PDT), destinará emendas em favor da população aracajuana. “Já conversei com o deputado federal Fábio Henrique e ele me garantiu que destinará emendas para a Prefeitura de Aracaju que serão voltadas paras as melhorias dos mais carentes”.

Destacando que a diplomação é a coroação da vontade popular, o vereador Professor Bittencourt afirmou que esta é a grande vitória da democracia. “Vamos agora torcer para que cada um dos diplomados cumpra da melhor forma seu mandato que o povo lhe delegou, creditando confiança e expectativas positivas. Sobre tudo neste momento que vivemos de tantas incertezas no país e tantas crises e dificuldades”.

Iran Barbosa é diplomado deputado estadual

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/12/2018 09h43, última modificação 19/12/2018 09h43
Iran Barbosa é diplomado deputado estadual

Foto: Assessoria do parlamentar

Eleito com 26.961 votos, sendo o deputado estadual mais votado do Partido dos Trabalhadores (PT) e o oitavo candidato mais votado entre os 335 concorrentes ao cargo, o professor Iran Barbosa foi diplomado na tarde da segunda-feira, 17. A cerimônia, conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ricardo Múcio, aconteceu no Teatro Atheneu, na capital sergipana. Com a diplomação, o petista, que atualmente é vereador por Aracaju, tornou-se apto a tomar posse no cargo, no dia 1º de fevereiro do ano que vem.

Para Iran, a diplomação traz consigo a renovação de compromissos assumidos com o seu eleitorado ainda na disputa da campanha eleitoral e que se formalizou com a sua eleição, no pleito de 7 de outubro.

“Foi o que nos permitiu mais uma vez representar o povo de Sergipe. Com a diplomação, garantimos a sequência dessa caminhada, que se inicia na campanha eleitoral e que se efetivará com a posse, no dia 1º de fevereiro. É a renovação dos compromissos que tenho assumido ao longo dos quatro mandatos que exerci, sendo três como vereador da Capital e um de deputado federal. Agora, tenho a tarefa de ampliar esse trabalho e esses compromissos na Assembleia Legislativa”, destacou.

De acordo com Iran Barbosa, mesmo com toda a experiência acumulada em quatro mandatos, é um novo desafio que se abre dentro de um cenário difícil. “Desafio que pretendo responder com a seriedade que sempre adotei no exercício dos outros mandatos que exerci. Como deputado estadual, serei firme no enfrentamento ao projeto já anunciado pelo governo federal. Nosso mandato terá que garantir voz e vez aos setores que, inclusive, estão sendo excluídos por este projeto que se anuncia. Seremos e faremos a resistência a essas políticas”, declarou o petista.

Iran reforçou, ainda, o seu compromisso de luta para o fortalecimento de eixos importantes de atuação e que têm relação direta com o eleitorado que ajudou a elegê-lo, notadamente trabalho, serviço público, educação, cultura, direitos humanos, juventude, minorias, saúde, moradia, reforma agrária, meio ambiente, entre outros.

“Além dos setores que ainda estão desorganizados e que precisam de representação nos espaços de poder. Todos eles terão voz e vez no nosso mandato. Vamos procurar discutir caminhos para ampliar as nossas ações e construir um mandato cada vez mais democrático e popular”, enfatizou Iran Barbosa.

“Quero deixar para o povo de Sergipe a mensagem da resistência, com a qual encontraremos as alternativas para resolver os problemas do nosso país e do nosso Estado. É na resistência que, efetivamente, vamos atuar para ajudar a garantir a construção de um mundo melhor com o qual sonhamos e que o povo tanto precisa e merece”, finalizou.

Iran Barbosa defende a manutenção da Secretaria de Meio Ambiente do Estado

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/12/2018 09h46, última modificação 19/12/2018 09h50
Iran Barbosa defende a manutenção da Secretaria de Meio Ambiente do Estado

Foto: Assessoria do parlamentar

O Deputado Estadual eleito Iran Barbosa (PT) participou, na manhã da segunda-feira, 17, da reunião da Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, coordenada pela Deputada Estadual Ana Lúcia. Na pauta, o Projeto de Lei N° 129/2018, do Poder Executivo Estadual, que trata da fusão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), com a Secretaria de Infraestrutura.

Durante a reunião, que contou com a presença de militantes e organizações ambientalistas e do Deputado Estadual Georgeo Passos, os presentes expuseram o retrocesso que esta fusão representa para a política ambiental, assim como debateram estratégias para evitar a medida.

Para Iran Barbosa, a pauta ambiental deve ser uma das prioridades de uma Administração Pública.

“Uma reforma administrativa efetiva não significa, necessariamente, diminuir a quantidade de pastas, sobretudo quando inclui uma área tão importante como a do meio ambiente. A fusão proposta pelo Poder Executivo está na contramão das discussões ambientais em nível mundial”, afirmou Iran, defendendo a manutenção do Órgão.

O ambientalista Waldson Costa pontuou que a fusão contradiz as leis ambientais nacionais, bem como confronta a geração de arrecadação e ordenamento territorial e ambiental estadual.

“A defesa da Semarh não aponta para uma perspectiva de onerar a máquina pública, mas, ao contrário, aponta para uma estrutura que busque aumentar sua eficácia, para que o Poder Público tenha eficiência na sua gestão e ordenamento, assim como na sua arrecadação e instrumentalização da gestão ambiental do Estado”, disse Waldson Costa.

Américo de Deus recebe Comenda de Direitos Humanos

por Fernanda Sales — publicado 19/12/2018 11h38, última modificação 19/12/2018 11h38
Américo de Deus recebe Comenda de Direitos Humanos

Foto: Gilton Rosas

Na tarde desta terça-feira, 18, foi realizada na Associação Atlética Banese a solenidade da Comenda de Direitos Humanos Dr. Luiz Afonso da Costa. Durante o evento, o vereador Américo de Deus (Rede) recebeu a honraria pela relevante atuação como parlamentar na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na defesa e preservação dos direitos sociais na Administração Pública.

O presidente da CMA, Nitinho (PSD), e a parlamentar Kitty Lima (Rede) prestigiaram a entrega da comenda ao vereador. Para Américo de Deus, é uma satisfação receber a Comenda de Direitos Humanos que é reconhecida à nível nacional e internacional. “Agradeço por ser o vereador escolhido para receber a comenda pelos serviços que tenho feito em prol dos direitos humanos, das categorias, das pessoas menos favorecidas, na questão das desigualdades, na defesa dos médicos e dos servidores. Isso nos dar o combustível e a força necessária para continuar fazendo política e não politicagem. Continuarei lutando pela defesa dos direitos das pessoas menos favorecidas”, agradeceu.

De acordo com o presidente Nitinho, o vereador Américo é um dos grandes parlamentares na Câmara Municipal de Aracaju. “É um vereador presente, atuante, tem mais de mil requerimentos ao longo do ano. Ele se preocupa diariamente com os problemas da cidade de Aracaju. Nada mais justo do que ele receber essa comenda, não só engrandece a vida dele como também o povo de Aracaju. Uma comenda dos direitos humanos é muito importante, porque vê a luta dele pelo direito da população. Parabéns Américo por ser sempre prestativo, amigo e por trabalhar voltado para o coletivo e para as pessoas menos favorecidas de Aracaju”, afirmou o presidente.

“Américo é parte de mim. Ele foi meu parceiro forte de luta durante esses dois anos na Câmara. Não só por sermos do mesmo partido, mas parceiro de vida mesmo, um apoiando o outro, lutando pela população. É um prêmio merecido, pois é uma pessoa que realmente faz. Vim aqui mostrar para ele que ele sempre pode contar comigo, quero que ele galgue caminhos maiores e possa continuar fazendo o bem que ele já faz”, frisou a parlamentar Kitty Lima.

O secretário nacional do Fórum Brasileiro dos Diretos Humanos, João Nascimento, destacou que este é o último evento do fórum no ano de 2018. “Estamos trazendo para Sergipe o reconhecimento através desta Comenda, que reconhece as pessoas que se dedicaram e prestaram serviços relevantes em respeito à dignidade humana”, finalizou.

"Vamos continuar lutando para que os aracajuanos paguem IPTU mais barato em 2019", garante Elber

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/12/2018 12h40, última modificação 19/12/2018 13h27
"Vamos continuar lutando para que os aracajuanos paguem IPTU mais barato em 2019", garante Elber

Foto: Assessoria do parlamentar

O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) adiou para o próximo ano o julgamento dos Embargos de Declaração, interpostos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), através do vereador Elber Batalha (PSB), para que o IPTU de Aracaju fosse reduzido de forma imediata e para que as pessoas que pagaram o IPTU com base na lei declarada inconstitucional tenham seus valores restituídos ou compensados.

Com o adiamento do julgamento de hoje, 19.12, as partes envolvidas, tanto a Prefeitura de Aracaju, quanto o Partido Socialista Brasileiro terão que fazer as contrarrazões dos Embargos de Declaração, reciprocamente. O presidente do TJ, Cezário Siqueira, se atentou para esse imbroglio jurídico e foi acompanhado pela maioria dos demais desembargadores. “Eu entendo que foi uma decisão prudente por parte do presidente do TJ, até porque a não abertura de prazo para que a Prefeitura de Aracaju e o próprio PSB se manifestassem, poderia anular todo o julgamento no final, pelo STF”, ponderou Elber.

O parlamentar lembra que o IPTU de Aracaju continua inconstitucional. “A inconstitucionalidade do IPTU de Aracaju é fato consumado. A grande questão é que ela não foi publicada ainda por conta desses Embargos. E a população continuará no prejuízo, já que se fosse julgado hoje e vencido totalmente, já em janeiro de 2019 o contribuinte pagaria o IPTU mais barato. Agora, efetivamente, esse IPTU de janeiro vai ser cobrado pela lei que já foi declarada inconstitucional. E isso é muito ruim para os aracajuanos”, lamentou Elber Batalha.

CMA celebra união entre vereadores e colaboradores em festa natalina

por Danilo Cardoso — publicado 19/12/2018 16h22, última modificação 19/12/2018 16h22
CMA celebra união entre vereadores e colaboradores em festa natalina

Foto: Heribaldo Martins

A consagração de um ano bastante produtivo de trabalho no legislativo e união entre os parlamentares, servidores, assessores e demais funcionários que compõe a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi celebrado com uma festa natalina que marcou o encerramento de 2018 e as boas vindas para 2019. A comemoração natalina aconteceu na tarde desta terça-feira, 19, na Chácara Senhor do Bonfim, na região do Mosqueiro.

O presidente da CMA, Nitinho (PSD), registrou que o intuito principal da festa é para agradecer a união nos trabalhos para o fortalecimento do legislativo municipal. “A Câmara não é feita apenas pelos vereadores, por trás de todos os 24 parlamentares existem servidores dedicados e empenhados em executar o melhor trabalho possível. Só tenho que parabenizar a todos e fico feliz em poder fazer parte deste momento. Desejo a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo”.

Relatando que o espírito natalino flui no mundo inteiro nesta época do ano, o vereador Carlito Alves (PRB) foi enfático. “O melhor seria se este natal vivesse para sempre no coração das pessoas, a Câmara está de parabéns por promover momento de integração e união como estes”. Do mesmo pensamento de agradecimento compartilharam os vereadores Jason Neto (PDT) e Fábio Meireles (PPS).

O vereador Cabo Amintas (PTB) afirmou que este é o momento de deixar de lado as questões políticas para confraternizar ao lado de todos. “Dentro do parlamento nos somos adversários, mas não somos inimigos. Agradeço a presidência da Casa por promover momentos como este onde podemos confraternizar ao lado das pessoas que contribuem como nosso mandato, não temos como executar nossas funções sem estes servidores”.

Destacando a harmonia entre os vereadores e os servidores, o vice-presidente da CMA, vereador Juvêncio Oliveira (DEM), parabenizou a realização da confraternização. Já o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) afirmou que o Plenário é apenas uma parte da engrenagem que faz a máquina Legislativa Municipal funcionar.

O líder do prefeito na CMA, vereador Vinicius Porto (DEM), declarou que é através das mãos destes servidores que compõe o Legislativo Municipal que é possível os parlamentares realizarem um grande trabalho. O vereador Fábio Meireles (PPS) revelou que este é um momento de refletir sobre todas as ações realizadas no ano para fazer ainda melhor em 2019.

Com uma mensagem de gratidão, paz e felicidades para todos os servidores do Poder Legislativo neste ano que está chegando, o vereador Thiaguinho Batalha (PMN) agradeceu por mais um ano de trabalho. O vereador Isac Silveira (PCdoB) destacou que a figura de Cristo seja representada nas vidas de todos que fazem a Câmara de Aracaju.

Após um ano inteiro de trabalho, a servidora da Casa, Tereza Andrade, afirmou que este momento de confraternização é único e necessário para promover a união entre todos. Agradecendo a Deus pela vida por poder presenciar momentos de celebração, o assessor da Mesa Diretora, Elias Aureliano, elogiou a iniciativa da presidência da CMA.

Seu Marcos acompanha paciente em consulta no Sarah Kubitschek

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/12/2018 12h25, última modificação 20/12/2018 12h25
Seu Marcos acompanha paciente em consulta no Sarah Kubitschek

Foto: Assessoria do parlamentar

Após denunciar no Plenário da Câmara Municipal o descaso da saúde de Aracaju com pessoas que precisam de reabilitação, o vereador Seu Marcos ( PHS) esteve no Hospital Sarah Kubitschek, em Salvador, para acompanhar de perto a primeira consulta de um paciente morador do Bugio.

Satisfeito com a agilidade do atendimento, o vereador parabenizou todos os profissionais que prestam serviços pelo SUS. “Fui à Salvador para acompanhar um paciente em sua primeira consulta na Rede Sarah. Parabéns a todos profissionais pela rapidez em atender a solicitação do paciente. Isso demostra o compromisso com a saúde dos pacientes da rede pública”, destacou o parlamentar.

Durante sua visita a unidade hospitalar, Seu Marcos fez questão de gravar um vídeo para explicar como fazer o agendamento. “Se você conhece alguma pessoa, vizinho, parente, que sofreu acidente vascular cerebral, ou um acidente automobilístico, que ficou com sequelas ou lesões, agende uma consulta pelo site da instituição. É só acessar o site: www.redesarah.com.br”, explicou .

Seu Marcos finalizou esclarecendo: “Não precisa de político, de intervenção política. É muito fácil e, posso dizer com toda certeza: rápida a resposta. Estou muito feliz em saber que existe uma instituição pública séria”, finalizou.

Juvêncio Oliveira comemora balanço de 2018

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/12/2018 13h22, última modificação 20/12/2018 13h22
Juvêncio Oliveira comemora balanço de 2018

Foto: Gilton Rosas

Ao encerrar as atividades de mais um ano como vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) registrou, junto a sua assessoria de Comunicação, os dados referentes a 2018.

“Assim como no ano passado, 2018 foi um ano de muita produtividade, onde, com a ajuda da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), conseguimos desenvolver inúmeras ações que garantiram melhorias significativas na qualidade de vida da população aracajuana. Tivemos um saldo muito positivo, com demandas e números a serem apresentados”.

Através do trabalho harmonioso, ainda que sejam órgãos independentes, o Legislativo e o Executivo, Juvêncio tem garantido avanços em muitos pontos da capital. “Durante todo este ano, estive presente em muitos bairros da nossa cidade, assim como, meu gabinete sempre esteve de portas abertas para as lideranças que estiveram de mãos dadas com a minha equipe. Após conversar e ouvir atentamente cada pedido, fiz questão de trazer para esta Casa todas as solicitações que me foram encaminhadas, onde, por meio de indicações, requerimentos, moções e projetos de lei proporcionamos grandes feitos. Contabilizamos assim, este ano 65 proposituras protocoladas e apresentadas em plenário”, destaca o parlamentar, enfatizando ainda que seu mandato procurou atender de forma efetiva às expectativas do eleitorado.

 Serviços e ações

Como porta-voz da população, o vereador protocolou na Casa várias indicações que atenderam às necessidades de moradores de todas as regiões da capital, a exemplo dos bairros Jabotiana, Suíça, São José, José Conrado de Araújo, Aruana, Centro, Luzia, Novo Paraíso, Jardins, Santo Antônio, Getúlio Vargas, além do Santos Dumont e Farolândia que, desde o início do seu mandato, possuem representantes ativos.

“Todas as indicações direcionadas para estes bairros tiveram como destaque serviços de limpeza e tapa-buracos, pavimentação asfáltica, reforma de terminais de ônibus, revitalização de praças, redimensionamento de rótulas, construção de ciclovias, podas de árvores, construção de abrigos de ônibus, quebra-molas, readequação de calçadas, além da solicitação de saneamento básico, a exemplo da Comunidade da Matinha”, pontuou Juvêncio Oliveira.

Neste contexto, Juvêncio foi um dos grandes incentivadores e articuladores para a construção da tão sonhada obra da Avenida Canal 3 e do Barroso, localizados no Conjunto Augusto Franco. Outro feito desenvolvido pelo parlamentar foram as ações educativas para a preservação da Reserva do Tramandaí, como também, a criação de projetos com foco na saúde das crianças e adolescentes.

“A proveito para destacar também, o Projeto de Lei que visa a distribuição gratuita dos exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nos Cartórios de Registro Civil da capital. Além das diversas homenagens a importantes personalidades, que marcaram a história da nossa gente”, pontuou.

Sobre o novo ano, Juvêncio declara sua saída da vice-presidência da Câmara, cumprindo fielmente o biênio para o qual foi designado, além de afirmar seus planos enquanto parlamentar, ao encerrar o seu mandato em 2020.

“ Encerro 2018 satisfeito com todo o trabalho desempenhado, aproveito o momento para agradecer a cada um da Câmara Municipal pelo apoio, gentiliza e amizade ao longo deste período. Em 2019 retorno como vereador, passando ao amigo Thiaguinho Batalha o posto de vice desta Casa, coloco-me à disposição para juntos, darmos continuidade ao melhor para nossa cidade e nosso povo. Assim como dito há algum tempo, sei que está se aproximando minha despedida da vida parlamentar, mas também tenho plena certeza de que levarei muito aprendizado e gratidão sempre. Temos dois anos de muito plantio e colheita”, conclui o vereador.

Kitty Lima comemora sanção de lei de sua autoria que assegura recursos do FMMA à proteção animal

por Felipe Maceió, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/12/2018 10h30, última modificação 21/12/2018 10h30
Kitty Lima comemora sanção de lei de sua autoria que assegura recursos do FMMA à proteção animal

Foto: Gilton Rosas

O anúncio da sanção do prefeito Edvaldo Nogueira à lei que assegura a destinação de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA) para ações e políticas públicas que visem a proteção animal, nesta quinta-feira, 20, foi comemorada pela vereadora Kitty Lima (Rede), autora da propositura.

A lei garante que o uso de recursos ou receitas para o custeio de ações vinculadas à políticas públicas de preservação do meio ambiente também contemple medidas que visem promover a proteção e bem-estar dos animais.

"Com essa notícia maravilhosa eu fecho com chave de ouro meu ciclo como vereadora por Aracaju. Esse foi um dos meus projetos mais importantes porque a gente precisa garantir recursos para que os projetos que beneficiam a causa animal, já sancionados, tenham efetividade", disse a parlamentar.

Prestes a deixar a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para assumir uma das 24 cadeiras como deputada estadual na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) em fevereiro do próximo ano, Kitty lembrou que ainda tramitam na Legislativo Municipal projetos de lei de sua autoria que precisam do apoio dos demais parlamentares para ter as aprovações garantidas.

"Quero agradecer ao prefeito Edvaldo Nogueira pela sanção dessa lei, mas não podemos nos acomodar com as conquistas alcançadas. Ainda tramitam na Câmara de Aracaju projetos importantes de minha autoria e por isso peço a colaboração dos meus colegas que continuarão atuando na Casa para que dêem andamento a essas propostas, e que garantam a aprovação de cada uma delas. Serão vitórias não apenas para os animais, mas também para toda a população", reforçou Kitty, que agradeceu em especial o apoio da população às suas iniciativas.

"Faço questão de deixar registrada aqui minha gratidão às pessoas que se mobilizaram nas redes sociais e que pressionaram o prefeito Edvaldo Nogueira a sancionar mais esse projeto. Sem vocês nada disso seria realidade. Ver essa corrente cada dia mais forte em prol de uma causa tão nobre só fortalece as minhas certezas de que estou no caminho certo e que meu trabalho tem sido aprovado por todos vocês. Tenham certeza que continuarei honrando essa confiança, a partir do próximo ano, como deputada estadual atuando em todo o Estado", garantiu Kitty.

Nota de pesar pelo falecimento da mãe do vereador Seu Marcos

por Ascom, com informações da Assessoria do Parlamentar — publicado 25/12/2018 18h55, última modificação 25/12/2018 21h25

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho, e demais vereadores do Parlamento Municipal lamenta o falecimento da senhora Sebastiana Soares de Souza, mãe do Vereador Seu Marcos, da Câmara de Municipal de Aracaju. Consternados, enviam votos de pesar à toda família do parlamentar. O corpo está sendo velado, na rua Benedito Ramos Vasconcelos, n°12. Bairro Comendador Tércio Wanderley. Coruripe /AL. O Sepultamento será amanhã , dia 26, às 10 horas, no cemitério local.

Palhaço Soneca faz balanço positivo de segundo ano de mandato

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/12/2018 10h15, última modificação 26/12/2018 10h15
Palhaço Soneca faz balanço positivo de segundo ano de mandato

Foto: Gilton Rosas

O ano de 2018 está terminando com notícias melhores do que 2017. Assim avalia o vereador Palhaço Soneca (PPS) após o segundo ano de mandato na Câmara Municipal de Aracaju. “Foram 12 meses de muito trabalho dentro e fora do gabinete. Percorri ruas, escutei moradores, visitei comunidades, ajudei a resolver problemas. O ano foi difícil e produtivo, e antes que acabe tenho a sensação de dever cumprido”, analisa Soneca.

Somando os dois anos de mandato ele apresentou 239 proposições, entre elas 202 indicações e 28 projetos de lei.

A maioria das indicações diz respeito à realização de obras nos bairros periféricos da capital sergipana. Tratam-se de serviços na rede de esgoto, operação tapa-buraco, limpeza de ruas e canal, entre outros.

“Dei continuidade à estratégia adotada no ano passado. Conhecer os problemas de perto, escutar os moradores e depois ir aos órgãos municipais cobrar os serviços. Creio que consegui atender muitos pedidos relacionados à comunidade. Próximo ano vamos trabalhar ainda mais”, promete.

Dentre os projetos marcantes em 2018, Soneca destaca a revitalização do Barracão Cultural, espaço de lazer e cultura do bairro São Carlos. “Aquele lugar ficou lindo. Entregamos totalmente reformado após muito esforço junto ao governo do estado. Felizmente, conseguimos”.

Palhaço Soneca também citou a troca da viatura policial do PAC do bairro São Carlos, reformado também depois de muita luta por parte do vereador.

No mês de dezembro o parlamentar revitalizou o campinho de várzea do conjunto Maria do Carmo, desejo antigo de crianças e jovens da comunidade. A reestruturação do campo de futebol durou poucos dias, pois uma força tarefa realizou uma limpeza geral, retirando lixos e entulhos. O próprio vereador fez questão de ajudar. “Tive a satisfação de fazer parte desta bonita história. Com a ajuda dos amigos, cavamos buracos e fixamos as duas traves. Depois dei o pontapé inicial. Foi um momento especial para os jogadores e para mim”, relata Palhaço Soneca.

Outro fato marcante em 2018 foi a entrega de 101 escrituras públicas de imóveis para diversas famílias do bairro Olaria e circunvizinhos.

