Vereadores prestigiam lançamento do livro do general José Elito

por Agência Câmara Aracaju — publicado 16/05/2022 09h07, última modificação 16/05/2022 09h07
Vereadores prestigiam lançamento do livro do general José Elito

Foto: China Tom

Na noite da última sexta-feira, 13, os vereadores Professor Bittencourt (PDT) e Sargento Byron (Republicanos) prestigiaram o lançamento do livro do general José Elito Carvalho Siqueira intitulado de: “De Sergipe a General-de-Exército e Ministro de Estado: fatos, lições e valores”. A solenidade ocorreu no prédio da reitoria da Universidade