O jovem parlamentar espera que em 2019 os projetos sejam aprovados, afinal 2018 foi um ano de muitas lutas e conquistas. “Desejo um Feliz Natal e um próspero Ano Novo para todos os aracajuanos”, acrescentou.

"Mais um projeto inadequado traz consequências negativas para a população”, denuncia Américo

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/12/2018 10h19, última modificação 26/12/2018 10h19
"Mais um projeto inadequado traz consequências negativas para a população”, denuncia Américo

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última quarta-feira, 19, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve na Rua Hipólito Costa, localizada no bairro Ponto Novo, para reunir-se com Solange Maria Sena, Felipe Rocha, Joaquim Andrade e José Carlos, moradores que solicitaram o intermédio do parlamentar junto à Empresa Municipal de Obras e Urbanização - Emurb, em busca da resolução de um antigo problema que aflige a comunidade, o qual, de acordo com moradores, iniciou-se após a construção de uma quadra poliesportiva, quando a prefeitura vedou os locais por onde a água das chuvas eram drenadas.

De acordo com lideranças do local, durante o período chuvoso, a rua fica intransitável, causando diversos transtornos, pois, a água invade as casas, causando a perda de bens, risco de doenças, além da impossibilidade de locomoção. “Esse problema teve início após a construção de uma quadra na Av. Contorno, além disso, na rua Hipólito da Costa fizeram apenas quarenta metros de rede de esgoto, ficando cerca de oitenta metros para serem concluídos, sob alegação de falta de verba. Para piorar o problema, colocaram manilhas inadequadas, que não atendem ao volume de água que recebe. Nós demos entrada em vários processos na Emurb e também na Prefeitura Municipal, e até o momento nada foi feito. Estamos preocupados com a chegada de mais um período chuvoso que está por vir. Não temos esgotamento sanitário, é necessária a instalação de uma rede de drenagem eficiente, além da pavimentação de todo o local, não é justo que a prefeitura inicie um trabalho e abandone pela metade”. Informou Joaquim Andrade.

Américo registrou as condições do local, através de fotos. “Ouvi relatos que são réplicas do que acontece em diversos bairros da cidade. Os moradores reclamam da falta de estrutura e das constantes enchentes que chegam até a altura da cintura. É necessário que seja disponibilizada uma manilha que atenda a demanda do local, não é possível que se passem mais dez anos para se resolver essa questão. Os moradores me informaram que a prefeitura já fez diversos estudos, no entanto, até o momento nada foi feito, e que em anos anteriores os moradores ajuizaram ações na tentativa de resolver a questão, mas a prefeitura recorreu da decisão. Diante disso, irei até os órgãos responsáveis para verificar junto aos gestores e engenheiros qual o impedimento para a conclusão da obra, pois, os moradores só precisam que a prefeitura continue o trabalho, que amplie a extensão da obra, além disso, que coloque manilhas maiores para facilitar o escoamento. Esse é o resultado de mais um projeto inadequado e que só está trazendo sofrimento para a população”. Comentou o parlamentar.

Américo de Deus faz acompanhamento de demandas levadas à Secretaria de Educação

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/12/2018 10h22, última modificação 26/12/2018 10h22
Américo de Deus faz acompanhamento de demandas levadas à Secretaria de Educação

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última quinta-feira, 20, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve reunido com a Secretária Municipal da Educação de Aracaju, Maria Cecília Leite, para acompanhar o andamento das demandas intermediadas pelo parlamentar, as quais referem-se a reabertura e instalação de escolas e creches em alguns bairros da capital.

Na oportunidade, a Secretária fez uma explanação sobre as ações que o Órgão vem desenvolvendo para que todas as escolas da rede municipal, voltem a funcionar. “Algumas escolas das quais o vereador solicitou manutenção ou reativação já estão sendo atendidas, outras já estão de posse da Ordem de Serviço, cito por exemplo a Escola José Ayrton, localizada no largo da Aparecida, no bairro Jabutiana, além da Escola Anísio Teixeira, localizada no bairro Atalaia, que têm previsão para início das obras em janeiro, existem ainda unidades de ensino que estão inseridas no orçamento do próximo ano. Além disso, estão sendo analisados projetos para inserção dos alunos em atividades esportivas, musicais, lúdicas, recreativas e sociais, para possibilitar que essas crianças tenham acesso a estruturas que normalmente não teriam, além da inclusão de mais profissionais da área da Educação Física que os acompanhariam. O projeto visa o acompanhamento pedagógico para desenvolvimento de todas essas atividades, em contrapartida das instituições que poderiam ceder suas estruturas para este fim, nos momentos em que se encontrarem em desuso ou ociosos” Explicou Maria Cecília.

De acordo com o parlamentar “A secretária informou que enfrenta algumas dificuldades, como por exemplo, no Colégio Anísio Teixeira, localizado na Atalaia, onde foi aberto um processo licitatório, no entanto, não apareceu qualquer interessado, agora a expectativa é que em janeiro sejam liberadas ordens de serviços para início das atividades. Além disso a Secretária está buscando novas possibilidades para inclusão de alunos de diversos bairros em projetos importantes para o desenvolvimento intelectual, e isso é louvável, pois, diversas instituições que faziam esse papel estão fechando as portas e esta será mais uma demanda para o poder público, ela informou que alguns locais para este fim, já estão sendo alugados pela prefeitura”, Explicou.

Américo ressaltou as competências de um vereador, as quais, inclui acompanhar o desenvolvimento das atividades públicas, mesmo em momentos de dificuldade. “Eu nunca deixarei de cobrar do poder público, no entanto, entendo que em certos momentos de escassez de recursos o gestor deve priorizar demandas para fazer uma administração eficiente e eficaz. Estou satisfeito em saber que a meta da Secretaria é zerar o número de escolas fechadas. Outro ponto importante, é que no início do próximo ano será discutida com comunidades, como por exemplo o Coqueiral, a real necessidade de cada local, para que sejam implantadas creches ou escolas, ou seja, um serviço que atenda aos verdadeiros anseios da população, e o melhor, é que essa implantação será resultado da decisão tomada com base na participação da população”, finalizou.

Américo de Deus realiza mais uma ação de incentivo ao esporte

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/12/2018 10h25, última modificação 26/12/2018 10h25
Américo de Deus realiza mais uma ação de incentivo ao esporte

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde da última quinta-feira, 20, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve na quadra poliesportiva da Rua Antônio dos Santos, localizada no bairro Porto Dantas, Zona Norte da capital, para conversar com os atletas do Futsal e do Vôlei amador.

Na oportunidade, o parlamentar presenciou a nova pintura da quadra, feita pelos atletas da comunidade, que realizaram um mutirão. Américo doou latas de tintas e aproveitou a oportunidade para presentear os atletas com bolas de Futsal.

O vereador fez questão de deixar uma mensagem de incentivo aos bravos atletas. “O futuro de cada um de nós depende dos investimentos que fazemos na educação e também no esporte. Se eu tive oportunidade de ser vereador de Aracaju, outras pessoas que também tem origem humilde podem almejar esse e outros objetivos que parecem impossíveis de se alcançar, nada é difícil para Deus, basta focar nos estudos, acreditar e lutar, que os nossos objetivos e os nossos sonhos serão alcançados”, comentou o parlamentar.

Américo de Deus se reúne com a Secretária de Saúde para verificar andamento de demandas

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/12/2018 10h29, última modificação 26/12/2018 10h29
Américo de Deus se reúne com a Secretária de Saúde para verificar andamento de demandas

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta sexta-feira, 21, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve reunido com a Secretária Municipal da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, para debater sobre as demandas das comunidades da Zona Norte de Aracaju.

O parlamentar questionou a retirada dos agentes de segurança das Unidades Básicas de Saúde, segundo os quais serão substituídos por um sistema de monitoramento on-line. “Conversei com a secretária sobre as consequências de tal medida, e segundo ela, não há previsão para o retorno dos agentes para os Postos de Saúde, e que essa decisão foi tomada com base em um estudo realizado pela inteligência da guarda municipal. Waneska também informou que se reuniu com os agentes comunitários de saúde para explicar todo o processo que estava sendo implantado pelo município, e que toda essa mudança foi efetuada com base em dados estatísticos” comentou Américo.

Questionada sobre a implantação do Programa Academia Saúde e sobre situação do Posto de Saúde do bairro Porto Dantas, que necessita de reforma e conta somente com um médico para realizar todos os atendimentos, a Secretária informou que há previsão para atendimento das demandas no próximo ano. “Estamos estabelecendo alguns projetos de parceria com a iniciativa privada para firmar convênios, em 2019 pretendemos ampliar os investimentos naquele bairro, principalmente no que diz respeitos as atividades de prevenção. Em relação à UBS, o posto será reformado em 2019, irei verificar o cronograma e depois informarei quando as obras serão iniciadas. Atualmente estamos trabalhando com um médico apenas, pois, foram encerradas as atividades dos profissionais temporários”. Informou.

Vereador Iran participa de Ato da Prova Final da Educação de Sergipe

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/12/2018 10h20, última modificação 28/12/2018 10h20
Vereador Iran participa de Ato da Prova Final da Educação de Sergipe

Foto: Assessoria do parlamentar

O Vereador Professor Iran Barbosa (PT) participou, na manhã desta quinta-feira, 27, do Ato da Prova Final da Educação Pública, atividade organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Sintese), realizada nos Calçadões das Ruas João Pessoa com Laranjeiras, no Centro da Capital.

A Prova é uma avaliação anual e, este ano, o magistério público avaliou a política educacional dos municípios e do Estado a partir do cumprimento das legislações nacional, estadual e municipais.

Para Iran, as notas recebidas são reflexos das políticas de educação adotadas pela maioria dos gestores sergipanos, sendo que 57 municípios e o Governo do Estado foram reprovados na avaliação.

“Foi um ano de muito ataque à educação e aos professores, com negação de direitos e destruição das carreiras; perseguição à liberdade de aprender e de ensinar, garantidas na Constituição; e de anúncios de projetos que tendem a desmontar ainda mais a já tão combalida qualidade do ensino público”, lamentou Iran fazendo duras críticas aos governos reprovados.

Iran pontuou que a Prova Final também deve ser um momento de diálogo com a população, mostrando o retrato da realidade da educação sergipana.

“Que em 2019 continuemos resistindo na procura de garantir educação pública de qualidade para o povo do nosso país, do nosso estado e dos nossos municípios”, disse.

“Parabenizo o magistério pela realização de mais um Ato e desejo um Ano Novo de muita resistência, porque a luta é necessária para que possamos enfrentar tudo aquilo que tem dificultado o sucesso da educação”, afirmou Iran Barbosa.

"Ainda não identificamos qual órgão é responsável pela orla do Porto Dantas", lamenta Américo

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/12/2018 10h24, última modificação 28/12/2018 10h24
"Ainda não identificamos qual órgão é responsável pela orla do Porto Dantas", lamenta Américo

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última quarta-feira, 26, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve reunido com o secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos Felizola Soares Filho e o Sr. Valter Santos, integrante e representante da Liga Manguezal de Futebol Amador do bairro Porto Dantas, para solicitar posicionamento em relação a responsabilidade pela manutenção da estrutura da Nova Orla do bairro Porto Dantas.

De acordo com o representante da Liga, a obra foi entregue inacabada e até o momento não foi possível identificar qual Órgão da Administração Pública é o responsável pela gestão do local. "Estamos buscando uma solução para a falta de manutenção da Nova Orla do bairro Porto Dantas. Constituímos a Liga Manguezal de Futebol Amador do bairro para que a própria comunidade pudesse fazer a manutenção do campo de futebol, já que o Poder Público não está fazendo, nosso objetivo é que nos fosse concedida à cessão administrativa do campo, por isso, havíamos protocolado ofício em vários órgãos, inclusive, na Secretaria de Esporte e Lazer, e nenhum deles reconhece a responsabilidade pela gestão do local”. Explicou Valter.

O vereador Américo de Deus ressaltou que para os moradores do bairro, a nova Orla foi um presente. "Há décadas o local encontrava-se abandonado e esta obra tem um imenso potencial para proporcionar mais qualidade de vida aos moradores, principalmente para as crianças e os idosos que utilizam a área com imensa satisfação, no entanto, a orla já encontra-se em estado de abandono, pois não há manutenção da estrutura, cito por exemplo, as plantas que já estão morrendo, os assentos que estão quebrados, o campo de futebol que está fechado e não há ninguém responsável pela manutenção do gramado, além disso, existe um posto para a Guarda Municipal, no entanto não é utilizado, não existem agentes no local e já encontra-se depredado, Inclusive, há indícios de invasão nos arredores da orla". Explicou o parlamentar.
Questionado sobre ter recebido o ofício encaminhado à Casa Civil pela Secretaria de Esporte e Lazer, Felizola afirma não ter ciência do documento, "Até o momento não recebi qualquer documento que tratasse do assunto, no entanto, farei um levantamento para identificar de quem é a responsabilidade pela manutenção desta obra, precisamos saber a que órgão ela pertence, pois, sei que o Estado construiu mas não sabemos se a administração foi passada para algum órgão específico. Irei verificar se há interesse de algum Órgão em assumir a gestão do local, desta forma, facilitará a transferência da responsabilidade pela manutenção do campo de futebol para a Liga de Futebol Amador do Bairro Porto Dantas". Comentou.

Vereador Bittencourt visita e aprova obras da Coroa do Meio e da Atalaia

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/12/2018 10h28, última modificação 28/12/2018 10h28
Vereador Bittencourt visita e aprova obras da Coroa do Meio e da Atalaia

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) esteve nesta quinta-feira, 27, nas obras de readequação do trânsito da primeira etapa da Orlinha da Coroa do Meio, acompanhando o prefeito Edvaldo Nogueira. A partir de amanhã, dia 28, o anel viário estará liberado para o tráfego, contribuindo para a fluidez de quem transita do Centro da Cidade para a Orla da Atalaia.

Na visão do parlamentar, o local ampliará o acesso às praias, aos bairros Atalaia e Coroa do Meio, permitirá retorno no sentido litoral/centro e contribuirá, também, para o turismo. “Essa readequação vai favorecer bastante a mobilidade urbana da nossa capital, resolvendo os gargalos da região. Agora, aracajuanos e turistas desfrutarão de uma área muito bonita, atrativa e que proporcionará segurança no trânsito, possibilitando acessibilidade ao novo retorno dos condutores da avenida Santos Dumont para a região dos arcos da Orla”, avaliou Bittencourt. 

Para o vereador, essa obra dará uma requalificação urbanística da orlinha do bairro Coroa do Meio, tornando mais um atrativo da capital sergipana. 

"Sem dúvida, este é um grande presente da Prefeitura neste Revéllion. Vai agradar aos moradores dos bairros Coroa do Meio e Atalaia, aos aracajuanos que frequentam a região e aos turistas. As pessoas poderão ir à nossa Orla com um trânsito mais agradável, sem congestionamentos. Parabéns ao prefeito Edvaldo Nogueira, ao secretário Municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, às equipes da SMTT por toda sinalização da região e ao povo de Aracaju por ganhar mais um empreendimento que trará muitos benefícios”, comemorou Bittencourt. 

Ainda nesta quinta-feira, o vereador acompanhou Edvaldo Nogueira na vistoria das obras do bairro Atalaia. Ao total serão 27 ruas com infraestrutura completa, drenagem e pavimentação. “São obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para proporcionar benefícios aos moradores da região. Em 2017, defendi na Câmara e votei a favor do empréstimo de R$ 50 milhões destinados à continuidade das obras na capital sergipana, entre elas, os trabalhos na Coroa do Meio e Atalaia. A Câmara autorizou a Prefeitura a realizar o empréstimo do Certificado de Potencial Adicional de Construção (Cepac) para financiar as contrapartidas das obras do PAC que estavam paradas", pontuou Bittencourt, ressaltando que os trabalhos de reconstrução proporcionarão qualidade de vida aos moradores e comerciantes da região, turistas hospedados nas imediações da Orla de Atalaia.

Sejesp abre inscrições para Corrida Cidade de Aracaju e servidores da CMA estão isentos da taxa de inscrição

por Maira Andrade, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 28/12/2018 11h10, última modificação 28/12/2018 11h10

Na manhã desta quinta-feira, 27, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), abriu as inscrições para a 36ª Corrida Cidade de Aracaju que acontecerá no dia 23 de março do próximo ano, encerrando as festividades do aniversário da capital sergipana. Em setembro deste ano, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) participou do lançamento da corrida, e junto ao secretário municipal de esportes, Jorge Araújo Filho, anunciou que os servidores da Câmara Municipal de Aracaju poderão participar da corrida sem a cobrança da taxa de inscrição.

Corredor nato, o vereador afirmou a sua animação em criar a indicação que visa dar gratuidade aos servidores da casa legislativa municipal. “Esporte é saúde e nosso mandato é sempre pautado pelo incentivo ao esporte. Por isso, enviei essa indicação ao secretário Jorginho Araújo, onde fui atendido de prontidão. Aproveito para parabenizar a Prefeitura de Aracaju e a Sejesp pelo empenho em divulgar as inscrições com três meses de antecedência”, frisou Thiaguinho.

As inscrições já estão disponíveis no site www.centraldacorrida.com.br/36a-corrida-cidade-de-aracaju.

Sobre a corrida

Em 2019, a previsão é de quatro mil corredores. Os percursos permanecem 5km, 10km e o mais desafiador: 24km - este, saindo da cidade de São Cristóvão -, todos finalizam na Praça Getúlio Vargas (Praça do Mini Golfe), na avenida Ivo do Prado. Serão distribuídos R$ 100 mil em premiação e serão ampliadas as categorias femininas. A Corrida Cidade de Aracaju conta com o apoio do Ministério do Esporte, através de convênio, que pelo segundo ano consecutivo, serão investidos R$ 250 mil em uma edição ainda mais empolgante.

Thiaguinho faz retrospectiva do ano de 2018

por Maira Andrade, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 28/12/2018 11h48, última modificação 28/12/2018 11h48
Thiaguinho faz retrospectiva do ano de 2018

Foto: César de Oliveira

Nos últimos dias de 2018 o vereador Thiaguinho Batalha faz uma retrospectiva dos doze meses do ano que se encerra e comemora as conquistas alcançadas. Para ele, o ano apesar de eleitoral, foi produtivo, com importantes Projetos de Lei aprovados e grandes conquistas para o povo aracajuano. “Ao longo de todo ano continuei percorrendo a minha querida Aracaju, ouvindo a população e percebendo as necessidades in loco, pois um dos papéis do vereador é fiscalizar”, lembra o vereador.

As conquistas de 2018 começaram ainda no primeiro semestre, com a parceria do parlamentar com a iniciativa privada que resultou em um grande pré-carnaval no bairro Inácio Barbosa. “Conseguimos colocar o carnaval do Inácio no calendário oficial do município através de um projeto de Lei. Agora, a comunidade contará com toda a apoio logístico da prefeitura para realização desta grande festa que alegra a comunidade e gera renda para centenas de pessoas”, destaca o vereador.

Além disso, seguindo o sucesso do carnaval, o vereador buscou parceiros para realização de diversos arraiás por toda a cidade no período junino. O resultado não poderia ter sido diferente. Com realização também do Poder Executivo, Aracaju teve um dos maiores festejos juninos da história, resgatando os arraiás de bairro e trazendo pessoas de diversas idades para o arrasta-pé.

Cidadania e inclusão social

Mas para o parlamentar a grande ação do ano foi a instalação do primeiro brinquedo adaptado para crianças com mobilidade reduzida, inaugurado no início do mês de dezembro em parceria com a Construtora Celi. “Fico extremamente honrado em poder oferecer essa oportunidade para nossos pequenos cidadãos e não posso deixar de agradecer a parceria da Construtora Celi, que abraçou a causa e chegou junto com o patrocínio deste primeiro brinquedo. Nossa expectativa é inaugurar novas unidades nos primeiros meses de 2019 para contemplar ainda mais bairros da cidade”, afirma o vereador.

Ainda na busca pela cidadania para todos, o vereador destaca como mais um ponto importante do semestre a veiculação de cartazes que contém informações relacionadas aos direitos dos pacientes com câncer em postos de saúde da capital e instituições que trabalham com pessoas portadoras da doença. A divulgação dessas informações é obrigatória, e faz parte da Lei 4.990/207, de autoria de Thiaguinho, mas até a sua sanção não estava sendo cumprida. “Buscamos o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC) e falamos sobre a necessidade da veiculação desses cartazes. Assim, conseguimos fazer com que as pessoas que passam por essa enfermidade estejam mais bem informadas sobre seus direitos”, explica o parlamentar. 

Mandato produtivo

Como um dos papeis fundamentais dos vereadores é fiscalizar e cobrar a atuação da gestão municipal nas comunidades espalhadas pelos quatro cantos da cidade, Thiaguinho passou todo 2018 percorrendo as ruas, recolhendo reivindicações e as levando aos mais variados órgãos em busca de soluções: fossem para tapa-buracos, calçamento de ruas, limpezas de vias públicas, reordenamento de trânsito, entre muitas outras áreas.

O vereador também tem buscado atingir a área de cursos profissionalizantes e vagas de emprego. Sempre em parceria com a Fundação Municipal do Trabalho (FUNDAT), Thiaguinho procura por meio de campanhas educativas, mostrar as ações do órgão à população e também levar demandas de cursos profissionalizantes que estão em falta no mercado para que a Fundação procure ofertar. “A parceria construída com a Fundat é uma troca saudável e que tem trazido ótimos resultados para os aracajuanos”, assegura.

Mas além de vereador, Thiaguinho ocupa ainda o cargo de Presidente da Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento da Câmara, onde atua auxiliando na construção e aprovação de Leis fundamentais para o funcionamento do município, como a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual). “É um posto de extrema importância e que me esforço muito para desempenhar sempre da melhor forma, atendendo ao povo aracajuano”, frisa.

Empreendedorismo em alta

Ao longo dos seus dois anos de mandato, o vereador Thiaguinho sempre demonstrou sua simpatia pela área do empreendedorismo e em 2018, evidenciou ainda mais o trabalho realizado para o fomento desta área. Criou Projetos de Lei que tratam sobre o tema, como a PL 341/2017, que versa sobre a valorização da produção e comercialização de cervejas artesanais na capital sergipana. “Entendo que esta é uma área que cresce cada dia mais, e por isso procuramos incentivar promovendo o fomento ao empreendedorismo, afinal, acredito que ele seja a chave para uma cidade desenvolvida, com geração de empregos e renda para todos”, frisa. 

Além disso, o vereador lutou pela regulamentação de um local que fosse acessível para os empresários de food trucks e conseguiu a instalação deles no Parque da Sementeira, além de buscar, via Projeto de Lei, o aumento de vagas nas praças para esses veículos de alimentos.  

Ainda na área do empreendedorismo o parlamentar apoiou ainda a realização de grandes eventos na área, como T.I.M.E – Transformando com Inteligência Mulheres Empreendedoras, organizado pelas palestrantes Juliana Mitidieri e Lívia Sampaio; e o Ciclo de Palestras do Agabas, ministrado pelo empresário e digital influencer Agamenon Filho.

Paralelo a tudo isso, Thiaguinho buscou apoio nas empresas e instituições que tem afinidade com seus projetos, como no caso do patrocínio do primeiro brinquedo adaptado para crianças com mobilidade reduzida, solicitado pessoalmente à Construtora Celi, que sensível à causa, não se absteve em auxiliar. E estas parcerias só crescem, o vereador tem tido contato com empresas como a Fasouto, Unit e ainda com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL). 

“Entendo que o poder público tem uma série de atribuições, e por isso, não procuro pautar o meu mandato em ações que dependam dos recursos do município. Assim está sendo com os brinquedos adaptados, que já estamos fechando mais duas parcerias com grandes empresas da nossa cidade, e com muitas outras ações que virão em 2019”, ressalta. 

Incentivo ao esporte

Esportista que é, Thiaguinho não poderia esquecer-se do incentivo ao esporte em mais um período do seu mandato. Ao longo dos últimos meses, o vereador buscou recursos para a corrida do legislativo junto ao Ministro do Esporte, Leandro Cruz Fróes. Além disso Thiago buscou incentivar o esporte amador, os clubes de corrida, e auxiliou ainda, conversas entre atletas e a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), com o objetivo de aproximar o poder público dos atletas que estão na ponta.

O vereador ainda propôs e teve aprovada uma indicação na qual os servidores da Câmara Municipal de Aracaju terão isenção na Corrida Cidade de Aracaju, que acontecerá em 2019, e visitou a sede da AGAP (Associação de Garantia ao Atleta Profissional). “Valorizar o esporte e o fazer esportivo sempre será uma das minhas metas, por isso, procuro sempre me fazer presente em situações como estas”, informa. 

Intercâmbio político

Por fim, não pode-se deixar de destacar a experiência por meio do intercâmbio político que o parlamentar adquiriu ao longo de 2018. Em visita a Brasília, por exemplo, durante a participação no 54º Congresso Brasileiro de Vereadores, realizado pela União de Vereadores do Brasil (UVB), o vereador pôde presenciar diálogos sobre temas importantes para a política do país, como a Reforma Eleitoral, tendo como base os resultados nas eleições de 2018; as perspectivas do novo Congresso Nacional para os próximos anos e as possibilidades de um Novo Pacto Federativo com a eleição presidencial.

Já no início de novembro, o vereador visitou a cidade de Belo Horizonte/MG, a convite do parlamentar belo-horizontino Gabriel Azevedo. Durante sua passagem pela capital mineira, Thiaguinho pôde conferir de perto o dia a dia do colega vereador, conhecer a dinâmica da sua equipe e trazer algumas ideias de projetos que podem ser aplicados em Aracaju. Entre os projetos que mais o interessou, estava a proposta de criação de um aplicativo para gerenciar melhor o contato entre seu mandato e a população.

“Os aracajuanos voltaram a ter orgulho do lugar onde moram”, afirma Bittencourt

por Acacia Marici, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 28/12/2018 12h10, última modificação 28/12/2018 12h10
“Os aracajuanos voltaram a ter orgulho do lugar onde moram”, afirma Bittencourt

Foto: Assessoria do Parlamentar

O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) participou de apresentação do balanço das ações da Prefeitura de Aracaju nos últimos dois anos. Na ocasião, o prefeito Edvaldo Nogueira mostrou dados que atestam todo o trabalho da gestão Municipal na reconstrução da capital sergipana durante seu mandato.

“Edvaldo conseguiu, em pouco tempo, mudar a cara da cidade que ele encontrou praticamente descuidada e a população desacreditada. Em dois anos, ele mostra que os resultados foram frutos de muito comprometimento, organização, planejamento e, principalmente, respeito como erário público. Os avanços são visíveis e os aracajuanos voltaram a ter orgulho do lugar onde moram. Não tenho dúvida que os próximos dois anos serão de mais resultados significativos”, afirmou Bittencourt.

Edvaldo Nogueira destacou os trabalhos em áreas específicas como Finanças, Educação, Infraestrutura, Saúde, Saneamento e Mobilidade Urbana. Dentre as ações positivas estão o pagamento dos salários dos servidores municipais em dia, a recuperação de 33 unidades educacionais, inauguração de escolas, a regularização da limpeza urbana com a coleta de lixo, a modernização das unidades de saúde, especialmente dos Hospitais Municipais Fernando Franco e Nestor Piva.

“Na área da Educação, a Prefeitura investiu R$ 308 milhões. Percebemos as unidades estruturadas. Houve a contratação de 200 professores através do PSS e a implantação da Matrícula Online. Outro grande avanço foi o retorno da Gestão Democrática na rede municipal de ensino, que defendemos com rigor na Câmara. Nesses dois anos, precisamos lembrar da evolução de Aracaju no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Na parte Social, a PMA realizou um grande trabalho de acolhimento de pessoas em situação de rua, através do Centro Pop, efetivou o Conselho Municipal de Igualdade Racial, tornou Lei a Implantação do sistema de Cotas Raciais para concurso da Prefeitura, e muito mais. Muitos avanços também foram frutos da nossa interlocução na Câmara”, pontuou Bittencourt.

Ainda na coletiva, foram destacadas as obras de infraestrutura nos bairros Santa Maria, Coroa do Meio, Atalaia, Coqueiral, 17 de Março, Augusto Franco, Farolândia, Cidade Nova, loteamentos Moema Mary, Senhor do Bomfim, Pantanal, conjuntos Padre Pedro, Antônio Carlos Valadares e outros. “Foram 260.609,43 metros quadrados de vias recuperadas e cerca de 600 ruas por mês. Foram 17 km de vias recapeadas de pavimentação e 12.814 toneladas de asfalto. A Prefeitura também fez melhoria na iluminação pública com 227. 788 lâmpadas substituídas”, ressaltou o vereador.

Na Saúde, foi implantado o Prontuário Eletrônico em 23 Unidades Básicas e no Hospital Municipal Nestor Piva, além da realização do PSS para contratação de profissionais e a aquisição de equipamentos. Na Segurança, foi destacado o serviço de videomonitoramento das unidades de saúde, redução nos casos de arrombamento e mais eficiência na captura de criminosos.

“Não podemos esquecer da regularização das dívidas da Prefeitura, herdadas da gestão anterior. Edvaldo encontrou a casa com R$ 540 milhões em débitos de curto prazo da administração passada e já pagou R$ 440 milhões. Ele já realizou o pagamento de 26 folhas salariais em 24 meses (incluindo as folhas atrasadas da gestão passada). Estamos orgulhosos e somos testemunhas de todo empenho do prefeito e de toda equipe para transformar a nossa cidade e retomar o posto de Capital da Qualidade de Vida. Estão todos de parabéns. Os aracajuanos merecem”, destacou Bittencourt.

Bittencourt avalia retomada da Gestão Democrática como avanço da Rede Municipal de Ensino

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/12/2018 12h30, última modificação 28/12/2018 12h30
Bittencourt avalia retomada da Gestão Democrática como avanço da Rede Municipal de Ensino

Foto: Assessoria do parlamentar

Na noite desta quinta-feira, 27, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) participou da solenidade de posse dos 145 novos gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino, um marco da retomada da Lei de Gestão Democrática. Foram empossados 63 diretores, 69 coordenadores pedagógicos e 13 coordenadores administrativos. Todos iniciarão as atividades a partir do dia 01 de janeiro de 2019.

“A consolidação da Gestão Democrática é um grande salto na qualidade da educação aracajuana. O projeto da Lei Complementar que a institui foi amplamente debatido e defendido por nosso mandato na Câmara e, agora, fico muito feliz em ver que os trabalhos estão formatados e entrando em prática. A nova formatação da Gestão Democrática envolve toda a comunidade escolar (alunos, professores, coordenadores e família), atores fundamentais na construção do processo educacional e no fortalecimento do ensino. É mais uma promessa de campanha cumprida por Edvaldo Nogueira”, destacou o parlamentar.

O modelo de Gestão Democrática vigente tem como base legal a Lei Complementar nº 166/2018 com a eleição dos Conselhos Escolares e a eleição das Equipes Gestoras das Unidades de Ensino, regulamentadas em Decretos. No último dia 31 de outubro, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou a eleição direta para a composição dos Conselhos Escolares com 458 conselheiros, representantes dos segmentos de professores, pais, alunos e servidores administrativos. Para a eleição dos novos gestores, participaram 63 escolas, com duas chapas registradas.

“Os novos gestores firmarão o compromisso com a qualidade e a eficiência das escolas. Não tenho dúvida que, a partir de janeiro, a educação terá possibilidades de novas ideias, novos projetos, mais diálogo e grandes resultados. Com a participação da comunidade escolar é possível evitar qualquer tipo de ingerência política na condução das escolas. Através da Gestão Democrática, a escola terá autonomia para pensar a realidade escolar, gerenciar as questões financeiras, construir suas referências pedagógicas e fazer com que a comunidade sinta-se pertencente à unidade de ensino. Queremos que nossas escolas sejam sempre lugares que darão a boa formação aos mais de 30 mil alunos da Rede, garantindo um futuro digno”, reforçou Bittencourt.

Na ocasião, o vereador Professor Bittencourt parabenizou o prefeito Edvaldo Nogueira, a secretária da Educação Cecília Leite, a secretária Adjunta, Antônia Arimateia, os membros do Sindicato dos Profissionais da Educação de Aracaju (Sindipema), o secretário de Estado da Educação, Josué Modesto (presente no evento), o diretor de Ensino, Manoel Prado, os professores e os novos gestores pelo comprometimento com o avanço da Rede Municipal de Ensino.

Nova Mesa Diretora da CMA toma posse dia 2

por Alexandra Brito — publicado 29/12/2018 10h45, última modificação 31/12/2018 14h20
Nova Mesa Diretora da CMA toma posse dia 2

Foto: Gilton Rosas

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), eleita para o biênio 2019/2020, será empossada no dia 2 de janeiro, às 8h. A solenidade acontecerá no Plenário da Casa Parlamentar.

A Mesa terá como presidente Nitinho (PSD), como vice-presidente Thiaguinho Batalha (PMB), 1° secretário Dr Gonzaga, 2° secretário Isac e 3° secretário Seu Marcos.
A atual composição tem como vice-presidente Juvêncio Oliveira (DEM) e como 3° secretário Thiaguinho Batalha (PMB), que assume a vice-presidência no segundo biênio dessa legislatura.

Vereadores prestigiam a posse do governador e vice-governadora do Estado

por Fernanda Sales — publicado 02/01/2019 11h50, última modificação 02/01/2019 11h50
Vereadores prestigiam a posse do governador e vice-governadora do Estado

Foto: China Tom

Na tarde de terça-feira, 1°, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), e o 1º secretário Dr. Gonzaga (MDB), prestigiaram a solenidade de posse do governador do Estado, Belivaldo Chagas (PSD), e da vice-governadora Eliane Aquino (PT). A Sessão Solene foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) e contou com a presença de diversas autoridades.

De acordo com Nitinho, em sete meses de gestão, Belivaldo fez um grande governo. “Acredito que ele vai atender os anseios da sociedade. Ele está enxugando a máquina e tenho certeza que fará um governo voltado para o coletivo, para toda a população do estado de Sergipe. Sei que ele com esse jeito dinâmico e espontâneo de ser pensa dessa forma, em fazer um governo voltado para a coletividade para que os sergipanos tenham dias melhores. É isso que todos nós desejamos para Belivaldo no seu novo governo”, ressaltou o presidente.

Antes da solenidade de posse, o governador concedeu entrevista coletiva à imprensa e reforçou a sua preocupação em estabilizar as contas do Estado. “2019 será um ano extremamente difícil e precisamos equilibrar as contas trabalhando com transparência e pulso forte para não comprometermos a administração. Sergipe tem um déficit orçamentário de cerca de R$ 400 milhões e esse valor pode chegar até os R$ 500 milhões. Por isso a necessidade de enxugarmos a máquina pública, principalmente, para cumprir com a folha de pagamento. Nós não podemos decepcionar nossos servidores e nem tão pouco decepcionar a população, porque os serviços precisam ser prestados. Eu e Eliane faremos todo esforço para trabalharmos de mãos dadas com toda a sociedade”, frisou o governador empossado.

Durante seu discurso de posse, Belivaldo agradeceu a todos pela confiança em seu trabalho e também falou sobre a importância da parceria na chapa com Eliane Aquino, lembrando do governador Marcelo Déda, que morreu em dezembro de 2013 e era casado com a vice-governadora. Após a posse, o governador fez a revista da tropa da Polícia Militar na Praça Fausto Cardoso, em frente ao prédio da Assembleia Legislativa e deixou o local para participar de uma missa de ação de graças na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Conjunto Bugio.

Histórico

Belivaldo Chagas Silva tem 58 anos e nasceu no município de Simão Dias. Assumiu o governo em abril de 2018, quando o então governador Jackson Barreto (MDB) deixou a função para disputar as eleições. Desde então, Belivaldo vem adotando medidas administrativas para dinamizar o funcionamento dos serviços públicos e reduzir os gastos. Passou a pagar 70% dos servidores dentro do mês e reduziu custos com diárias, locação de veículos e linhas telefônicas.

Ele foi deputado estadual por quatro legislaturas e ocupou o cargo de secretário da Casa Civil secretário de Estado da Articulação com os Municípios, coordenador Geral do Projeto Nordeste, diretor-presidente da Segrase e secretário de Estado de Educação. Em 2007, foi eleito para o primeiro mandato como vice-governador do Estado, junto com o governador Marcelo Déda, cargo que ocupou até 2010. Já em 2014, foi eleito vice-governador de Sergipe pela segunda vez, tendo Jackson Barreto como governador para o exercício até 2018.

Mesa Diretora da CMA para o biênio 2019/2020 é empossada

por Abrahão Crispim e Eduardo Costa — publicado 02/01/2019 12h58, última modificação 02/01/2019 12h58
Mesa Diretora da CMA para o biênio 2019/2020 é empossada

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou, na manhã desta quarta-feira, 2, a solenidade de posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2019/2020. O Plenário esteve lotado com os vereadores da Casa, além de diversos secretários municipais e estaduais, políticos e personalidades da sociedade aracajuana.

O presidente Nitinho (PSD) foi reeleito para mais um mandato como presidente da CMA. A nova Mesa Diretora ainda é composta pelo vice-presidente Thiaguinho Batalha (PMB), o 1° secretário Dr Gonzaga (MDB), o 2° secretário Isac (PCdoB) e o 3° secretário Seu Marcos (PHS).

A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente Nitinho. Como prevê o Regimento Interno (RI) e a Lei Orgânica do Município (LOM), ele cumpriu os ritos legais e convocou os membros a ocuparem seus devidos lugares na mesa e assinarem os respectivos termos de posse.

Nitinho ocupou a Tribuna para agradecer a todos os presentes, em especial aos vereadores que o reconduziram a mais dois anos no cargo, e destacou a importância dos mesmos. “Temos uma Câmara atuante e que oferece vários projetos a toda população. Isso é um trabalho importante e vamos continuar sempre de portas abertas. Acredito que deveremos dar continuidade nesses serviços, mantendo sempre a união com os nobres vereadores, até porque o presidente sozinho não consegue alcançar os objetivos”, explicou.

Em seguida, Nitinho falou da criação da Escola do Legislativo. O parlamentar afirmou que a Escola, fundada durante o seu primeiro mandato em 2017, é um grande marco para a Casa. “Colocamos em prática uma coisa que foi criada lá atrás, no tempo que o presidente desta Casa era Sérgio Góes, e que outros ex-presidentes não conseguiram implantar devido às dificuldades do Poder Legislativo. Agora transformamos em realidade um sonho de servidores e da sociedade”, declarou.

O presidente da CMA pontuou ainda a redução de cargos comissionados na casa. Segundo ele, esta quantidade caiu muito desde que começou o seu mandato. “No final de 2017, a Câmara chegou a ter 1.162 funcionários nomeados para cargos de comissão. Atualmente, há cerca de 560 servidores comissionados”, afirmou.

Concurso público da CMA e trabalho com prefeito

Nitinho também destacou o esforço da gestão para realizar o concurso público da casa, o que não acontece desde 1984. Ele lembrou que, após a aprovação do Novo Organograma, os detalhes para aplicação do concurso serão discutidos. “No Organograma, além da análise dos cargos de provimento efetivo necessários, também são verificados o plano salarial dos funcionários e dos aposentados. É uma questão que precisa ser bem discutida, tanto com os técnicos da Câmara, quanto os da Prefeitura de Aracaju. Precisamos de cuidado, por isso demora um pouco”, disse o parlamentar.

Por fim, o presidente destacou o bom relacionamento que tem com o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, e que confia no seu trabalho em prol de Aracaju. "Continuaremos com o bom diálogo com o Executivo Municipal, pois o prefeito está fazendo uma boa gestão e acreditamos que continuará assim. Faço parte do grupo que o elegeu e confiamos no seu trabalho", encerrou.

Na Mesa, além dos parlamentares da nova gestão, estiveram presentes o Secretário de Estado-Chefe da Casa Civil de Sergipe, José Carlos Felizola, e o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, representando a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Na sessão também foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao falecimento da mãe do parlamentar Seu Marcos e foi feita a leitura da carta de renúncia de Eliane Aquino (ela deixa o cargo de vice-prefeita de Edvaldo Nogueira para assumir o posto de vice-governadora de Belivaldo Chagas).

Seu Marcos fala do novo desafio em ser terceiro secretário da CMA

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/01/2019 10h12, última modificação 03/01/2019 10h12
Seu Marcos fala do novo desafio em ser terceiro secretário da CMA

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) foi empossado nesta quarta-feira, 2, como terceiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para o biênio 2019/2020. A posse foi realizada no Plenário do Legislativo Municipal e contou com a presença de autoridades políticas, imprensa sergipana e sociedade civil.

Eleita em 10 de agosto do ano passado, a Mesa tem agora uma nova formação. Nitinho (PSD) continua como presidente, o vice-presidente será Thiaguinho Batalha (PMB), 1° secretário Dr. Gonzaga (MDB), 2° secretário Isac (PCdoB) e 3° secretário Seu Marcos. “Tenho a honra de fazer parte da nova diretoria e espero contribuir ainda mais com os trabalhos realizados pelo parlamento”, relatou Seu Marcos.

Ainda de acordo com ele, alguns projetos importantes devem ser priorizados em 2019. “ Têm algumas ações importantes em tramitação na CMA: o processo do concurso público da entidade, já aprovado pelos vereadores; o corte de gastos com pessoal, entre outros. Mas vou continuar trabalhando na fiscalização, legislação e cobrança por melhorias para a população aracajuana. Agradeço a todos pela confiança e reitero o compromisso com a sociedade pela qual fui eleito para representar", finalizou o vereador.

Legislatura anterior

A antiga composição da diretoria tinha como vice-presidente Juvêncio Oliveira (DEM) e como 3° secretário Thiaguinho Batalha, que assume agora como vice-presidente. Os vereadores Nitinho e Dr. Gonzaga continuam nas suas respectivas funções.

Emília repudia ameaças contra a Ministra dos Direitos Humanos

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 03/01/2019 09h30, última modificação 03/01/2019 10h14
Emília repudia ameaças contra a Ministra dos Direitos Humanos

Foto: César de Oliveira

A vereadora Emília Corrêa (Patriota) repudia as ameaças que a Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, relatou ter sofrido através das redes sociais. Foram frases de mau gosto, que chegaram através da sua página no Facebook e mensagem no próprio WhatsApp.

Segundo a parlamentar, a liberdade de expressão é um direito assegurado na Constituição Brasileira. Entretanto, é preciso muito cuidado com as postagens na rede para não ultrapassar a linha tênue que separa a liberdade de expressão dos mais diversos atos ilícitos capazes de gerar algum tipo de responsabilização do seu autor.

“Minha solidariedade a Ministra dos Direitos Humanos Damares Alves. Não podemos admitir mais esse tipo de comportamento depreciativo e atentado contra a vida. Aproveito para chamar atenção que muitos comentários e publicações podem ser considerados como crimes ou contravenções penais”, alertou.

Cabo Amintas cobra explicações do Governo sobre o não pagamento do ticket alimentação da PM

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/01/2019 10h13, última modificação 03/01/2019 10h13
Cabo Amintas cobra explicações do Governo sobre o não pagamento do ticket alimentação da PM

Foto: Assessoria do parlamentar

Na edição desta quarta-feira, 2, do Banquinho do Bareta, da TV Atalaia, o vereador Cabo Amintas (PTB) destacou a falta do depósito do ticket alimentação dos policiais militares.

“Os policiais estão com um problema sério que o Governo tem que resolver. O ticket alimentação não saiu! Não deram nenhuma explicação até agora, mas o que sabemos é que os policiais estão sem ticket refeição”, afirmou.

Bareta, em concordância, questionou “já viu alguém com fome trabalhar?”. O vereador aracajuano ainda prosseguiu demonstrando sua revolta diante da situação. “Saco vazio não para em pé. Tem que pelo menos explicar o que está acontecendo. O governador já assumiu e agora é hora de trabalhar”, disse, em razão do primeiro dia útil depois da posse do governador Belivaldo Chagas.

Amintas ainda mandou um recado para o gestor, pedindo mais atenção à classe. “Governador, está na hora de resolver essa questão do ticket alimentação! Não se pode deixar um policial passando aperto, passando fome. Sim, passando fome, se eles estão na rua, trabalhando, vão fazer o que? Pedir?”, concluiu.

“Dá gosto viver em Aracaju. O povo voltou a ter orgulho”, diz Bittencourt

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/01/2019 11h51, última modificação 03/01/2019 11h51
“Dá gosto viver em Aracaju. O povo voltou a ter orgulho”, diz Bittencourt

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) comemora, mais uma vez, o êxito da gestão de Edvaldo Nogueira na transformação da cidade de Aracaju nesses dois anos de mandato. O site de notícias G1 publicou esta semana o ranking dos prefeitos das capitais do Nordeste que mais cumpriram suas promessas. Edvaldo Nogueira, pelo segundo ano consecutivo, apareceu em primeiro lugar com 37% das promessas cumpridas. Em segundo aparece Natal, com 29%. A terceira colocação teve um empate: Salvador e João Pessoa tiveram 28% das metas alcançadas.

O G1 apontou que, nesses dois primeiros anos de mandato, das 51 promessas registradas por Edvaldo à Justiça Eleitoral, 19 já foram cumpridas integralmente. Da totalidade de proposições, 20% já foram cumpridas em parte, o que equivale a 10 promessas. Para os próximos dois anos, 22 propostas deverão ser cumpridas, obedecendo ao Planejamento Estratégico.

“Edvaldo tem respeito com o aracajuano e responsabilidade. Em todo esse tempo, ele vem honrando todos os compromissos firmados com a população. Ele vem cumprindo suas obrigações, ampliando a linha do diálogo com as pessoas, buscando parcerias e ouvindo sugestões do próprio povo para que a administração seja sempre democrática. Os aracajuanos voltaram a sorrir e têm muita alegria com o prefeito que os representa”, afirmou Bittencourt, que contribuiu bastante com o alcance de muitas metas da Prefeitura, debatendo e defendendo os projetos do Executivo na Câmara Municipal de Aracaju nesses dois anos.

“Foram projetos que atenderam aos anseios da população. Os resultados estão nas ruas calçadas, na limpeza da cidade, na reforma de escolas, na retomada da Gestão Democrática da Educação, na inclusão da Lei de Cotas Raciais, e tantos outros. Dá gosto viver em Aracaju. O povo voltou a ter orgulho e sentimento de pertencimento”, pontuou.

Seu Marcos tentar mediar conflito entre SMS e médicos municipais.

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 04/01/2019 13h25, última modificação 04/01/2019 13h25
Seu Marcos tentar mediar conflito entre SMS e médicos municipais.

Foto: Assessoria do parlamentar

Após a polêmica da falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde de Aracaju, o vereador Seu Marcos (PHS) esteve na manhã desta sexta-feira, 4, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e no Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) para tentar entender o real problema entre os contratos firmados entre o órgão e os médicos plantonistas.

Segundo a categoria, a hora trabalhada foi reduzida de R$100/hora para R$75/hora, fazendo com que os profissionais retirassem seus nomes dos plantões das UBSs Nestor Piva e Fernando Franco. "Estive na SMS e não fui recebido pelo secretário adjunto Carlos Noronha, que estaria em reunião com o secretário Jefferson Passos para avaliar a atual situação das unidades”, explicou o vereador.

Respeitando a agenda do secretário adjunto, Seu Marcos remarcou a visita e reafirmou seu compromisso com o povo de Aracaju. “Sou vereador e represento o povo. Vou retornar a SMS e tentar entender o que está acontecendo. Sei que não vou resolver o problema da Saúde do nosso município, mas vou continuar lutando por melhorias”, finalizou.

Seu Marcos foi recebido pela direção do Sindimed nesta manhã. Durante a reunião, os médicos propuseram manter os plantões com a condição de realizar o concurso público. “Fui convidado pela direção do Sindicato, que mesmo de recesso, faz questão de negociar. Sem médicos nas Unidades Básicas, os hospitais regionais sofrem as consequências. Precisamos encontrar uma solução rápida. A proposta da categoria é manter os médicos nos plantões e em 90 dias realizar concurso público ", afirmou o parlamentar.

Participaram da reunião: o presidente do Sindimed, Dr. João Augusto Leite , os diretores. Dr. Helton Monteiro, Dr. Agemiro Macedo e o médico plantonista Dr. Bruno Góes.

CMA lamenta falecimento da filha do vereador Manuel Marcos

por Viviane Cavalcante — publicado 07/01/2019 12h10, última modificação 07/01/2019 12h10

No final da tarde do último domingo, 6, faleceu em Maceió a filha do vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB), a advogada Alice Fontes dos Santos. Com 39 anos, a advogada sofreu um infarto na cidade de Maceió.

O corpo será velado e sepultado no final da tarde desta segunda-feira, 7, no Cemitério Colina da Saudade, no bairro Santa Lúcia. 

Sancionada lei proposta pela Vereadora Emília Corrêa

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 07/01/2019 11h23, última modificação 07/01/2019 11h23
Sancionada lei proposta pela Vereadora Emília Corrêa

Foto: Gilton Rosas

Lei de autoria da vereadora, Emília Corrêa (Patriota) foi sancionada no último dia 27 de dezembro de 2018. A Lei 5.154 proíbe a remarcação do prazo de validade dos produtos fabricados e comercializados no município de Aracaju.

"Com a sanção da lei, a gente ressalta que é muito importante também, que os próprios consumidores fiquem atentos, fiscalizem e verifiquem sempre a data de validade dos produtos antes de levar para casa”, frisou Emília.

Segundo a parlamentar, a infração ao disposto da Lei implicará na proibição da venda, lote ou até estoque cujo prazo de validade tenha sido adulterado ou etiquetado além do estabelecimento comercial sofrer algumas sanções.

“O nosso objetivo é retirar das prateleiras os produtos impróprios para consumo humano, que foram remarcados. Os estabelecimentos comerciais poderão ser multados e ter o alvará de funcionamento cancelado. A multa deverá ser aplicada pelo Procon Municipal e destinada ao Fundo Municipal de Defesa do Consumidor”, finalizou.

Cabo Amintas lamenta situação que se intensificou na saúde e cobra do Prefeito uma solução para o caos

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/01/2019 11h36, última modificação 07/01/2019 11h36
Cabo Amintas lamenta situação que se intensificou na saúde e cobra do Prefeito uma solução para o caos

Foto: Gilton Rosas

Depois das vistorias realizadas no último dia 2, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe determinou a interdição ética das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Nestor Piva, na Zona Norte, e Fernando Franco na Zona Sul de Aracaju.

Sabendo da carência da população diante das unidades de saúde, o vereador Cabo Amintas (PTB) lamentou o caos instalado no setor culpando o Prefeito Edvaldo Nogueira pela situação gerada, cobrando do gestor uma solução.

“Não adianta fazer de conta que tudo está bem com essas UPAs enquanto os profissionais não têm condições adequadas para trabalhar, muito menos o povo de ser atendido. A culpa de tudo isso é do Prefeito Edvaldo que prometeu uma saúde de qualidade e, de novo, não cumpriu mais uma de suas promessas. Sem falar que lá atrás, manteve um valor de pagamento dos médicos autônomos bem superior ao dos efetivos e agora reduz a remuneração deles quase pela a metade. Quem vai aceitar isso? Edvaldo precisa dizer à que veio", afirmou.

De acordo com o CRM, a interdição ética aconteceu visando a preservação da dignidade do atendimento à população e a segurança do ato médico. Cabo Amintas ressaltou as consequências da interdição e demonstrou apoio aos profissionais da área.

“Lamento o sofrimento da população, que devido as portas das UPAs fechadas acaba superlotando o Huse, mas ao mesmo tempo, não podemos esquecer dos dilemas enfrentados pelos profissionais da saúde. Os médicos não podem deixar de correr atrás de seus direitos”, sejam efetivos ou autônomos. O certo é que, com todo este impasse, quem não pode pagar a conta é o povo", salientou.

Ainda de acordo com o Conselho, a interdição, que teve início à zero hora deste domingo, tem previsão para encerramento após o cumprimento das adequações apontadas pelo conselho e novas vistorias nas UPAs.

Palhaço Soneca começa 2019 distribuindo simpatia para crianças do Augusto Franco

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/01/2019 09h39, última modificação 08/01/2019 09h39
Palhaço Soneca começa 2019 distribuindo simpatia para crianças do Augusto Franco

Foto: Assessoria do parlamentar

O primeiro domingo de 2019 foi inesquecível para 300 crianças do conjunto Augusto Franco. Numa tarde de sol, a criançada se concentrou na rua G3 e se divertiu com as brincadeiras do Palhaço Soneca. O vereador estava vestido a caráter e como de costume contou piadas, fez apresentação musical e levou alegria à centenas de moradores da comunidade.

O “Encontro Recreativo” foi idealizado pela conselheira tutelar do 1º Distrito, Simara Almêda, e contou com a colaboração do Palhaço Soneca e toda a sua turma.

O irreverente vereador disponibilizou pula-pula, touro mecânico, castelo de bolinha, futebol de sabão e ainda ofereceu pipoca, cachorro-quente e refrigerante. Também distribuiu brinquedo para todas as crianças.

Palhaço Soneca elogiou o evento organizado pela conselheira tutelar e agradeceu o convite da festa. “Foi uma tarde maravilhosa. Fiquei muito feliz em ajudar a garotada com minhas brincadeiras. Eu também me diverti muito”, disse o vereador.

Para Silmara Almêda, a II edição do Encontro Recreativo do conjunto Augusto Franco ficará guardado para sempre na memória de muitos moradores da região. “A festa desse ano foi linda. Agradeço a boa vontade do vereador Soneca e toda a sua equipe. Ano que vem tem mais”, falou a conselheira tutelar.

Américo de Deus denuncia descarte de resíduos na nova Orla do Porto Dantas

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/01/2019 11h01, última modificação 08/01/2019 11h01
Américo de Deus denuncia descarte de resíduos na nova Orla do Porto Dantas

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde da última sexta-feira, 4, o vereador Américo de Deus (Rede) protocolou ofício na Secretária da Casa Civil do Estado de Sergipe, o qual ratifica a solicitação para identificar qual Órgão da Administração Pública é responsável pela manutenção da Nova Orla do bairro Porto Dantas, para que seja possível requisitar a cessão administrativa do campo de futebol, passando a responsabilidade para a Liga Manguezal de Futebol Amador do Bairro Porto Dantas. O ofício foi protocolado com fotos da situação em que se encontra a Orla.

De acordo com o vereador Américo “Já havíamos conversado com o Secretário, José Carlos Felizola, sobre o abandono do local e solicitamos retorno sobre a questão, para que em seguida fosse possível realizar o pedido para que a administração do campo de futebol fosse passada à Liga. Na última quarta-feira conversei com o secretário sobre essa demanda, ele informou que há possibilidade de que isso aconteça, além disso, informou que irá resolver, em tempo hábil, a questão do abandono da Orla. Vamos aguardar até o final deste mês, caso a situação não seja resolvida, entrarei com uma ação no Ministério Público, pois, na última segunda-feira, 7, enviei um vídeo ao secretário, o qual denuncia que pessoas estão usando caçambas para descartar entulhos na Orla, além disso, verifiquei que alguns locais já estão sendo demarcados para invasão. As imagens estão sendo enviadas para casa Civil, e servirá como material de apoio para denúncia junto ao Ministério Público. Essa situação já beira o absurdo, diante dos fatos, solicitamos uma resposta o mais urgente possível”, informou o parlamentar.

Américo acompanha demandas levadas à Emurb

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/01/2019 11h07, última modificação 08/01/2019 11h07
Américo acompanha demandas levadas à Emurb

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde da última sexta-feira, 4, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve na sede da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para conversar com o Presidente, Antonio Sergio Ferrari, sobre a obstrução do sistema de esgotamento sanitário da Avenida Hipólito da Costa, localizada no bairro Ponto Novo, além de protocolar ofício cobrando a realização dos serviços de drenagem na Rua Gerson Farias, localizada no bairro Porto Dantas.

Na oportunidade, o gestor informou que a prefeitura já realizou parte da solicitação “Já foi dado início a indicação do vereador para o bairro Ponto Novo, no entanto, existe uma parte do serviço a ser concluído, será verificado o planejamento para que seja resolvido o que ficou faltando, para darmos continuidade ao complemento da rua”, comentou.

O parlamentar indicou algumas modificações para o local “Solicitei que fossem trocados alguns bueiros por outros com o diâmetro maior, para que seja possível uma maior vazão dos efluentes, principalmente no período das chuvas. Este seria um serviço de prevenção, tendo em vista que a comunidade se sente prejudicada com alagamentos sempre que há grande volume de chuva”, explicou o parlamentar.

Na oportunidade, Américo levou algumas fotos da Rua Gerson Farias para que fosse mais fácil a identificação dos problemas existentes. “Em relação a questão no bairro Porto Dantas, eles informaram que têm conhecimento do problema, e que será feita uma análise da situação no sentido de resolver esse problema que tem causado vários transtornos aos moradores que convivem com o esgoto correndo a céu aberto, além dos alagamentos, portanto, solicito à Emurb que tome as providências cabíveis que o caso requer, ao tempo em que agradeço a presteza dos gestores por terem solucionado as demandas das Ruas Urbano Neto, Rua Sônia Alves Lopes, Rua Josué Carvalho de Cunha e Rua Renato Fonseca, no bairro Coroa do Meio”, finalizou.

Iran Barbosa participa de reunião no Sindicato dos Bancários

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/01/2019 10h07, última modificação 09/01/2019 10h07
Iran Barbosa participa de reunião no Sindicato dos Bancários

Foto: Assessoria do parlamentar

O Vereador e Deputado Estadual Eleito, Iran Barbosa (PT), visitou a presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira, na manhã desta terça-feira, 8. Também participou da reunião o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Sergipe (CTB-SE), Adêniton Santana.

Na oportunidade, os presentes dialogaram sobre a importância do fortalecimento da luta da categoria bancária e das empresas de caráter público.

Iran reafirmou seus compromissos históricos com o movimento sindical, lembrando que foi assim durante o exercício do mandato de deputado federal, durante sua atuação como vereador de Aracaju e colocou o mandato que iniciará em 1° de fevereiro à disposição das luta e pautas dos bancários sergipanos.

Na oportunidade, Iran recebeu das mãos da presidente Ivânia Pereira o livro intitulado “Direitos Negados - Um relato da luta pela democratização da comunicação”, gesto pelo qual agradeceu.

"Foi um momento de troca de ideias; de reafirmação dos nossos compromissos com os trabalhadores de um dos setores mais afetados pela onda privatista e liberalizante da nossa economia; foi um momento, também, para reafirmamos nossos compromissos com o caráter público e estatal do Banese e com a importância da manutenção da Superintendência do Banco do Brasil em Sergipe; além de ter sido uma oportunidade para desejar sucesso à Ivânia Pereira na condução da luta dos bancários sergipanos", afirmou Iran Barbosa.

Thiaguinho Batalha leva demandas da população à SMTT

por Maira Andrade, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/01/2019 10h10, última modificação 09/01/2019 10h10
Thiaguinho Batalha leva demandas da população à SMTT

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã da última terça-feira, 08, o vereador Thiaguinho Batalha esteve reunido com o Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, na sede da SMTT, para levar novas demandas solicitadas pela população aracajuana e agradecer pelas solicitações já atendidas pelo órgão.

Uma das indicações do parlamentar já solucionada pela SMTT foi a instalação de um redutor de velocidade no cruzamento entre as ruas Zaqueu Brandão e Campo do Brito, localizadas no bairro São José. O pedido frequente dos moradores decorreu-se do alto número de acidentes no local.

Além desta demanda, o vereador levou novas solicitações como: instalação de faixas de pedestres no bairro Ponto Novo e conjunto Sol Nascente e inserção de redutor de velocidade no bairro Novo Paraíso “Recebemos diariamente uma série de pedidos da população no que se refere aos serviços de trânsito da nossa cidade. Sendo assim, quero agradecer à SMTT por atender as nossas solicitações em tempo hábil”, disse Thiaguinho.

Cabo Amintas volta a falar da possível renúncia ao mandato e revela perseguição política

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/01/2019 10h18, última modificação 09/01/2019 10h18
Cabo Amintas volta a falar da possível renúncia ao mandato e revela perseguição política

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta terça-feira, 8, o vereador de Aracaju, Cabo Amintas (PTB), foi entrevistado pelos jornalistas Rosalvo Nogueira e Paulo Souza, na Jovem PAN Aracaju. Durante a entrevista o vereador voltou a falar das ameaças sofridas e da possibilidade de renunciar ao mandato. O parlamentar disse que conversou com a família durante as festas de fim de ano alertando sobre os últimos acontecimentos, mas, ressaltou também que enquanto estiver como vereador continuará combatendo os corruptos.

“Eu tenho recebido recados de ameaças e tenho como provar que ouvi de políticos que devo deixar algumas coisas quietas, que eu pare por aí, é melhor você ficar quieto. Entendemos isso como ameaça e estamos buscando os órgãos competentes para nos auxiliar e para ter uma certa segurança que nesse momento não temos”, declarou referindo-se também à segurança de sua família.

Em seguida, o vereador foi questionado se essas as ameaças estariam relacionadas com a sua participação nas discussões políticas das CPI’s que foram travadas e que ainda não tiveram resultados. Amintas respondeu que sabe de um inquérito policial em andamento e que tem buscado se aprofundar nas investigações. "Eu, inclusive, estive no Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) buscando informações de uma investigação sobre a máfia de eventos no estado de Sergipe que infelizmente ainda não foi concluído. Fui ao Ministério Público para verificar isso e as ameaças estão chegando, as pessoas podem pensar que estou intimidado, mas não estou. Posso deixar a política partidária e continuar combatendo a corrupção”, salientou.

Reconhecendo que a situação é perigosa e afeta a integridade física dele e da família, o vereador revelou que tem juntado provas. "Já temos documentos, que não estão em minha casa e nem coma minha família, para deixar bem claro. Deixamos documentos, vídeos e áudios guardados fora do estado que revelam como o esquema de corrupção nas festas e eventos ocorrem envolvendo políticos e empresários. Infelizmente as pessoas que tentam revelar isso acabam sendo alvos desses corruptos!”, lamentou.

Por fim, Amintas ainda mencionou que Sergipe será notícia nacional mais uma vez quando essa investigação de corrupção vier à tona, o que, segundo o parlamentar, não deve demorar a acontecer.

“2019 não começou bem para os aracajuanos”, lamenta Elber

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/01/2019 10h25, última modificação 09/01/2019 10h25
“2019 não começou bem para os aracajuanos”, lamenta Elber

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) criticou fortemente a administração do prefeito Edvaldo Nogueira em vários aspectos e lamentou que os aracajuanos estejam sofrendo com tanto descaso por parte da Prefeitura de Aracaju.

Segundo o parlamentar da oposição, a população não tem nada a comemorar nesse novo ano que se inicia. “Infelizmente, o ano de 2019 não começou nada bem para os aracajuanos. Agora no final do ano ganharam um presente de grego do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que reajustou as tarifas do transporte público em 14,2%, aumentando para R$4,00, sendo a maior do nordeste. Edvaldo já havia dado um aumento ano passado de 12,9% nas tarifas de ônibus. Isso é a prova para que é apenas para os empresários que ele trabalha”.

IPTU

Ainda na mesma linha, Elber lembrou também da promessa não cumprida da revogação do IPTU de Aracaju. O vereador disse que entrou na justiça, que já declarou inconstitucionais tanto a lei de João Alves, quanto a de Edvaldo que aumentavam o IPTU. Mas, devido às manobras do prefeito na justiça, os aracajuanos só pagarão IPTU mais barato em 2020.

“Edvaldo brinca com a nossa população. Mentiu ao dizer que revogou o IPTU, num claro estelionato eleitoral, comprovado pela justiça de Sergipe quando declarou essa lei inconstitucional. Agora, quando ele teve a chance de realmente diminuir o valor do imposto, a partir de nossa ação, não o fez. Ao contrário, entrou com uma série de recursos, o que levou ao adiamento do julgamento e com isso só a partir de 2020 é que os aracajuanos poderão pagar mais barato e serem ressarcidos”, lamentou.

Paralisação dos Médicos

Elber também questionou a falta de diálogo do prefeito de Aracaju com a classe médica da capital. Logo no primeiro dia de 2019, terça-feira, mais de 100 médicos deixaram de trabalhar nas unidades Fernando Franco, no conjunto Augusto Franco, e no Nestor Piva, no bairro 18 do Forte. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) propôs mudança no regime de pagamento, passando do regime de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) para o modelo de contratação de Pessoa Jurídica (PJ). Com essa transição, os profissionais alegam uma perda no valor da hora trabalhada de 25%, passando de R$100 para R$75, além dos impostos que seriam pagos pelos médicos.

“Nisso, a população ficou totalmente desassistida e superlotou o Huse. Agora, a prefeitura, que dizia não ter dinheiro para pagar essas horas, contrata uma empresa privada para gerir, que custará R$2milhões aos cofres públicos, sendo que o custo mensal seria de R$ 300 mil com os pagamentos aos profissionais, tudo isso segundo a própria prefeitura. Não dá para entender essa conta”, 

Comissão de Saúde se reúne para discutir problemas do setor em Aracaju

por Eduardo Andrade e Leilane Coelho — publicado 09/01/2019 11h45, última modificação 09/01/2019 11h48
Comissão de Saúde se reúne para discutir problemas do setor em Aracaju

Foto: César de Oliveira

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou, nesta quarta-feira, 9, uma reunião extraordinária na Casa. O objetivo foi discutir os recentes problemas na saúde do município de Aracaju e debater soluções para o que os vereadores classificaram como “caos”.

Os médicos que trabalham com contrato de recibo de pagamento autônomo (RPA) pararam as suas atividades no começo de janeiro. Com isso, algumas unidades de saúde ficaram desassistidas, em especial as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Nestor Piva, na Zona Norte, e Fernando Franco, na Zona Sul. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contratou uma empresa em caráter emergencial e remanejou alguns médicos para ajudar nas escalas.

Na reunião na CMA estiveram presentes o presidente da Comissão, vereador Seu Marcos (PHS), e dois secretários: o vereador Bigode do Santa Maria (MDB) e a vereadora e deputada estadual eleita Kitty Lima (REDE). Seu Marcos falou sobre os motivos de convocação da reunião e questionou a falta de planejamento que gerou esta situação.

“Fomos informados que ontem uma empresa terceirizada estaria gerenciando o Nestor Piva e os funcionários seriam remanejados. Juntos, devemos construir alternativas. Queremos uma reunião com a secretária municipal de saúde (Waneska Barboza) para ver o contrato, o período, os valores, quantos profissionais irão atuar e aonde serão realocados os profissionais do Nestor Piva. Também quero sugerir que a gestão tenha mais diálogo com os funcionários, servidores e sociedade. Acompanho essa situação quase diariamente e sei dos transtornos que essa saída dos médicos plantonistas RPAs estão causando.”, afirmou.

O vereador Bigode do Santa Maria falou sobre a importância da reunião e criticou o que classifica como falta de autoridade na saúde da capital, ressaltando que todos foram surpreendidos com as notícias. “Estava no interior, mas voltei quando soube dessa reunião. Coisa séria é coisa séria. Que situação é essa que estamos vivendo na saúde? Enxergo que hoje há um grande problema na saúde de Aracaju, o de ser uma autoridade sem autoridade. E pior ainda é quando somos pegos de surpresa como agora”, disse o parlamentar.

Já Kitty Lima lembrou que a CMA, como poder independente, deve ajudar a encontrar uma solução, e que é necessária uma sintonia conjunta entre a Casa, os servidores e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

“O objetivo é tentar buscar uma solução para ajudar a acabar com esse caos. As pessoas estão morrendo, sem saber o que fazer. Todos estão perdidos e precisamos como poder independente encontrar uma solução. Vamos buscar o caminho correto para acabar com isso. Essas coisas chegam para nós diariamente pela população. Claro que precisamos de todos na mesma sintonia. Vamos escutar os membros da comissão e ver qual o melhor caminho”, disse Kitty.

Projeto 'Adote uma Rua', de Fábio Meireles, será realidade em Aracaju

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/01/2019 10h09, última modificação 10/01/2019 10h09
Projeto 'Adote uma Rua', de Fábio Meireles, será realidade em Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Mais uma vez, as boas práticas demonstram que o público e o privado podem caminhar lado a lado em benefício de toda a sociedade. Isso mesmo. O Projeto 'Adote uma Rua' deverá ser implantado ainda este ano na Capital. De autoria do vereador Fábio Meireles (PPS), o projeto tem como objetivo promover parcerias entre o Poder Público e a iniciativa particular para urbanização, manutenção e conservação de ruas de Aracaju, reduzindo os custos do município com essas áreas que são importantes para assegurar o bem-estar e melhoria da qualidade de vida da população.

Além disso, oportuniza à iniciativa privada envolver-se com o embelezamento da cidade, cumprindo sua função social enquanto empresa/organização responsável.
"Fico muito feliz em ser o autor de um projeto como esse. Há muito tempo, deixou de ser apenas tarefa do Executivo transformar a cidade em um lugar cada vez melhor. A prova está aí com a realização dos festejos juninos e também do Natal Iluminado. Quando existe a soma de esforços, a realidade é muito melhor", ressalta o vereador Fábio Meireles.
É importante ressaltar que, embora a iniciativa do 'Adote uma Rua' seja particular, o controle continua sob responsabilidade da Prefeitura, assim como a aprovação dos projetos e dos convênios para implantação desta ação.
Ou seja, o convênio somente será concretizado com a anuência do Poder Público. Aracaju, assim como todas as outras capitais do Brasil, possui muitas ruas que necessitam de cuidados especiais e que vão além daqueles disponibilizados pelo Executivo.
Como contrapartida, a pessoa jurídica ou física poderá fazer publicidade, de forma ordeira, na rua adotada. Além disso, o adotante deve seguir alguns critérios, a exemplo de ter residência ou, em caso de empresa, ser estabelecida na rua que deseja adotar e limitando-se ao número máximo de três ruas.

Iran Barbosa debate os 70 anos da Declaração de Direitos Humanos

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/01/2019 10h11, última modificação 10/01/2019 10h11
Iran Barbosa debate os 70 anos da Declaração de Direitos Humanos

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 09, o Vereador Iran Barbosa (PT), que também é professor de História, participou de evento promovido como programação da Disciplina "Projeto de Vida", que integra o currículo do Colégio Estadual Coronel José Joaquim Barbosa, localizado no município de Siriri.

O vereador e deputado estadual eleito atendeu ao convite dos professores da escola para debater "Os 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos", tema desenvolvido com a participação de alunos do Ensino Médio.

"Entendo como fundamental que os professores mobilizem os seus alunos para debaterem a temática dos Direitos Humanos, sobretudo num período em que há setores da sociedade que tendem a minimizar a centralidade desses direitos na marcha civilizatória da humanidade", afirmou o parlamentar.

Iran fez um breve histórico das gerações de direitos, enfatizando o aspecto histórico-social das conquistas humanas, passando pelos direitos individuais, direitos políticos, direitos sociais e chegando até a atual geração dos conhecidos direitos difusos. Destacou o cenário pós Segunda Guerra no qual se insere o surgimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pontuando que o seu advento se dá como contraponto aos discursos e práticas de ódio, de segregação e fascistização tão recorrentes em alguns setores da sociedade contemporânea. Além disso, Iran contextualizou o momento político nacional na luta pelo respeito e valorização aos Direitos Humanos.

Horta na escola

Na oportunidade, o vereador também foi convidado a conhecer o resultado de um outro projeto desenvolvido pela comunidade escolar intitulado "Cultivar e comer, é só aprender!". A iniciativa, além da preocupação com a aprendizagem e com a produção de alimentos saudáveis para a própria comunidade, tem uma preocupação ambiental que passa pela formação de hábitos comprometidos com o bom aproveitamento de resíduos orgânicos produzidos na escola, reaproveitamento de água dos aparelhos de ar-condicionado, tudo dentro de uma concepção de preservação ambiental e destinação adequada do lixo que a unidade de ensino produz.

"Já assumi o compromisso de aprofundar a divulgação e promover o estímulo a outras iniciativas dessa natureza nas escolas do nosso Estado. O trabalho qualificado aqui desenvolvido tem produzido bons frutos e precisa virar referência em nossa rede de ensino", disse o deputado petista, que iniciará seu mandato na Assembleia Legislativa no próximo dia 1°.

Lucas Aribé denuncia descaso da prefeitura com moradores do Mosqueiro

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/01/2019 10h15, última modificação 10/01/2019 10h44
Lucas Aribé denuncia descaso da prefeitura com moradores do Mosqueiro

Foto: Assessoria do parlamentar

Falta de saneamento básico, esgoto a céu aberto, rua sem calçamento, falta de pontos de ônibus para a população, essa é a triste realidade dos moradores do bairro Mosqueiro. Atendendo a uma demanda dos cidadãos, o vereador Lucas Aribé (PSB), visitou a Travessa Miguel Arcanjo dos Santos, localizada no loteamento Escurial e percebeu na prática o que os moradores enfrentam diariamente devido às péssimas condições de infraestrutura que ainda existe na localidade.

“Apesar de ser uma região com um dos principais pontos turísticos de Aracaju que é a Orla Pôr do Sol, o Mosqueiro apresenta uma realidade bem diferente que o poder público divulga para os turistas e para os aracajuanos como uma cidade da qualidade de vida, quando na verdade essa qualidade de vida não existe”, destacou Lucas.

A falta de saneamento básico é crescente e a contaminação acontece por diversos fatores e por conta de todos esses problemas, a população dos povoados da região pede maior atenção da prefeitura de Aracaju e explica que tem direito de ter uma qualidade de vida digna porque paga seus impostos.

“Eu como pessoa com deficiência visual e morador do bairro há dez anos, desejo não conviver mais com o mau cheiro do esgoto a céu aberto, além dos males causados por ele como a transmissão de doenças e quem sabe um dia poder circular tranquilamente por onde moro sem muitos obstáculos. No verão, o acúmulo de poeira é muito grande e no inverno a lama toma conta das ruas e as casas ficam alagadas”, pontuou Leiz de Jesus.

O presidente da Associação dos Moradores do bairro Mosqueiro, Genivaldo da Conceição, pede urgência para que a prefeitura de Aracaju realize uma obra de saneamento básico e calçamento na região para o bem da população. “O que nós pedimos não é favor não, é o que temos por direito porque o Mosqueiro está abandonado. Aqui não temos uma praça, um campo de futebol, não tem área de lazer, não tem pontos de ônibus e a nossa comunidade é carente de tudo”, destacou Genivaldo.

Seu Marcos participa de ato no Nestor Piva

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 10/01/2019 13h33, última modificação 10/01/2019 13h33
Seu Marcos participa de ato no Nestor Piva

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) participou, na manhã desta quinta-feira, 10, convidado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe e demais sindicatos da saúde, com apoio das centrais sindicais, de um ato público em repúdio ao anúncio feito pela Prefeitura de Aracaju sobre a terceirização da administração do Hospital Dr. Nestor Piva para a empresa privada Centro Médico do Trabalhador.

Durante sua fala e diante do caos que se instalou na cidade, Seu Marcos falou da necessidade do diálogo entre a atual gestão e todas as categorias envolvidas. " São famílias inteiras que dependem do serviço prestado pela unidade, tanto os usuários, quanto os trabalhadores precisam ser respeitados. Não se pode impor um determinação de cima para baixo e esperar que todos aceitem sem ter diálogo. Eu presenciei as condições de trabalho nas unidades. Vi profissionais dormirem no chão sem nenhum aparato. Um total desrespeito", falou o vereador.
Seu Marcos reiterou o seu compromisso e papel de legislador. "Estou vereador e atualmente sou presidente da Comissão de Saúde, me coloco à disposição dos enfermeiros, dos técnicos, dos médicos e todas as categorias. E, acima de tudo, à disposição dos usuários, dos pacientes, dos aracajuanos. Entendo que é uma situação anunciada. Alertei diversas vezes a necessidade de dialogar com os profissionais e com a socuedade civil organizada, não podemos cruzar os braços diante desta situacão", disse.
Também participam da manifestação representantes sindicais, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, auxiliares e técnicos de enfermagem, nutricionistas e técnicos de nutrição, cirurgiões-dentistas, técnicos de laboratórios,agentes comunitários de saúde e combate à endemias, além dos enfermeiros.

Iran Barbosa participa de ato em defesa do Nestor Piva

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/01/2019 10h02, última modificação 11/01/2019 10h02
Iran Barbosa participa de ato em defesa do Nestor Piva

Foto: Assessoria do parlamentar

Ao lado de servidores públicos e da população em geral, o vereador Iran Barbosa (PT) participou, na manhã desta quinta-feira, 10, de Ato Público contra a terceirização do “Hospital Dr. Nestor Piva”, promovido por diversos sindicatos que atuam na área da saúde municipal com apoio das centrais sindicais.

Os servidores repudiaram a decisão da Administração Municipal em transferir para uma empresa terceirizada a realização dos serviços de escala médica, administração e gerência do Hospital e contaram com o apoio do vereador Iran.

“Serviço público de saúde não pode ser mercadoria e não pode ser confundido com um mero negócio. A saúde é um serviço público essencial à população e precisa ter profissionais estimulados e valorizados, no seu salário e na sua carreira. Sabemos que os graves problemas da saúde municipal não são recentes, mas o prefeito Edvaldo Nogueira, em lugar de procurar solucionar o problema, tem trilhado caminhos que só agravam a situação”, afirmou o parlamentar.

“Presto a minha solidariedade aos servidores municipais da saúde, protestando contra essa medida, e afirmo que há alternativas que não passam pela terceirização, desde que haja vontade política para buscá-las”, disse Iran.

Durante o Ato, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), Shirley Morales, denunciou os prejuízos da terceirização para a oferta do serviço público.

“Estão entregando para a iniciativa privada o que tanto defendemos, que é o serviço público de qualidade. Merecemos respeito”, defendeu Shirley Morales.

O vereador Iran cobrou do prefeito uma postura de diálogo com as lideranças sindicais e com os servidores municipais.

"Durante a campanha eleitoral, o candidato Edvaldo Nogueira buscou as entidades de classe, as lideranças do movimento sindical e assumiu compromissos sobre os quais não quer tratar depois de eleito. O diálogo é o melhor caminho para solucionar os problemas", advertiu o parlamentar.

Américo de Deus ratifica apoio aos médicos da rede municipal de saúde de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/01/2019 10h06, última modificação 11/01/2019 10h06
Américo de Deus ratifica apoio aos médicos da rede municipal de saúde de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última terça-feira, 8, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve reunido com alguns representantes do Sindicato dos Médicos de Sergipe (SINDIMED), onde ratificou o seu apoio à categoria que continua mantendo suspensos os atendimentos nos hospitais Fernando Franco e Nestor Piva, desde 1º de janeiro, devido ao impasse que se deu por conta do valor pago pela prefeitura aos profissionais que hoje trabalham por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), e que segundo os médicos, terá redução do valor pago pela hora trabalhada, caso a contratação seja feita através de pessoa jurídica.

 De acordo com o parlamentar, Aracaju está mais uma vez com crise na Saúde, o que prejudica a população que mais uma vez passa por dificuldades no atendimento quando acessam as Unidades de Saúde. “Essa questão em relação ao salários dos médicos que deverá ser pago pela prefeitura através de pessoa jurídica deverá ser resolvida o mais breve possível, pois a população não pode, mais uma vez, ficar sem a prestação de um direito fundamental, no entanto, é preciso reconhecer e valorizar a importância do trabalho que os médicos desenvolvem, em sua nobre missão, salvando vidas. Tenho posicionamento contrário a terceirização das atividades médicas, principalmente pela precarização das estruturas e dos serviços, onde os profissionais não serão remunerados dignamente, sou a favor dos concursos públicos, que garantem direitos, além de uma função de carreira e salários dignos”. Comentou Américo de Deus.

Fábio Meireles irá reapresentar projeto para diminuir recesso de vereadores

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/01/2019 10h09, última modificação 11/01/2019 10h09
Fábio Meireles irá reapresentar projeto para diminuir recesso de vereadores

Foto: Gilton Rosas

Após dois anos na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Fábio Meireles (PPS) irá, mais uma vez, apresentar um Projeto de Lei com o intuito de diminuir o recesso dos colegas de Parlamento.

Aliás, esse foi o seu primeiro projeto apresentado na Casa Legislativa aracajuana assim que assumiu o mandato de vereador, no início de 2017. À época, a propositura foi aprovada em primeira votação e rejeitada na segunda pela falta de dois votos.

"Atualmente são 92 dias de recesso e o nosso projeto é de reduzir para 53 dias. Fui alfinetado várias vezes, inclusive para diminuir para 30 dias. Para mim, não tem problema. Eu sou acostumado a trabalhar todos os dias", afirmou Fábio em entrevista à Rede Nova Brasil FM com os jornalistas André Barros e Priscilla Andrade.

O parlamentar também aproveitou o espaço para falar do seu mais recente projeto apresentado na Câmara e que trata da adoção de ruas por parte de empresas e também de pessoas físicas, o "Adote uma Rua".

"Vivemos em um país onde a coleta de lixo é feita, mas a população insiste em colocar lixo na rua. A gente percebe que o Poder Público não vai poder fazer tudo sozinho. O nosso projeto é nesse sentido. Cada um zelar para o bem-estar de todos", explicou o vereador.

Gestão de Edvaldo

Questionado sobre a atuação do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, Fábio ressaltou a positividade do trabalho realizado pelo gestor, mas também reconheceu que ainda há muito o que se fazer.

"Não votei no prefeito Edvaldo Nogueira porque não acreditava que ele pudesse fazer uma boa gestão devido ao final da sua última passagem pela Prefeitura. O prefeito nos chamou e disse que a situação estava difícil, mas que iria tentar mudar", comentou Meireles.

E continuou: "Você percebe que o gestor está querendo administrar e busca o melhor para a população. Isso não quer dizer que a Administração está perfeita e tão somente maravilhosa. Nós observamos alguns defeitos e são nesses defeitos que a gente vai pontuando, cobrando do prefeito, pedindo audiência".

Iran Barbosa discute ‘Campanha Janeiro Branco’

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/01/2019 10h12, última modificação 11/01/2019 10h12
Iran Barbosa discute ‘Campanha Janeiro Branco’

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quinta-feira, 10, o vereador Iran Barbosa (PT) esteve na sede do Conselho Regional de Psicologia de Sergipe – 19ª Região (CRP19) e participou de uma reunião com o presidente da Comissão de Políticas Públicas, Pedro Alves dos Santos Filho, para discutir sobre a ‘Campanha Janeiro Branco: Mês de Prevenção e Cuidados em Saúde Mental e Emocional’.

Iran ressaltou a importância de produzir na sociedade a reflexão sobre a saúde mental e emocional para a qualidade de vida dos indivíduos e de suas famílias.

“O modelo de sociedade que temos vem provocando uma fragilidade emocional muito grande entre as pessoas, o que acaba por interferir no bem-estar de muitos cidadãos, sendo necessário disseminar campanhas de cuidados com a saúde mental e emocional do nosso povo”, enfatizou Iran.

Durante a reunião, o psicólogo Pedro Alves dos Santos Filho apresentou a Campanha que tem sido realizada pelo Conselho durante o mês de janeiro, destacando que o aumento dos problemas sociais tem acarretado no desequilíbrio mental e emocional da população, que carece de ações efetivas do Poder Público.

Na oportunidade, Iran Barbosa parabenizou as iniciativas do Conselho e entregou cópia da Lei Nº 5.501/2018, de sua autoria, que institui a Campanha Municipal de Estímulo ao Cuidado da Saúde Mental e Emocional, denominada “Janeiro Branco”, no âmbito da Capital, e define outras providências.

“Parabenizo o Conselho pelo papel que tem desempenhado na nossa sociedade e estou à disposição para somar forças nesta causa. Inclusive, estou apresentando Indicações, na Câmara Municipal, para cobrar dos Órgãos responsáveis a efetividade da Lei”, afirmou Iran Barbosa, destacando que a norma legal está em plena vigência; define os objetivos da Campanha Janeiro Branco em Aracaju; elenca as ações que devem ser promovidas durante a Campanha; e define o laço branco como símbolo dessa iniciativa que deve ser desenvolvida durante todo o mês de janeiro, pelos poderes públicos municipais, em articulação com entidades da sociedade civil.

Thiaguinho alinha detalhes do Carnaval do Inácio

por Maira Andrade, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/01/2019 10h42, última modificação 11/01/2019 10h42
Thiaguinho alinha detalhes do Carnaval do Inácio

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde desta quinta-feira, 10 de janeiro, o vereador Thiaguinho Batalha deu continuidade ao trabalho de construção do pré-carnaval no bairro Inácio Barbosa. Junto com os membros da Associação de Bares do Inácio, o vereador alinhou alguns pontos e definiu pautas importantes da festa.

Entre os pontos que ficaram definidos foi a saída da dupla de axé, Rafa e Pipo Marques da programação, e sua substituição por dois artistas sergipanos: a banda Banana Nativa e o cantor Kinho Farreiro. “Junto com os donos dos bares optamos em oferecer uma programação que garanta a diversão dos foliões, mas que também zele pelo bem estar dos moradores do bairro”, informa o vereador.

Entre os pontos discutidos na reunião estavam o itinerário dos trios, pontos de paradas, o esquema para entrada e saída dos moradores com segurança, entre outros. Estiveram presentes no encontro Renan Tavares e David Fonseca, do Restaurante Jobim, Bruno Dória, do Seo Inácio, João Ricardo Almeida, do Beach Stop e Ricardo Augusto, do Boteco do Farreiro.

“Esta foi uma reunião muito produtiva. Chegamos a um consenso quanto a não permissão de paredões na festa. Teremos banheiros químicos em várias partes do evento, bandas de fanfarras para animar pessoas de todas as idades e segurança. Sem dúvida, será um pré-carnaval inesquecível para Aracaju”, completa Thiaguinho.

Thiaguinho Batalha prestigia o lançamento do Campeonato Sergipano de Futebol 2019

por Maira Andrade, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/01/2019 12h29, última modificação 11/01/2019 12h29
Thiaguinho Batalha prestigia o lançamento do Campeonato Sergipano de Futebol 2019

Foto: Assessoria do parlamentar

Estimulador da prática esportiva, o vereador Thiaguinho Batalha representou a Câmara de vereadores da capital no lançamento oficial do Campeonato Sergipano de Futebol. O evento, que ocorreu no auditório do Hotel Sesc Atalaia, reuniu dirigentes das equipes credenciadas, convidados especiais e patrocinadores na noite da última quinta-feira (10). Na ocasião, foram apresentados os patrocinadores másters da competição e a premiação para os vencedores da liga.

Estimulador das práticas esportivas, Thiaguinho parabenizou a iniciativa da Federação Sergipana de Futebol em trabalhar incessantemente pelo crescimento do esporte mais praticado no Brasil. “Quero desejar um bom campeonato sergipano a todos os envolvidos com o nosso futebol que vem melhorando a cada ano. Torço para que em breve, nossos times possam ascender de série e nos orgulhar na elite do campeonato brasileiro”, disse.

Sobre o Campeonato

O Campeonato Sergipano de Futebol de 2019 será a 96º edição em 101 anos da divisão principal do campeonato estadual de Sergipe, cujo nome oficial será Sergipão 2019. Nove clubes participarão do torneio: os dois times tradicionais da capital, o Confiança e o Sergipe (campeão estadual no ano anterior); o Itabaiana; Boca Júnior; Dorense, Lagarto, Frei Paulistano, Olímpico e o Guarany.

Seu Marcos fala sobre a reunião do MP/SE

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/01/2019 13h12, última modificação 11/01/2019 13h12
Seu Marcos fala sobre a reunião do MP/SE

Foto: Assessoria do parlamentar

Após ato na frente da Unidade de Pronto-atendimento Dr. Nestor Piva, na manhã dessa quinta-feira, 10, o vereador Seu Marcos ( PHS) participou de uma reunião no Ministério Público de Sergipe (MP/SE) para tratar sobre a situação da Saúde de Aracaju.

Foram mais de duas horas de diálogo. Na reunião estavam presentes o procurador-geral, Eduardo Barreto D'avila, a secretária Municipal de Saúde, Waneska Barbosa, o Conselho Regional de Medicina (CRM), o Sindicato dos Médicos de Sergipe ( Sindimed) e entre outro representantes de categorias. Para o vereador Seu Marcos, não foram estabelecidos prazos para a normalização dos serviços nos principais hospitais do município, principalmente sobre a pediatria.

“Foi uma reunião em alguns momentos tensa, mas posso afirmar: o impasse continua. Os médicos não aceitam o valor estabelecido pela SMS. E não devem aderir ao cadastro que está sendo realizado pelo município. O Conselho de Medicina está desinterditando a medida que as escalas estão sendo apresentadas. A empresa terceirizada vai continuar em carácter de emergência. Não foi estabelecido prazo para a abertura da pediatria e nem da Unidade Fernando Franco, que está em reforma", relatou o vereador.

Sobre a transferência dos servidores do Nestor Piva para as outros locais, Seu Marcos explicou. “A secretária falou que serão 70 dias para a fazer a realocação dos servidores, que não será de forma imediata. Explicou também que não tem como garantir a abertura da pediatria, já que não têm médicos disponíveis. A empresa tenta normalizar o serviço, mas ao meu ver, o não acordo com o Sindimed complica cada dia mais o atendimento à população. A preocupação de todos presentes é com o povo de Aracaju, que está morrendo por falta de atendimento. Não chegamos a uma solução imediata. Alerto: se a prefeitura não negociar com os médicos e demais categorias a tendência é o caos perdurar”, finalizou.

Buscando o desfecho do caos na Saúde de Aracaju, Américo participa de reunião no MP

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/01/2019 10h00, última modificação 14/01/2019 10h06
Buscando o desfecho do caos na Saúde de Aracaju, Américo participa de reunião no MP

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última quinta-feira, 10, o vereador Américo de Deus (Rede) participou de audiência no Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE/SE), com membros do Sindicato dos Médicos de Sergipe  (SINDIMED), dos Conselhos Regional e Federal de Medicina, além da Secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, e do procurador-geral, Eduardo Barreto D’Ávila, no intuito de contribuir para a resolução do impasse e posterior normalização dos atendimentos nos hospitais, Fernando Franco e Nestor Piva.

De acordo com o parlamentar, o SINDIMED propôs manter os profissionais que hoje trabalham por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), com os mesmos valores de Dezembro e defendeu a realização de concurso público. “Mesmo com a proposta do sindicato, a secretária defendeu manter os credenciamentos para os profissionais que desejam aderir ao 'PJ', acabar com os 'RPA' e manter o contrato emergencial com a terceirização de todo serviço do Hospital Nestor Piva. Não houve avanços na situação, uma vez que cada um apresentava as suas argumentações. Esse impasse precisa ser resolvido o mais breve possível, a população não pode continuar desassistida”, comentou Américo de Deus.

Após questionamento dos Conselhos de Medicina à Secretária de Saúde sobre o prazo para restabelecimento do funcionamento de todos os serviços do Hospital Fernando Franco, o vereador se pronunciou. “Solicito a Secretária que envide esforços no sentido de reabrir os hospitais o mais rápido possível, tendo em vista que as pessoas atendidas naquela localidade são em sua maioria carentes, e o deslocamento para outras unidades geram grandes transtornos para os pacientes e para as próprias unidades que já se encontram superlotadas. Quanto aos demais servidores que prestam serviço no hospital Nestor Piva, todos estão apreensivos em relação a sua realocação”, explanou Américo.

A Secretária estabeleceu prazo de cerca de sessenta dias para a regularização da situação. “Todos os casos serão analisados com cuidado, observando alguns critérios para lotação nas unidades, além disso, será mantida a decisão da contratação dos médicos na Secretaria Municipal de Saúde por Pessoa Jurídica”, finalizou.

Américo de Deus reafirma ser contra privatização da Deso

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/01/2019 10h02, última modificação 14/01/2019 10h02
Américo de Deus reafirma ser contra privatização da Deso

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta sexta-feira, 11, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve reunido com a diretoria do Sindicato dos servidores da Deso (Sindisan), para ratificar o seu apoio à categoria na luta contra a privatização e contra a abertura do capital para vendas das ações da Estatal.

De acordo com o parlamentar, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) é um patrimônio do povo sergipano. “A Deso é uma empresa estratégica para o governo, pois, a água é fonte da vida, e não um produto de mercantilismo. Enquanto outros países estão protegendo a sua fonte da vida, nossos gestores querem andar na contramão, abrindo mão do nosso produto estratégico. Essa ação do Governo do Estado de Sergipe deve ser repudiada por todos os sergipanos. A Deso precisa é de um choque de gestão, de um planejamento estratégico para mensurar toda sua estrutura de mercado e direcionar ações visando o equilíbrio e a sobrevivência da empresa para que ela cumpra a sua missão”, explicou Américo de Deus.

Finalizando a reunião, Américo ratificou a importância da Deso na vida dos sergipanos. “A Deso cumpre um papel social e estratégico para toda a sociedade sergipana, mantendo a tarifa social para as pessoas de baixa renda no valor de R$ 17,00 (dezessete reais), além de fornecer água para os municípios independentemente da lucratividade. Na verdade, é preciso acabar com interesses de algumas empresas que se dizem preocupadas com o Estado, mas na verdade estão querendo pegar essa filão, principalmente na questão dos esgotos", pontuou.

Emurb atende a indicação do vereador Jason Neto

por Henrique Matos, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/01/2019 10h04, última modificação 14/01/2019 10h04
Emurb atende a indicação do vereador Jason Neto

Foto: Assessoria do parlamentar

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) iniciou a pavimentação asfáltica da Rua José Figueiredo de Albuquerque, no bairro Coroa do Meio. Essa foi uma indicação do vereador Jason Neto (PDT) já que os moradores vinham sofrendo, há anos, com a poeira em tempos de sol e lama em dias de chuva.

“São obras como essa que fazem valer o nosso trabalho como vereador. O meu mandato é para o povo, luto para que aconteçam melhorias nas comunidades. Aproveito para agradecer ao presidente da EMURB, Antônio Sérgio Ferrari, que tem sido sempre solícito quando o procuramos”, enalteceu o vereador Jason Neto.

O presidente da EMURB explicou que parte da rua ainda não foi finalizada, algo em torno de 150 metros, porque faltam serviços de drenagem, que é feito antes do asfaltamento. “Existe uma programação da empresa contratada. Ela faz os trabalhos de drenagem e depois asfalta. Mas nem sempre esse trabalho é linear”, explicou Sérgio Ferrari.

Vereador Dr. Gonzaga em ação no recesso

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/01/2019 12h11, última modificação 14/01/2019 12h11
Vereador Dr. Gonzaga em ação no recesso

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Dr. Gonzaga (MDB) esteve na manhã domingo, 13, no bairro Industrial para conferir a realização de serviços solicitados à Emurb na Av. José Conrado de Araújo. “Quero aproveitar e agradecer o pronto atendimento do secretário Sergio Ferrari e sua equipe, pois todos os serviços foram executados, desde o conserto das calçadas e canteiro de passeio, como a instalação de corrimão nas passarelas de pedestre, o que deixou a população satisfeita e segura”, esclareceu.

O parlamentar também visitou alguns moradores locais e outras ruas do bairro, e vai encaminhar novas solicitações aos órgãos competentes. “Independente de a Câmara estar em recesso legislativo, o nosso trabalho não para, pois esse é o papel dos vereadores, ouvir e buscar soluções para as demandas do povo”, explicou.

Dr. Gonzaga acrescentou que o vereador é o político que trabalha próximo ao povo, mantendo contato diário e direto com a população, por isso uma de suas principais funções é estar nas comunidades e nos bairros, ouvindo o povo que ele representa na Câmara. “é nosso dever fazer esse trabalho todos os dias do ano, independente do recesso parlamentar”, acrescentou.

Dr. Gonzaga disse que nas sessões da Câmara o vereador tem outra função, que é apresentar projetos e indicações que visem o bem estar da população, bem como fiscalizar, analisar ações do governo e votar proposituras. “Mas, é nas ruas que exercemos nossas principais atividades, interagindo e ouvindo o povo e suas necessidades”, completou.

“Vou continuar lutando pela população carente”, afirma Palhaço Soneca durante entrevista ao Jornal da Fan

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/01/2019 10h06, última modificação 15/01/2019 10h06
“Vou continuar lutando pela população carente”, afirma Palhaço Soneca durante entrevista ao Jornal da Fan

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta segunda-feira, dia 14, o vereador Palhaço Soneca (PPS) concedeu entrevista ao jornal da Fan, apresentado pelo radialista Narcizo Machado. Em pauta, as ações realizadas durante os dois anos de mandato na Câmara Municipal de Aracaju, além dos projetos para 2019. Ainda durante o programa Soneca interagiu com o público através do contato telefônico e se comprometeu em resolver o problemas de alguns ouvintes.

Palhaço Soneca falou dos projetos apresentados na Casa Legislativa. Destacou o programa “Primeiro Emprego”, cujo objetivo é inserir o jovem aracajuano no mercado de trabalho. Este projeto de lei ainda aguarda votação na Câmara Municipal de Aracaju.

O vereador que hoje faz parte do Partido Popular Socialista (PPS) falou sobre a relação com o atual partido e do “namoro” com o PT após o convite do senador eleito Rogério Carvalho. “Vamos aguardar as diretrizes do PPS. Se for de acordo com os meu ideais eu permaneço, se não posso mudar de partido sim”, enfatizou.

Para 2019, a intenção do vereador é continuar a luta diária em prol da comunidade mais carente, ajudando a resolver os problemas constantes nos bairros, conjuntos e loteamentos periféricos da capital sergipana.

Cabo Amintas alerta MPE quanto aos "tubarões" que estão fazendo festa no mar de lamas da Prefeitura

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/01/2019 11h01, última modificação 15/01/2019 11h01
Cabo Amintas alerta MPE quanto aos "tubarões" que estão fazendo festa no mar de lamas da Prefeitura

Foto: Assessoria do parlamentar

Na noite de ontem, 14, durante o programa “Nas Ruas”, apresentado pelo vereador de Aracaju, Cabo Amintas (PTB), através da sua página Facebook e no Instagram, o parlamentar criticou as ações da gestão municipal relacionadas à saúde pública.

“Nós não temos garantia nenhuma de saúde pública! Nada! O prefeito Edvaldo Nogueira resolveu, no final de dezembro, dar um presente aos médicos. Os profissionais que trabalhavam no sistema de contrato como autônomos, prestando serviços, recebiam R$120 por hora trabalhada. Aí o prefeito Edvaldo, na malandragem, anunciou para esses médicos que a hora teria o valor de R$75. Imagine você, trabalhador, que recebe R$120 pela hora trabalhada, sabendo que passará a ganhar R$75. Praticamente ouvindo um ‘se quiser assim, fique, se não quiser, saia’”, explicou Amintas.

Depois desse impasse, na última semana, a secretária da área, Waneska Barboza, apontou que seria feita a contratação de uma empresa para administrar o Hospital Nestor Piva, localizado na Zona Norte. Isso sob a informação de que a medida era necessária para driblar a crise já instalada.

O parlamentar, em seguida, comentou sobre a contratação da empresa e a indignação dos profissionais da saúde. “Os médicos, obviamente, não aceitaram essa proposta do prefeito. É absurda! Reduzir o salário do trabalhador é errado, o dele não reduz em nada! Sabendo que os médicos não aceitariam isso, ele já estava preparado! De imediato uma empresa foi contratada, essa empresa que vai administrar o Nestor Piva receberá dois milhões da prefeitura por mês e vai pagar aos médicos contratados exatamente os R$120. É uma maracutaia ou não é?”, questionou.

Por fim, Cabo Amintas instigou os órgãos responsáveis a investigar a fundo as razões para a contratação da empresa. 

“Dá pro pessoal do Ministério Público acordar pra ver o que está acontecendo? Eles estão pagando o mesmo valor que a prefeitura estava pagando, e aí reduz para R$75 para poder contratar, a título de emergência, uma empresa, fugindo do processo licitatório! De quem é essa empresa? Nós já estamos buscando essas informações porque tem alguém faturando alto com essa jogada!”, declarou, incisivo.

Ainda sobre o MPE, Cabo Amintas usou de trocadilhos para chamar a atenção do órgão quanto a manter o foco onde, de fato, se faz necessário. "Com todo o respeito que tenho aos membros do Ministério Público mas, infelizmente, às vezes se atentam aos 'peixes pequenos' enquanto os 'tubarões' estão fazendo a festa nesse mar de lamas. E o prefeito [Edvaldo Nogueira] é um tubarão e todos sabem disso. Se não querem prestar a atenção, um dia vocês vao ter que se explicar! Quem sabe uma hora não acontece um reboliço nesse estado e a gente começa a esclarecer muita coisa que a população ainda não sabe", alertou.

Fábio Meireles quer lições de primeiros socorros nas escolas do município

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 15/01/2019 13h32, última modificação 15/01/2019 13h32
Fábio Meireles quer lições de primeiros socorros nas escolas do município

Foto: Gilton Rosas

Uma das principais causas de morte em decorrência de infartos no miocárdio se dá pela falta de um atendimento de urgência nos primeiros cinco minutos do ocorrido. Além disso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, em caso de sobrevivência da vítima, o índice de sequelas é bastante alto.
Pensando em minimizar essa realidade, o vereador Fábio Meireles (PPS) protocolou um projeto, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), que institui o programa Lições de Primeiros Socorros na Educação Básica da rede pública do município. "A ideia inicial é capacitar essas crianças para que sirvam de difusores do socorro imediato. É imprescindível para a vida esse atendimento de urgência. Como a maioria das grandes lições se aprendem na escola, vejo como fundamental esse ensinamento na nossa rede pública de ensino", afirma Fábio.
A finalidade do programa é fazer com que a escola ensine ao aluno a maneira mais correta e segura para lidar com situações de emergências e que exijam intervenções rápidas, permitindo-lhes identificar os procedimentos mais adequados para cada caso.
"Não se trata de formar profissionais de saúde, mas pessoas que saibam como lidar com o problema até a chegada de alguém capacitado tecnicamente", explica o vereador.
Além dos alunos, todos os agentes envolvidos no processo educacional também passarão pelo treinamento com profissionais capacitados na área, a exemplo de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
O projeto tramita na Câmara Municipal e a expectativa do parlamentar é de que ele seja colocado na pauta de votação após o recesso do Legislativo. "É um projeto que requer urgência, pois vidas podem ser salvas a partir da sua execução. Espero poder contar com a sensibilidade dos colegas e conseguir a aprovação", finaliza Fábio Meireles.

Soneca reúne moradores do Nova Liberdade e leva boas notícias sobre a ocupação

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/01/2019 09h45, última modificação 16/01/2019 09h45
Soneca reúne moradores do Nova Liberdade e leva boas notícias sobre a ocupação

Foto: Assessoria do parlamentar

Preocupado com a moradia de 800 famílias, o vereador Palhaço Soneca (PPS) se reuniu com moradores que ocupam o Loteamento Nova Liberdade III, localizado na área do antigo frigorífico, as margens da BR 101. Morador vizinho do loteamento, Soneca acompanha as negociações desde 2017 e tenta evitar uma desocupação em massa daquela área.

No novo encontro, Palhaço Soneca informou sobre as tratativas do processo de reintegração de posse do terreno movido judicialmente por um grupo empresarial do estado.

O vereador informou que o governo está buscando administrativamente a solução do problema através da permuta de outro terreno pertencente ao estado para garantir a permanência daquelas famílias na comunidade. “Com esta medida as 800 famílias vão poder ficar no loteamento”, avisou.

"Temos que olhar para a população carente. Estou aqui na condição de vereador de Aracaju, porém a causa é bastante complexa. Como representante do povo, vou lutar pelo direito à moradia dessa gente, pois é isso que a nossa constituição prevê. Como ex-morador de rua conheço de perto essa triste experiência e sei como é dolorosa, portanto, essa luta também é minha", disse o parlamentar.

A esperança do vereador é que tão logo seja resolvida a situação, o governo planeje obras de infraestrutura e criação de um novo bairro, pois a população não merece sofrer ainda mais.

Jason: Banco 24 Horas será instalado até dia 25 no Mercado

por Henrique Matos, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/01/2019 09h48, última modificação 16/01/2019 09h48
Jason: Banco 24 Horas será instalado até dia 25 no Mercado

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Jason Neto (PDT) comemorou muito com a confirmação de que uma unidade do Banco 24 Horas estará instalada no Mercado Virgínia Leite Franco, em Aracaju, até o dia 25. A boa notícia foi repassada no início da noite de terça (dia 15), pela Superintendência da Caixa Econômica, e reforça as conquistas feitas por Jason Neto na luta pelos mercados.

“Sou filho de um vendedor do mercado, com muito orgulho. Acompanho a realidade daqueles trabalhadores, principalmente no Mercado Virgínia Leite Franco. As instalações dos bancos são necessárias por conta da quantidade de valor que circula nos mercados, além da quantidade de turistas que recebem”, explicou o vereador. Jason afirmou que vários ônibus turísticos param ali e as pessoas não têm onde sacar, precisam caminhar a quase um quilômetro, e deixam de realizar compras na localidade.

 Essa já é a segunda unidade bancária que o vereador Jason Neto consegue levar para atendimento no mercado. A primeira foi a instalação de um ponto avançado do Banese. “Muitos comerciantes do mercado saiam com suas rendas para depositar em agências distantes e acabavam sendo assaltadas, por isso a ida do Banese foi importante também. Já a busca pelo Banco 24 Horas teve início em abril de 2017, quando fiz a solicitação, e em seguida tive com o então presidente da Caixa, Gilberto Occhi. Outras tantas vezes estive com o superintendente Marco Antônio Queiroz, que sempre nos atendeu muito bem”, detalhou o vereador Jason.

 Segurança

Jason Neto destacou também a melhoria na segurança dos mercados. “Foi com a nossa interferência, que a Guarda Municipal ampliou de seis para doze guardas, reduzindo o índice de roubo e violência nos mercados centrais. Os guardas Municipais também realizam rondas na região e contam com o apoio da Polícia Militar na área externa”, finalizou o vereador.

“Sem acordo com os profissionais, a SMS continuará com dificuldades em resolver o caos da saúde de Aracaju”, diz Seu Marcos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/01/2019 14h08, última modificação 16/01/2019 14h08
“Sem acordo com os profissionais, a SMS continuará com dificuldades em resolver o caos da saúde de Aracaju”, diz Seu Marcos

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) participou de mais uma tentativa de normalizar o atendimento à população nos hospitais municipais de Aracaju. O parlamentar, que tem acompanhado de perto o caos que se instalou no setor, esteve , na manhã dessa terça-feira, 15, com a Secretária Municipal de Aracaju (SMS), Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe( SEESE) e Conselho Municipal de Saúde( SMS).

O encontro tinha como objetivo esclarecer as medidas do contrato emergencial no Nestor Piva. A secretária Waneska Barbosa apresentou toda a documentação firmada entre as entidades ao Conselho Municipal e em seguida foi entregue a avaliação da Comissão de Fundos do Conselho. Ficou decidido uma nova reunião para tratar melhor do assunto. Estou acompanhado todas as reivindicações das categorias e torcendo para que a população seja atendida o mais rápido possível", afirmou o legislador.
Quando questionado sobre uma saída imediata da crise, Seu Marcos foi enfático: “ Desde que a SMS decidiu acabar com os 'RPA' e contratar serviços terceirizados para o Hospital Nestor Piva, era de se esperar uma não aceitação dos profissionais. No meu entendimento, enquanto o órgão não entrar em acordo com os médicos e demais servidores, continuará tendo sérias dificuldades em reabrir o Fernando Franco e normalizar os serviços no Nestor Piva. O cadastro está aberto, mas os médicos não aderiram ao chamado público. Eles não querem trabalhar neste regime que foi imposto”, alertou Seu Marcos.

Iran Barbosa cobra medidas para recuperação de praças em Aracaju

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/01/2019 10h38, última modificação 17/01/2019 10h38
Iran Barbosa cobra medidas para recuperação de praças em Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Além de ser um local de convivência social, lazer, cultura, e de práticas desportivas e de atividades físicas, as praças são espaços públicos que podem cumprir, também, uma importante função ecológica dentro da estrutura urbana. Diante disso, o vereador Iran Barbosa (PT) protocolou, na Câmara Municipal de Aracaju, um conjunto de Indicações que prevê a reforma de diversas praças localizadas nos bairros Farolândia, São Conrado, Siqueira Campos, Jabutiana, Aeroporto, Inácio Barbosa, Grageru e Centro da Cidade.

De acordo com Iran, as Indicações são frutos de demandas colhidas junto à população e de visitas aos bairros de Aracaju, além do que os serviços urbanos de recuperação, manutenção e estruturação de praças são temas pautados pelo parlamentar cotidianamente.

O vereador pontuou que esses espaços públicos cumprem o significativo papel de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, especialmente daquelas que não têm outras alternativas de lazer, esporte e cultura.

“A população passa a desfrutar de espaços abertos, com áreas verdes ao ar livre, que estimulam a circulação de pessoas, a prática de exercícios físicos e a contemplação do espaço urbano, ajudando, inclusive a aprimorar a relação entre o cidadão e os equipamentos públicos”, afirmou.

“Lamentavelmente, muitas praças da nossa Cidade estão abandonadas, precisando de reformas, o que dificulta o uso adequado desses espaços. As praças são áreas de lazer que merecem muita atenção do Administração Municipal e é por isso que foram protocoladas as Indicações, reiterando outras já apresentadas em 2017 e 2018”, explicou Iran Barbosa.

Através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), propõe-se reforma para a Praça Presidente João Goulart, Praça Jornalista Orlando Dantas, Praça Edite Menezes Lopes, Praça localizada na Rua 08, Praça Edeltrudes Teles, Praça Presidente João Goulart, Praça Engenheiro Sérgio Costa Tavares, Praça Acrísio Garcez, localizadas no Conjunto Augusto Franco, Bairro Farolândia; Praça Radialista Glau Peixoto, Praça Dário Ferreira Nunes, Praça Chico Mendes, Praça Dulce Menezes Dantas, localizadas Conjunto Orlando Dantas, Bairro São Conrado; Praça Terezinha Valdelice Santos da Paixão, Praça Joaquim Sabino Ribeiro Chaves, Praça Gilda Lelis, localizadas no Conjunto Costa e Silva, Bairro Siqueira Campos; Praça Dom José Thomaz, no Bairro Siqueira Campos; Praça Iselte Fernandes Azevedo, Praça Engenheiro Agrinaldo Campos Lira, localizadas no Conjunto Santa Lúcia, Bairro Jabutiana; Praça das Mães, localizada no Conjunto Santa Tereza, Bairro Aeroporto; Praça Zé Pretinho, localizada no Conjunto Beira Rio, Bairro Inácio Barbosa; Praça Josino Almeida, Praça Maria Guadalupe Amado Mendonça, Praça Prof. Arivaldo Montalvão, localizadas no Residencial Parque dos Coqueiros, Bairro Inácio Barbosa; Praça Tiradentes, Praça Monteiro Lobato, localizadas no Bairro Inácio Barbosa; Praça Dr. Pedro Garcia Moreno, localizada no Bairro Grageru; Praça da Bandeira, Praça Olímpio Campos, localizadas no Centro da Cidade.

 

Bittencourt acompanha retorno das obras de infraestrutura no Marivan

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/01/2019 10h39, última modificação 17/01/2019 10h39
Bittencourt acompanha retorno das obras de infraestrutura no Marivan

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) participou nesta quarta-feira, 16, da solenidade de assinatura da ordem de serviço para a retomada de obras em 53 ruas do bairro Marivan, zona Sul de Aracaju. Os trabalhos de infraestrutura contemplarão serviços de terraplanagem, drenagem pluvial, construção de rede de esgoto, pavimentação, calçadas e ciclovias.
“O prefeito Edvaldo Nogueira, mais uma vez, honra suas promessas de campanha. Essas obras foram iniciadas em seu primeiro mandato em 2012 e a gestão que o sucedeu não deu continuidade. A comunidade contará com um espaço bem estruturado, com melhorias para todos os moradores”, comentou Bittencourt, ressaltando que os serviços são frutos de investimentos de R$ 12.151.497,87, recursos defendidos por ele na Câmara Municipal de Aracaju.
“As melhorias no Marivan e em diversas localidades da capital são financiadas com recursos do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e de recursos próprios da gestão municipal, graças ao financiamento CPAC. Aprovamos o empréstimo total de R$ 50 milhões para a retomada das obras do PAC que estavam paradas”, reforçou Bittencourt.

Thiaguinho fala das perspectivas e desafios para a vice-presidência da CMA

por Maira Andrade, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/01/2019 11h20, última modificação 17/01/2019 11h20
Thiaguinho fala das perspectivas e desafios para a vice-presidência da CMA

Foto: Gilton Rosas

Faltando pouco mais de um mês para o retorno das atividades parlamentares, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB), empossado no último dia 02 de janeiro como vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para o biênio 2019-2020 está a todo vapor, realizando atividades fora do plenário e se preparando para os novos desafios que surgirão ao longo dos próximos meses.

De acordo com a parlamentar o ano de 2019 será decisivo para a casa, visto a iminência do Concurso Público, já anunciado pelo presidente Nitinho, bem como nas mudanças previstas para o organograma. “Teremos assuntos muito importantes que com certeza serão tratados ainda nos primeiros meses do ano”, reflete.

Thiaguinho não esconde suas expectativas pessoais com o novo cargo, afinal, é um dos vereadores mais jovens a ocupar tal cadeira. “Esta é minha primeira legislatura. Tudo foi muito novo ao longo dos dois primeiros anos, mas acredito que aprendi muito e me sinto preparado para assumir a vice-presidência, auxiliando a mesa e os colegas como um todo”, completa.

O vereador comenta ainda o fato de poder substituir, eventualmente, o presidente Nitinho ou até mesmo o prefeito Edvaldo Nogueira, em caso de viagem, visto que o município está sem vice-prefeito, devido a saída de Eliane Aquino para o cargo de vice-governadora. “Sem dúvida será uma responsabilidade ainda maior e uma honra muito grande’, finaliza.

"Será um sonho realizado aqui no Jardim Bahia", diz Fábio Meireles

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/01/2019 12h28, última modificação 17/01/2019 12h28
"Será um sonho realizado aqui no Jardim Bahia", diz Fábio Meireles

Foto: Assessoria do parlamentar

"De jardim, o Loteamento Jardim Bahia, no bairro Soledade, Zona Norte de Aracaju, só tem mesmo o nome. A área não lembra em nada a beleza e a paz que esse ambiente transmite. Pelo contrário. Os moradores de lá vivem um martírio desde a sua criação".

A descrição acima está em uma matéria veiculada há oito anos pelo Jornal Cinform, mas que se torna bastante atual, principalmente para quem cresceu na comunidade e por lá ainda continua, como é o caso do vereador por Aracaju, Fábio Meireles.

"Foi aqui no Jardim Bahia onde fiz a minha vida. Foi um tempo de muita luta. Me lembro das inúmeras vezes em que a minha casa foi invadida pela lama e tive que conviver com o choro dos meus vizinhos ao perder todo o pouco que conquistaram durante uma vida. Fomos uma comunidade esquecida pelo Poder Público durante muito tempo", afirma Fábio.

A colocação do tempo verbal no passado na fala de Fábio tem um motivo. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinará ordem de serviço, nesta sexta-feira, 18, para que seja feita a infraestrutura, drenagem e pavimentação do Loteamento Jardim Bahia.

"Deus sabe da minha luta por este lugar. Antes mesmo de me tornar vereador levantava essa bandeira em defesa de um loteamento digno para as pessoas que aqui residem. Foi preciso chegar à condição de parlamentar e contar com a sensibilidade do prefeito Edvaldo para ver o sonho se tornar realidade", relembra Meireles.

Para esta obra, serão contemplados o Jardim Bahia I e II, onde serão investidos recursos da ordem de R$ 2,7 milhões para a drenagem e pavimentação de todas as ruas da localidade.

"Passamos muitas humilhações. Uma vez, a água estava subindo, colocamos nossa filhinha nas costas e a deixamos na casa de andar de uma amiga até que o nível da água baixasse. Hoje, com essa obra, o sonho de muitas famílias será realizado. A nossa comunidade irá recuperar a autoestima e a dignidade", finaliza Fábio Meireles.

Vereador Iran cobra reforma de terminais de ônibus de Aracaju

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/01/2019 10h54, última modificação 18/01/2019 10h54
Vereador Iran cobra reforma de terminais de ônibus de Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

A falta de conservação dos terminais de ônibus de Aracaju é uma cobrança recorrente feita pelo vereador Iran Barbosa, do PT. Preocupado com a estrutura física precária desses locais e com as suas condições de funcionamento, o parlamentar apresentou, na Câmara Municipal de Aracaju, mais uma vez, Indicações ao Poder Executivo para que, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo – Emurb e da Superintendência de Transporte e Trânsito – SMTT, providencie as reformas de três Terminais de Integração de ônibus da Capital.

As Indicações 30, 31 e 35 de 2019 solicitam a reforma do Terminal de Integração Manoel de Aguiar Menezes, conhecido como “Terminal do Mercado”, situado no Centro da Cidade; do Terminal de Integração do Distrito Industrial de Aracaju – DIA, situado no bairro Inácio Barbosa; e do Terminal de Integração Fernando Sávio, conhecido como “Terminal da Rodoviária Velha”, situado no centro da Cidade, respectivamente, reiterando indicações apresentadas em 2017 e 2018.

Iran lembrou que o valor da passagem da capital sergipana lidera entre os valores praticados nas capitais da região Nordeste. No entanto, os usuários do transporte sofrem com o péssimo serviço oferecido.

“Entendo que essas reformas devem ser tomadas como prioridades pela atual Administração, pois são locais que necessitam de cuidados e de manutenções permanentes. A população paga caro pela passagem do transporte coletivo”, frisou Iran.

IPCA

O vereador Iran mencionou a divulgação dos dados da pesquisa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última sexta-feira, 11 de janeiro.

“Segundo a pesquisa, em Aracaju o aumento foi de 0,67% em dezembro de 2018, sendo alta mais intensa entre todas as regiões, enquanto para o Brasil, a alta nos preços foi 0,15%. O aumento é reflexo do reajuste de 14% na tarifa dos ônibus urbanos”, explicou.

“Esse aumento abusivo e inoportuno da tarifa do transporte não pesou apenas no bolso dos usuários, mas também de todo consumidor sergipano”, afirmou Iran Barbosa.

Bittencourt diz que “enquanto a oposição chora de raiva, Edvaldo Nogueira trabalha”

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/01/2019 11h05, última modificação 18/01/2019 11h04
Bittencourt diz que “enquanto a oposição chora de raiva, Edvaldo Nogueira trabalha”

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) rebate algumas críticas feitas pelo vereador Elber Batalha (PSB) sobre a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Na opinião do parlamentar, o papel da oposição não está sendo o de fiscalizar com embasamentos técnicos mas, sim, o de fazer a crítica pela crítica. “É preciso descer do palanque do partidarismo e reconhecer como Aracaju vem avançando nesses dois anos. A cidade veio de uma gestão fracassada. É natural que critiquem, faz parte da democracia. Mas o desejo pelo fracasso e a torcida para que aconteça sempre o pior têm sido a uma obsessão de alguns nomes da oposição. Se depender deles, Aracaju viveria um caos em benefício do seus discursos meramente eleitoreiros. A administração de Edvaldo caminha muito bem”, diz Bittencourt.

Em relação às obras, a Prefeitura, nos dois primeiros anos, vem realizando trabalhos de infraestrutura nos bairros Santa Maria, Coroa do Meio, Atalaia, Coqueiral, 17 de Março, Augusto Franco, Farolândia, Cidade Nova, loteamentos Moema Mary, Senhor do Bomfim, Pantanal, conjuntos Padre Pedro, Antônio Carlos Valadares e outros. São 260.609,43 metros quadrados de vias recuperadas e cerca de 600 ruas por mês, além de 17 km de vias recapeadas de pavimentação e 12.814 toneladas de asfalto.

“E não para por aí. Edvaldo vem dando uma série de ordens de serviço para obras de urbanização em Aracaju que somarão um investimento de R$ 50 milhões para os bairros Marivan, Japãozinho, Soledade (Moema Mary e Jardim Bahia), além da recuperação das avenidas Euclides Figueiredo e Beira Mar. Não podemos esquecer do projeto de Mobilidade Urbana. Os semáforos inteligentes já estão em implantação e a população já vê Aracaju mais organizada”, pontuou Bittencourt, destacando o trabalho diário das equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB).

“O sistema viário dos bairros Aruana, Capucho Cidade Nova, Luzia, Suissa e Siqueira Campos receberam reparos. Também foi feita rede de drenagem no 18 do Forte, Coroa do Meio, Jabotiana, Jardim Centenário, Olaria, Ponto Novo e Soledade, e pavimentação na Farolândia, Soledade e na Zona de Expansão. Enquanto a oposição chora de raiva, o povo sorri de alegria, o prefeito trabalha e cada vez mais enfrentramos os problemas da nossa cidade”, complementou.

Além das obras de infraestrutura nos bairros aracajuanos, a Prefeitura já reformou e promoveu a manutenção de 63 das 75 escolas da Rede Municipal de Ensino. “Foram investidos mais de R$ 1 milhão em obras de revitalização ou recuperação dos colégios. Além de ser mais uma promessa de campanha cumprida por Edvaldo, as reformas das Escolas integram o Planejamento Estratégico da PMA para que a Rede tenha qualidade de ensino aos alunos, ofertando espaços com ótima condições de trabalho para professores e demais funcionários. Desde janeiro de 2018, já foram investidos R$ 1,4 milhão em mobiliário. Para 2019 já estão sendo empenhados R$ 3,5 milhões para manutenção e reforma de prédios da Educação”, reforçou.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também foi alvo das críticas do membro da oposição, especialmente sobre a situação dos Hospitais Nestor Piva e Fernando Franco. No último dia 14, o atendimento no Hospital Nestor Piva voltou a ser normalizado em sua totalidade, com a desinterdição pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) com os esforços céleres da SMS para a recomposição de escalas e garantia da assistência à população.

Como medida emergencial, a Prefeitura realizará contratação de uma empresa para regularizar os atendimentos no Nestor Piva e ficará responsável pela contratação dos médicos e de todos os demais profissionais, garantindo a prestação do serviço. A gestão do Fernando Franco continuará pela responsabilidade da Prefeitura. A Administração também promove a contratação de profissionais através de Processo Seletivo para Pessoa Jurídica, iniciada em dezembro. Deste modo, estarão extintos os contratos através de RPA, atendendo a uma determinação do Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado.

“Os aracajuanos não podem ficar desassistidos e não ficarão. Embora seja um contrato emergencial, todos os trâmites são feitos de forma legal, acompanhados pelos órgãos de fiscalização e de controle, a exemplo do Tribunal de Contas, o Ministério Público, o Conselho e a própria população. Haverá uma comissão da SMS para acompanhar os resultados dos serviços prestados pela empresa no Nestor Piva. Tudo está sendo feito da forma mais transparente, ética e responsável”, destacou Bittencourt.

O atendimento no Nestor Piva está normalizado e fluindo. De 08 de janeiro ao início da manhã do dia 17, o Nestor Piva realizou 2.727 atendimentos em clínica médica. Do dia 09 ao início da manhã de 17 de janeiro foram 309 atendimentos na clínica cirúrgica. Já na clínica ortopédica, foram 212 atendimentos de 14 de janeiro ao início da amanhã do dia 17.

“Estamos lidando com vidas", alerta Seu Marcos em visita a paciente no bairro Aeroporto

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/01/2019 11h52, última modificação 18/01/2019 11h52
“Estamos lidando com vidas", alerta Seu Marcos em visita a paciente no bairro Aeroporto

Foto: Assessoria do parlamentar

Nessa quarta-feira, 16, o vereador Seu Marcos ( PHS) foi até o bairro Aeroporto, zona sul de Aracaju, para atender a solicitação de uma moradora, que pediu a ajuda do parlamentar durante entrevista no Programa “A Voz do Povo”, da Rádio Jornal.

“Dona Josefa fez uma cirurgia de amputação de pé e precisa agora de duas cadeiras de rodas, um normal e uma de banho. Vou encaminhar o pedido para entidades responsáveis, neste caso o CASE (Centro de Atenção à Saúde de Aracaju), para que a mesma possa ter sua solicitação atendida. Tenho acompanhado muitos casos de pacientes em diversos bairros de Aracaju. Esse tipo de demanda é muito recorrente, já que Aracaju tem um índice de amputamento alto”, destacou o vereador.

 Seu Marcos falou também do trabalho realizado a frente da saúde. “ Sempre que concedo entrevista em rádio, a população liga pedindo a minha visita em suas residências. A maioria são pacientes em tratamento. Tenho comparecido sempre que convidado nos domicílios. É uma forma de fazer o meu trabalho como vereador, mas todas as demandas dependem do compromisso dos gestores públicos. É preciso mais agilidade, estamos lidando com vidas humanas” afirmou o parlamentar.

Vereadores acompanham ordem de serviço na Soledade

por Viviane Cavalcante — publicado 18/01/2019 12h45, última modificação 21/01/2019 13h32
Vereadores acompanham ordem de serviço na Soledade

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta sexta-feira,18, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) e os vereadores Isac Silveira (PCdoB), Seu Marcos (PHS), Thiaguinho Batalha (PMB), Fábio Meireles (PPS), Vinicius Porto (DEM), Zezinho do Bugio (PTB), Anderson de Tuca (PRTB) e Palhaço Soneca (PPS)  acompanharam a assinatura da ordem de serviço para início das obras estruturantes nos loteamentos Jardim Bahia I e II, no Bairro Soledade.

O presidente da Casa Legislativa, Nitinho, demonstrou felicidade pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) ter atendido um pedido de um colega de parlamento que é morador da área há muitos anos, Fábio Meireles. “A gente fica muito feliz em ver uma reinvindicação antiga de um vereador ser atendida, além de ser um clamor dessa comunidade que tanto precisa de infraestrutura”, opinou.

De acordo com Fábio Meireles, foram muitos anos de sofrimento da comunidade. São 16 anos de sofrimento e humilhação que hoje acaba. Em tempo de sol, sofremos com a poeira. Em época de chuva, muita lama. Agora a população vai ter novos sonhos e uma nova história”, enfatizou.

O líder do prefeito na CMA, Vinicius Porto lembrou que essa obra já havia sido anunciada pelo prefeito em reunião com a comunidade, no mês de setembro de 2018. “Agora ele vem firmar esse acordo, foi promessa de campanha e ele tem esse hábito de cumprir o que prometeu”, disse. Zezinho do Bugio ressaltou que esse é um momento de felicidade para a população.

Já Isac, ressaltou a política de restruturação a vida nos bairros mais carentes que a prefeitura está fazendo. “Quero parabenizar a iniciativa da prefeitura e também da Câmara por terem aprovado o projeto que possibilitou a restruturação do Jardim Bahia”, afirmou. No mesmo sentido, Seu Marcos parabenizou a administração municipal pela iniciativa.

Falando em qualidade de vida, Anderson de Tuca disse que essa obra que a PMA vai realizar irá transformar a difícil realidade dessa comunidade. “Hoje é apenas o início de uma grande obra”, opinou. Sobre a obra, Thiaguinho Batalha ressaltou que infraestrutura e saneamento básico são coisas fundamentais para a vida de um ser humano.

O vereador Palhaço Soneca lembrou da importância dessas obras para as áreas periféricas do município. “Morei e ainda moro numa região que precisa de infraestrutura e que aos poucos está recebendo a atenção da Prefeitura. Fico contente, pois os moradores da Soledade também estão recebendo uma assistência necessária”, destacou.

“Espaço Zé Peixe não oferece acessibilidade para pessoas com deficiência”, denuncia o vereador Lucas Aribé

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/01/2019 12h31, última modificação 18/01/2019 12h31
“Espaço Zé Peixe não oferece acessibilidade para pessoas com deficiência”, denuncia o vereador Lucas Aribé

Foto: Assessoria do parlamentar

Enquanto o recesso parlamentar para uns é momento de descanso, para o vereador Lucas Aribé (PSB) é de muito trabalho. Lucas está realizando visitas a bairros e espaços públicos da capital verificando a questão da acessibilidade dos locais e ouvindo as demandas da população.

O Espaço Zé Peixe, localizado na Av. Ivo do Prado – Centro da capital, foi um dos escolhidos e durante a visita, o parlamentar identificou a falta de acessibilidade no ponto turístico, inaugurado em 2015, ano em que a Lei Brasileira da Inclusão entrou em vigor e que estabelece normas de acessibilidade.

“O local não oferece acessibilidade para que a pessoa com deficiência visite o Espaço. O elevador não funciona, os painéis de informação não possuem Braille, no prédio encontramos piso tátil somente próximo da escada, o restaurante instalado não oferece cardápio em Braille e nem comandas individuais. Isso mostra um total desrespeito às normas estabelecidas para o funcionamento de locais turísticos, pois eles devem estar prontos para receber qualquer tipo de cidadão. Chamo a atenção do poder público no sentido de resolver urgentemente essa situação”, denunciou Lucas.

A gestora em turismo, Cristina Santos, usuária de cadeira de rodas, esteve no Espaço Zé Peixe e explica que sua experiência no local não foi das melhores, uma vez que não teve acesso a todos os ambientes por falta de acessibilidade. “No Memorial onde ficam as miniaturas de embarcações, estão expostas em uma altura que não é a ideal para quem utiliza uma cadeira de rodas, além do espaço ser estreito e o elevador
não funcionar. Espero que o poder público respeite às normas de acessibilidade para que o cidadão não se sinta excluído”, destacou Cristina.


O vereador Lucas Aribé pede um posicionamento do órgão que responde pelo Espaço e afirma que vai protocolar indicações que visem o bem comum do cidadão aracajuano. “Meu papel como parlamentar é ouvir as demandas da população e buscar uma solução para que Aracaju volte a ser a cidade da qualidade de vida e que respeite o direito de ir e vir de cada cidadão”, enfatizou Aribé.

Palhaço Soneca acompanha momento histórico no Loteamento Jardim Bahia

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/01/2019 10h55, última modificação 21/01/2019 10h55
Palhaço Soneca acompanha momento histórico no Loteamento Jardim Bahia

Foto: César de Oliveira

Na última sexta-feira, 18, o vereador Palhaço Soneca (PPS) esteve ao lado do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, durante assinatura de ordem de serviço para obras das ruas do loteamento Jardim Bahia, no bairro Soledade.

Soneca viu de perto uma comunidade que sofre com os mesmos problemas de outros bairros carentes de Aracaju, porém ficou feliz por perceber que o governo municipal está buscando amenizar o sofrimento das pessoas mais necessitadas.

“Morei e ainda moro numa região que precisa de infraestrutura e que aos poucos está recebendo a atenção da Prefeitura. Fico contente, pois os moradores do Marivan também estão recebendo uma assistência necessária”, destacou. ⠀⠀

Vereador Iran Barbosa propõe manutenção e expansão de ciclovias em Aracaju

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/01/2019 11h15, última modificação 21/01/2019 11h24
Vereador Iran Barbosa propõe manutenção e expansão de ciclovias em Aracaju

Foto: Assessoria do parlamentar

Além de ser utilizada para lazer e esporte, a bicicleta é um meio de transporte alternativo cada vez mais usado nas cidades. Visando contribuir com a mobilidade urbana, o vereador Iran Barbosa (PT) propôs a expansão da malha cicloviária de Aracaju.

As Indicações 40 e 41 de 2019 foram apresentadas por Iran e solicitam ao Poder Executivo que, através da Emurb, providencie a construção de uma ciclovia ligando a avenida Heráclito Rollemberg e a avenida Antônio Alves, com início no bairro São Conrado, conjunto Orlando Dantas, passando pelo bairro Farolândia, conjunto Augusto Franco, sendo finalizada no bairro Atalaia, na praça Carvalho Neto; propondo, também, a construção de uma ciclovia por toda a extensão da Ponte que dá acesso ao Shopping Riomar, ligando o bairro 13 de Julho ao bairro Coroa do Meio.

De acordo com Iran, a ampliação das ciclovias acena para um espaço urbano mais justo, mais inclusivo e mais democrático. “Uma das soluções para o tráfego da nossa cidade, que está cada vez mais inchado, é o investimento nos transportes alternativos, de que é exemplo a bicicleta. Existem inúmeras vantagens para o uso desse tipo de transporte e é necessário que o Poder Público invista e possibilite seu uso dentro dos padrões de segurança viária”, explicou Iran.

No entanto, o parlamentar ressaltou que se faz necessário, também, a manutenção da rede de ciclovias já existente. “Os ciclistas precisam transitar com segurança e essa questão perpassa por uma infraestrutura adequada, o que não se verifica em diversos pontos da nossa cidade”, disse Iran Barbosa.

Vereadores acompanham ordem de serviço na Euclides Figueiredo

por Abrahão Crispim — publicado 21/01/2019 12h25, última modificação 21/01/2019 12h39
Vereadores acompanham ordem de serviço na Euclides Figueiredo

Foto: China Tom

Na manhã desta segunda-feira, 21, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), e os vereadores Isac Silveira (PCdoB), Seu Marcos (PHS), Fábio Meireles (PPS) e Anderson de Tuca (PRTB) acompanharam a assinatura da ordem de serviço para as obras de infraestrutura da avenida Euclides Figueiredo, nos bairros Soledade e Dom Luciano. Na solenidade, estiveram presentes o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira (PCdoB) e o deputado federal André Moura (PSC), além de outras autoridades.

“É importantíssimo que cada cidadão que mora no entorno da obra vá até a Câmara e procure um dos vereadores para que eles possam acompanhar todo o processo e fiscalizar a obra. É de responsabilidade de todos vocês também fiscalizar e o vereador pode auxiliá-los”, falou o presidente Nitinho.

De acordo com o vereador Seu Marcos, a comunidade ganha com essa obra. “A obra é de grande importância para a população da Zona Norte, inclusive já solicito esse tipo de trabalho, pois os moradores estavam pedindo muito a nós vereadores. E hoje o prefeito já está fazendo a assinatura de execução da obra de infraestrutura da avenida. Além do bem-estar que será gerada para os moradores que sofrem há muito tempo”.

O vereador Fábio Meireles também fez questão de participar do evento. “Essa intervenção significa mais mobilidade para cidade, mais infraestrutura e, principalmente, qualidade de vida para população.

Já o parlamentar Isac Silveira, parabenizou o prefeito Edvaldo Nogueira. “Parabéns Edvaldo e André, por trazer recursos para tornar Aracaju uma cidade bela e vista por um administrador que visa pavimentar esse bairro que é importante para a capital, portanto, estou muito feliz em assinar conjuntamente com o prefeito essa ordem de serviço.

“Acredito na relevância para a vida das pessoas que aqui residem, porque em épocas chuvosas, é muita lama, em tempos de sol, muita poeira. Parabenizo a administração do prefeito, por isso que nós estamos dando sustentabilidade e apoiando o prefeito”, disse o vereador Anderson de Tuca.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, falou durante seu discurso sobre a importância da colaboração dos vereadores da base aliada na aprovação do empréstimo junto à Caixa Econômica. “Eu só tenho a agradecer a esses vereadores que estão aqui presentes e a outros que me apoiaram e não puderam estar aqui. Por meio deles consegui adquirir o empréstimo. Agradeço do fundo do meu coração a todos vocês por estarem ao meu lado para conseguirmos mudar Aracaju realizando diversas obras na cidade”, destacou.

Emília Corrêa: espero que não rasguem as regras da Câmara

por Andréa Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 22/01/2019 09h41, última modificação 22/01/2019 09h41
Emília Corrêa: espero que não rasguem as regras da Câmara

Foto: César de Oliveira

A vereadora, Emília Corrêa (Patriota) afirma esperar que não rasguem o regimento da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) em mais um ano legislativo que logo se iniciará.

Segundo a parlamentar, as regras, o Regimento Interno, as leis que regem a Casa e as proposituras de iniciativa dos vereadores devem ser apreciadas e respeitadas sempre e unicamente em nome dos cidadãos.

“Desejo que os membros do parlamento municipal atuem com respeito e que possamos cada vez mais representar da melhor forma a população aracajuana. Estarei como sempre, representando o povo de Aracaju essa é a minha maior obrigação”, destacou.

Palhaço Soneca prestigia posse da professora Conceição Vieira em nova pasta

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/01/2019 09h44, última modificação 22/01/2019 09h44
Palhaço Soneca prestigia posse da professora Conceição Vieira em nova pasta

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã de segunda-feira, 21, o vereador Palhaço Soneca (PPS) prestigiou a posse da professora Conceição Vieira no cargo de diretora presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe. A solenidade contou com a presença do governador Belivaldo Chagas e outras autoridades políticas.

Palhaço Soneca é um apoiador da cultura local, sempre manifestando indicações a favor de artistas sergipanos na Câmara Municipal de Aracaju. “Acredito que a presença da competente Conceição Vieira vai fomentar a cultura, a arte e jornalismo em Sergipe, afinal ela vai estar à frente de todas essas categorias a partir de agora. Desejo muito sucesso”, afirmou Soneca.

Emília garante endurecer fiscalização das promessas feitas pela gestão municipal

por Andréa LIma, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 22/01/2019 09h48, última modificação 22/01/2019 09h48
Emília garante endurecer fiscalização das promessas feitas pela gestão municipal

Foto: César de Oliveira

A vereadora Emília Corrêa (Patriota) garante que irá endurecer a fiscalização das promessas do Executivo Municipal. Segundo a oposicionista, a gestão fez juras específicas em programa de Governo que podem ser claramente cobradas de maneira dura.
Na oportunidade, aproveitou para renovar o compromisso de fazer uma oposição combativa e propositiva. Destacando ainda que, quando a gestão promete e não cumpre, para os cidadãos isso repercute negativamente em todos os sentidos. “Não são apenas promessas, e sim compromisso com os aracajuanos. Estarei atenta aos juramentos enganosos que não foram cumpridos ou que estão a passos de tartaruga prejudicando a população da capital”, pontuou.
Por fim, enfatizou que continuará com o seu perfil combativo, apoiando as iniciativas que são importantes ao município e fazendo oposição ao que considera prejudicial às pessoas. “Convido os munícipes, para acompanharem as Sessões Ordinárias e as ações dos parlamentares. Irei cobrar a autonomia, e, sobretudo a independência do Poder Legislativo Municipal”, concluiu.

Vereadores prestigiam posse da nova diretoria da OAB/SE

por Fernanda Sales — publicado 22/01/2019 13h17, última modificação 22/01/2019 13h17
Vereadores prestigiam posse da nova diretoria da OAB/SE

Foto: China Tom

Na noite de segunda-feira, 21, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), e o vereador Américo de Deus (Rede) prestigiaram a solenidade de posse da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE) para o triênio 2019/2021. A solenidade foi realizada no Teatro Atheneu e contou com a presença de diversas autoridades da sociedade sergipana.

De acordo com Nitinho, a OAB tem um papel fundamental na sociedade sergipana e no Brasil como um todo. “Essa instituição defende os interesses da população. É um momento muito importante e fico feliz por nosso amigo Inácio Krauss, que está assumindo a presidência da OAB. Desejo para ele muita sorte e que continue sendo essa pessoa que ele é, cumpridor de palavras, que já tomou a iniciativa de reduzir o valor da anuidade dos advogados e todos estão parabenizando por cumprir sua promessa de campanha. Esse foi o primeiro ato dele, sei que terão outros momentos importantes durante esses três anos que ele vai fazer por essa entidade. Quero desejar boa sorte para toda essa chapa”, destacou o presidente.

“É um momento de grande acontecimento. O novo presidente da OAB, Inácio Krauss, já vinha fazendo um belíssimo trabalho em outra parte da OAB e temos nessa chapa uma colega minha do Banese, Ana Lúcia, que está tomando posse como vice-presidente. Prestigiar esse momento é motivo de orgulho e satisfação. A OAB representa não só os advogados como a sociedade como um todo na sua luta cotidiana. Parabéns a toda a chapa que está assumindo e a todos os advogados de Sergipe”, afirmou o vereador Américo de Deus.

O presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, destacou os principais objetivos da instituição e a atuação da nova gestão. “O objetivo da OAB é sempre o mesmo, não sair da defesa da constituição, do Estado Democrático de Direito, da defesa dos Direitos Humanos, dos direitos sociais e da democracia. Vamos seguir esses objetivos e sempre abraçando toda a advocacia sergipana e também toda a sociedade, defendendo as causas sociais. Essa nova gestão começou no início de janeiro e já começamos com a redução do valor da anuidade dos advogados, fato inédito que nunca tinha acontecido em 83 anos da OAB/SE. Também assinamos uma pós-graduação no interior sergipano para abraçar a advocacia do interior.

O presidente empossado também falou sobre a atuação da OAB com relação ao que está acontecendo na sociedade. “Não deixamos de estar vigilante aos acontecimentos sociais, como o caso da declaração de Jair Bolsonaro através de uma reportagem que insinua o fim da justiça do trabalho. Fizemos uma nota de repúdio e a nossa preocupação teve repercussão nacional, fomos até a presidente do TRT, Dra. Vilma Amorim, propondo um ato ampliado com todas as instituições que vivenciam a justiça do trabalho. Ato este que teve a sua realização hoje pela manhã com grande adesão. Também mostramos a nossa preocupação com a saúde municipal”, disse.

Para o novo diretor geral da Escola Superior de Advocacia, Kleidson Nascimento dos Santos, a escola é o braço cultural e de formação continuada da OAB/SE. “Pretendemos ampliar as possibilidades de qualificação e especialização dos nossos advogados, tanto na capital quanto no interior. O objetivo é reforçar e expandir para as regionais todas as oportunidades de capacitação que a gente tem feito”, finalizou.

Mais fotos: Clique aqui

Dr. Gonzaga agradece atuação da PMA na Zona Norte

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/01/2019 13h51, última modificação 22/01/2019 13h51
Dr. Gonzaga agradece atuação da PMA na Zona Norte

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Dr. Gonzaga (MDB), está satisfeito com a atuação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) na Zona Norte, região para onde tem solicitado alguns serviços de infraestrutura nos últimos meses.

"Felizmente, a população tem sido beneficiada com as indicações que fiz a Emurb, que nos atendeu prontamente".

O parlamentar cita especialmente o caso da pavimentação das ruas Etelvino Barreto e São Francisco de Assis, do bairro Cidade Nova, que começaram a ser pavimentadas nesta semana, deixando os moradores satisfeitos.

Seu Marcos defende a reabertura do Banese do Bugio em reunião

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/01/2019 14h16, última modificação 22/01/2019 14h16
Seu Marcos defende a reabertura do Banese do Bugio em reunião

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) esteve nessa segunda-feira, 21, com no Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE) para tratar sobre o fechamentos de agências bancárias em bairros de Aracaju e sobre a importância do fortalecimento das empresas de carácter público, a exemplo do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

“Nos reunimos com a presidenta do Seeb/SE, Ivânia Pereira, para tratar do fechamento de algumas agências do Banese. O posto do Banese, localizado na Av. Poço do Mero, no Bugio, também foi pauta da discussão. Ficou acordada uma reunião com o governador Belivaldo Chagas para tratar do assunto e uma audiência pública com os comerciantes e a sociedade civil organizada do Conjunto", disse.

Também participaram da reunião os vereadores Anderson de Tuca (PRTB) e Isac Silveira (PCdoB), além do presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB/SE), Adeniton Santana.

Seu Marcos participa de ato em defesa do adicional de insalubridade dos servidores da Funasa

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/01/2019 14h16, última modificação 22/01/2019 14h16
Seu Marcos participa de ato em defesa do adicional de insalubridade dos servidores da Funasa

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) participou de mais um ato em defesa dos direitos dos trabalhadores da área da Saúde de Sergipe. De acordo com o sindicato da categoria, mais de 44 funcionários da antiga Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e 354 do Ministério da Saúde (MS) tiveram o adicional de insalubridade cortados da sua folha de pagamento.

“Sou agente de saúde pública, locado pela Secretaria Estadual de Saúde, mesmo ocupando uma vaga de vereador não deixarei de lutar pelos nossos direitos, pelo direito dos trabalhadores. É lamentável a medida que retira os direitos dos servidores da antiga Funasa, de retirar a insalubridade. Nos últimos anos, temos visto apenas os governos retirarem os direitos trabalhistas adquiridos com muita luta. Faço um apelo à todos os trabalhadores para irmos às ruas reivindicar a manutenção das nossas conquistas”, alertou.

Após a manifestação, Seu Marcos e demais representantes sindicais foram recebidos pelo chefe de gestão de pessoas do Ministério de Saúde de Sergipe, Roniere Rodrigues. Entre os encaminhamentos, a formação de uma comissão para tratar principalmente da retirada do adicional de insalubridade. São membros: vereador Seu Marcos, Joaquim António - Sindiprev; Adenilton Santana - presidente da CTB; Clóvis - Vos lutas; Sérgio Santana - Cedro de São João; Jailton - Malhada dos Bois; Eliane – Nossa Senhora Socorro; Luis Carlos - Ministério da Saúde; Ricardo da Sucam - presidente do Sindimisfi e os advogados Dr. Marco Antônio e Dr. Rodrigo Sthefano.

Fábio Meireles quer ação efetiva para detectar abusos sexuais em crianças e adolescentes

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/01/2019 11h01, última modificação 23/01/2019 11h01
Fábio Meireles quer ação efetiva para detectar abusos sexuais em crianças e adolescentes

Foto: Gilton Rosas

Preocupado com a situação de crianças e adolescentes matriculadas nas escolas do município de Aracaju no tocante à prática de abuso sexual, o vereador Fábio Meireles (PPS) quer instituir um mês voltado ao atendimento direto desse público no ambiente escolar.

Um projeto de lei de sua autoria, cria no Calendário Escolar, o Mês Municipal de Acompanhamento Social, Psicológico e Terapêutico, com o objetivo de detectar todo e qualquer tipo de situação de abuso que acomete os estudantes e que, por razões diversas, não são denunciados.

"Sabemos que, na maioria das vezes, o abusador está bem próximo e nada é feito porque a criança não fala. A ideia é identificar e punir esses algozes. O ambiente escolar favorece essas denúncias por ser a segunda casa dessas crianças", destaca o vereador.

Além disso, o projeto também visa combater e prevenir problemas de ordem psicológica, adquiridos por situações de vulnerabilidade às quais as crianças estão submetidas em seus lares ou em suas comunidades.

Pelo projeto, serão disponibilizados psicólogos, assistentes sociais e psicoterapeutas especializados, além de representantes dos Conselhos Tutelares.

“Um grande aparato para garantir o crescimento seguro dessas crianças”, disse o vereador, ressaltando a responsabilidade que todos devem ter no sentido de preservar a integridade física e psicológica de crianças e adolescentes.

“Pracinha do Maria do Carmo está mais bela do que nunca”, afirma Palhaço Soneca

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/01/2019 12h40, última modificação 23/01/2019 12h40
“Pracinha do Maria do Carmo está mais bela do que nunca”, afirma Palhaço Soneca

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Palhaço Soneca (PPS) está acompanhando de perto o processo de revitalização da praça do conjunto Maria do Carmo, na zona Oeste de Aracaju. Nesta terça-feira, 21, ele fez uma visita ao local e verificou como está ficando bonito o espaço.

Soneca lembra que a praça era um depósito de lixo e entulhos. “Quem passava por aqui via um monte de cascalho, sujeira, bichos, até sofá, às vezes, encontrava. Hoje, a pracinha está mais bela do que nunca. Fico feliz por minhas indicações estarem sendo atendidas pela Prefeitura de Aracaju. Os moradores do Maria do Carmo e vizinhos agradecem”, afirma o vereador.

“Precisamos devolver a quadra do Manoel Bonfim para os jovens do Bugio”, diz Seu Marcos em visita

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/01/2019 12h57, última modificação 23/01/2019 12h57
“Precisamos devolver a quadra do Manoel Bonfim para os jovens do Bugio”, diz Seu Marcos em visita

Foto: Assessoria do parlamentar

Interditada para reforma desde dezembro do ano passado, a quadra do Colégio Municipal Manoel Bonfim, no conjunto Bugio, recebeu, nesta terça-feira, 22, a atenção do vereador Seu Marcos ( PHS), que visitou a instalação da unidade escolar.

A convite de pais, alunos, moradores e usuários que utilizam a quadra poliesportiva para a prática de atividades físicas, Seu Marcos ao constatar problemas de estrutura, falou da importância do espaço para a comunidade local e dos futuros encaminhamentos a serem tomados.

“Fui convidado pelos alunos do Colégio, que reivindicam a reabertura da quadra, fechada para reparos. O diretor da unidade já solicitou à Secretaria de Educação a reforma e eu também levarei esta reivindicação para o órgão. O espaço precisa ser entregue o mais rápido possível aos alunos e a comunidade do Bugio. A prática de esportes previne doenças, por isso, se trata de uma questão de saúde pública. Muito importante a solicitação ”, alertou o vereador.

Américo de Deus participa de ato contra o fechamento da Fafen

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/01/2019 13h28, última modificação 24/01/2019 13h28
Américo de Deus participa de ato contra o fechamento da Fafen

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 23, o vereador Américo de Deus (Rede) concedeu entrevista para o programa 'Balanço Geral', da TV Atalaia, sobre o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados - Fafen. O parlamentar foi convidado pela diretoria do Sindipetro - Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe, para reforçar a luta contra o encerramento das atividades, que está marcado para o próximo dia 31.

Os trabalhadores lutam contra a venda de ativos e pelo fortalecimento e investimento na empresa. Na oportunidade, Américo ratificou o seu compromisso em defesa da Fafen. “A Fafen é uma empresa estratégica, que possui grande importância pela sua capacidade de produção de insumos agrícolas, além da quantidade de empregos que são gerados direta e indiretamente. O momento que passamos hoje, é de escassez de empregos, portanto, esta é uma oportunidade para fortalecermos a nossa fábrica e aumentarmos a produção, para ofertarmos novos empregos. O Governo Federal vem sucateando esta empresa há anos, dizendo que ela é deficitária, para justificar o seu fechamento. Esse processo é notório", afirmou.

"Outro dado importante é que a Fafen é o maior cliente da Deso - Companhia de Saneamento de Sergipe, pagando uma fatura mensal em torno de R$ 2.000.000,00 (Dois milhões de reais) ao mês. Sendo este, mais um motivo para evitar o seu fechamento. Precisamos proteger o nosso patrimônio, e não privatizá-lo”, finalizou o vereador.

Américo de Deus tem Indicação atendida no Bugio

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/01/2019 13h28, última modificação 24/01/2019 13h28
Américo de Deus tem Indicação atendida no Bugio

Foto: Assessoria do parlamentar

Mais uma indicação do vereador Américo de Deus (Rede) é atendida. O parlamentar solicitou ao presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) Sérgio Ferrari, a realização de serviço na Escola Estadual Jornalista Paulo Costa, localizada no bairro Bugio e adjacências.

De acordo com Américo de Deus, por solicitação da comunidade, foi intermediada mais essa demanda junto ao poder público. "Os episódios de obstrução da rede de esgotamento sanitário eram constantes, várias casas foram afetadas, os moradores estavam clamando por providências urgentes, com medo de que a qualquer momento a situação fique ainda mais dramática. Agradeço aos gestores pelas providencias tomadas e pela resolução do problema”, comentou o parlamentar.

Concurso da PM: "Trocar seis por meio dúzia. Seria essa a intenção do governo?”, questiona Cabo Amintas

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/01/2019 13h32, última modificação 24/01/2019 13h32
Concurso da PM: "Trocar seis por meio dúzia. Seria essa a intenção do governo?”, questiona Cabo Amintas

Foto: Assessoria do parlamentar

Na noite desta segunda-feira, 21, durante o programa “Nas Ruas”, apresentado pelo vereador de Aracaju, Cabo Amintas (PTB), através da sua página no Facebook e Instagram, o parlamentar criticou a falta de ação da gestão municipal diante das necessidades dos aracajuanos.

Logo no início do programa, Amintas destacou a necessidade do gestor da capital voltar os olhos para a população e as obras que precisam ser feitas. “O prefeito Edvaldo Nogueira, junto com os vereadores aliados dele, fizeram solenidades esses dias, assinando um monte de papel. Eu quero é obra, prefeito! Vamos parar com esse negócio de assinar papel, vamos pra obra, vamos trabalhar! Que preguiça é essa? Eu vi uma entrevista dele dizendo ‘Aracaju tem um monte de coisa boa’. Aracaju está lhe dando um salário bom, que nem sergipano você é. Vai trabalhar, prefeito!”, desabafou.

O parlamentar ouviu, também durante o programa, reclamações de comerciantes sobre a fiscalização das fachadas com anúncios publicitários da capital. “Isso aí já está sendo revisto. É um absurdo! Uma pessoa tem seu comércio e não pode anunciar sua empresa porque a prefeitura quer dinheiro”, respondeu.

O Governo do Estado não foi imune às críticas do parlamentar, que destacou os aprovados no concurso da Polícia Militar. “Tem mais gente que precisa ser chamada! Não adianta chamar duzentas, trezentas pessoas, porque isso não resolve, são só paliativos. Tem duzentos, trezentos policiais indo para casa e a mesma quantidade é chamada. Vai fazer o que? Trocar seis por meia dúzia? Toma coragem, governador! Chama mil, dois mil homens, vamos colocar esse povo para trabalhar!”, afirmou, incisivo.

Novo Centro Cultural do bairro Olaria será reaberto ainda em janeiro

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/01/2019 13h35, última modificação 24/01/2019 13h35
Novo Centro Cultural do bairro Olaria será reaberto ainda em janeiro

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Palhaço Soneca (PPS) visitou o Centro Cultural do bairro Olaria, também conhecido como Barracão Cultural, que recentemente passou por uma ampla reforma após luta intensa do parlamentar. Soneca tem uma relação especial com o espaço, pois começou como mero visitante na época de adolescente e agora passa a “curador” de um verdadeiro patrimônio da comunidade.

O vereador comunica que o local será reaberto já na próxima semana e estará disponível para toda comunidade. “Pode ser usado por quadrilheiros, grupos de dança, musicais, teatro, etc. Vamos disponibilizar professores de ginástica aeróbica, aulas de dança. Quem quiser fazer batizado, casamento, missas, cultos, etc. O espaço é de todos e para todos”, diz o parlamentar.

Palhaço Soneca relembra que o local sempre foi palco de eventos populares, porém vinha sofrendo com problemas estruturais e necessitava com urgência de uma reforma. A nova casa cultural dos moradores do Olaria e região será reaberto numa noite de grande festa ainda este mês.

O Barracão, hoje denominado Centro Cultural, foi inaugurado em 2003, e desde aquela época alguns paliativos foram feitos, como a revisão do sistema elétrico e a construção de dois banheiros. Contudo, a reforma atual deixou o local de “cara” nova, disponível para a comunidade.

A reforma geral do Centro Cultural do Olaria representa uma das mais importantes conquistas do vereador Palhaço Soneca em dois anos de mandato. Significa uma luta incansável desde a época em que era um simples humorista. “Aqui eu aprendi muitas lições de vida que carrego até os dias de hoje. Já me diverti quando era adolescente, já alegrei muitas pessoas depois que virei palhaço”, recorda o parlamentar.

Na condição de vereador, Soneca reuniu-se diversas vezes com o então governador Jackson Barreto. Ele mostrava a importância do espaço para a comunidade. Recentemente, cobrou do sucessor de Jackson a reforma prometida, e felizmente o novo governador atendeu o pedido. “Quero agradecer primeiro a Jackson que autorizou a início das obras e a Belivaldo Chagas por ter concluído a reforma do jeito que a gente aguardava. Aqui é a casa de todo povo da região”, afirma.

Américo de Deus fiscaliza implantação de contrato emergencial no Hospital Nestor Piva

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/01/2019 13h37, última modificação 24/01/2019 13h37
Américo de Deus fiscaliza implantação de contrato emergencial no Hospital Nestor Piva

Foto: Assessoria do parlamentar

Durante a manhã desta quarta-feira, 23, o vereador Américo de Deus (Rede), esteve junto com os vereadores Seu Marcos (PHS), Isaac (PCdoB) e Cabo Amintas (PTB), além de representantes do Sindicato dos Enfermeiros e do Conselho Municipal de Saúde, no Hospital Nestor Piva, localizado na Zona Norte da capital, para fiscalizar a implantação do contrato emergencial pela Prefeitura Municipal.

“Durante a fiscalização promovida pelo Sindicato dos Enfermeiros, notamos que a saúde continua não sendo prioridade. Na verdade, está um caos, reclamações por todos os lados, além disso, o atendimento continua precário. Marcamos outra reunião com o Sindicato para a próxima segunda-feira, 28, para apontarmos as deficiências encontradas e em seguida fazermos um relatório que será entregue aos setores e autoridades competentes, para que contribua no sentido de resolver o problema”, comentou Américo.

Américo de Deus solicita que Emsurb intervenha na Orla do Porto Dantas

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/01/2019 13h41, última modificação 24/01/2019 13h41
Américo de Deus solicita que Emsurb intervenha na Orla do Porto Dantas

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde da última terça-feira, 22, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve reunido com o Sr. Luiz Roberto Dantas, presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para solicitar a imediata irrigação das áreas verdes da nova Orla do bairro Porto Dantas, as quais incluem o gramado do campo de futebol e todo o paisagismo que circunda o complexo, que está morrendo por falta de irrigação e de manutenção.

De acordo com o vereador, o presidente da Emsurb confirmou que a obra foi entregue inacabada. “Na oportunidade Luiz Roberto informou que a obra foi entregue sem que o sistema de irrigação fosse concluído, sendo perfurado três poços, mas a empresa responsável pela obra não executou o projeto até a fase final e abandonou os trabalhos. Ele ficou de conversar com o prefeito sobre essa situação, que é de extrema urgência, e continuaremos a aguardar um retorno”, afirmou o parlamentar.

Américo de Deus denuncia no Ministério Público o abandono da Orla do Porto Dantas

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/01/2019 13h45, última modificação 24/01/2019 13h45
Américo de Deus denuncia no Ministério Público o abandono da Orla do Porto Dantas

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde da última terça-feira, 22, o vereador Américo de Deus (Rede) protocolou ofício no Ministério Público de Sergipe denunciando o abandono da nova orla do bairro Porto Dantas. Desde os últimos meses de 2018 o parlamentar vem tentando identificar qual órgão da Administração Pública é responsável pela manutenção da orla, para que seja possível requisitar a cessão administrativa do campo de futebol, passando a responsabilidade para a Liga Manguezal de Futebol Amador do bairro Porto Dantas, conforme solicitação da comunidade, que reclama da falta de manutenção do local.

“Já estivemos reunidos com o secretário do esporte e lazer de Sergipe, Antônio Hora Filho, além disso, havíamos conversado com o secretário da Casa Civil do Estado de Sergipe, José Carlos Felizola, fomos à Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP), à Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), à Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude (SEELJE), à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e também à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e nenhuma delas soube informar qual órgão é responsável pela gestão do local”, relatou o vereador.

“A obra foi entregue inacabada e em seguida foi abandonada, isso é uma falta de respeito com erário público, fazer uma Orla daquela importância e abandoná-la, solicitamos retorno sobre a questão, inclusive, já enviei vídeo ao secretário, o qual denunciava que pessoas estão usando caçambas para descartar entulhos na Orla, além disso, verifiquei que alguns locais já estão sendo demarcados para invasão, já podemos ver diversos bancos quebrados, além do gramado do campo de futebol e de todo o paisagismo que circunda a orla que está morrendo por falta de irrigação e de manutenção”, comentou o parlamentar.

Diante da situação, Américo enviou imagens e vídeos para Casa Civil para que providências fossem tomadas. “Após todo esse tempo sem resposta, entrei com uma ação no Ministério Público, anexei todos os protocolos e imagens que servirão como material de apoio para denúncia. Essa situação já beira o absurdo, diante dos fatos, solicitamos uma resposta o mais urgente possível, pois, já são quatro meses de espera por uma resposta dos órgãos públicos estaduais e municipais, é um descaso com o volume de recursos financeiros investidos, para que em seguida o patrimônio seja dilapidado pela ação do tempo e dos vândalos. Buscamos resolver a situação com todos os órgãos, sem sucesso. Uma obra de grande magnitude social e esportiva, que foi inaugurada para promover lazer, entretenimento, diversão e qualidade de vida, não poderia jamais ser abandonada pelos órgãos públicos”, finalizou o parlamentar.

Terceirização Nestor Piva: "Atendimento continua caótico e funcionários estão irregulares”, alerta Cabo Amintas

por Evenilson Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/01/2019 13h50, última modificação 24/01/2019 13h50
Terceirização Nestor Piva: "Atendimento continua caótico e funcionários estão irregulares”, alerta Cabo Amintas

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã desta quarta-feira, 23, o vereador Cabo Amintas (PTB), a convite do Sindicato dos Enfermeiros e acompanhado de outros vereadores que também fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, visitaram a Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva para avaliar o atendimento à população.

Após os médicos paralisarem as atividades nas unidades de saúde, desde o dia 1º, por não concordarem com a redução do valor do plantão de 12 horas, a prefeitura decidiu terceirizar a administração e o atendimento nas unidades. A terceirização da UPA Nestor Piva continua gerando questionamentos que foram verificados durante a visita do vereador Cabo Amintas à unidade, na zona norte de Aracaju.

De acordo com o parlamentar, a terceirização não melhorou o serviço prestado à população nem as condições dos funcionários. “Esse contrato [terceirização] nada mais é do que uma jogada política, a empresa que assumiu não melhorou em nada e ainda está cometendo várias irregularidades, uma delas é que os funcionários não possuem nenhum vínculo empregatício com a empresa. O Ministério do Trabalho deve ficar atento a isso”, alertou o vereador.

Ainda indignado com a situação, Amintas menciona que “segundo os pacientes, os funcionários contratados são inexperientes e não sabem como atendê-los. O atendimento continua caótico, a unidade está lotada, fechando a enfermaria e colocando seis pessoas em um local onde só poderiam ser atendidas duas”, ressaltou.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Shirley Morales, que também esteve presente durante a visita dos vereadores, destacou a relevância dessa fiscalização. “Foi extremamente importante os vereadores atenderem o pedido do sindicato para assistirem de perto a situação. Nós ouvimos diversos relatos dos pacientes que enfrentam problemas até para receberem a dieta desde ontem. Há uma necessidade do funcionamento das enfermarias, mas o próprio diretor falou que o contrato com a Prefeitura Municipal não contempla enfermarias, ou seja, os pacientes vão ficar aqui na unidade até 6 horas em observação, alocados em condições inadequadas”, declarou.

O sindicato já encaminhou para a Comissão de Saúde um dossiê relatando todo o processo de terceirização e as irregularidades encontradas na UPA Nestor Piva, sendo que, esse mesmo dossiê será encaminhado aos vereadores pelo Sindicato dos Enfermeiros e a denúncia seguirá ainda ao Ministério do Trabalho.

Thiaguinho Batalha leva ideia de parceria público-privada para Secretaria de Saúde

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/01/2019 13h53, última modificação 24/01/2019 13h53
Thiaguinho Batalha leva ideia de parceria público-privada para Secretaria de Saúde

Foto: Assessoria do parlamentar

Na tarde da última quarta-feira, 23, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) se reuniu com a Secretária Municipal de Saúde, Waneska Barboza, com o intuito de encaminhar ideias no tocante a novas parcerias público-privadas que facilitariam o trabalho da pasta e desafogariam os hospitais públicos. O parlamentar conseguiu a parceria de uma clínica particular do município que irá disponibilizar diversos serviços, principalmente na área de exames cardiológicos.

Cerca de quinhentas pessoas no ano serão examinadas pela clínica de forma totalmente voluntária. “Foi com extrema satisfação que trouxe essa ideia para a secretária Waneska, que de prontidão entendeu e viu a importância de uma parceria como esta para a saúde da população. Em breve, a população de Aracaju terá mais uma nova forma de realizar seus exames e cuidar do nosso maior bem, que é a saúde”, ressalta Thiaguinho.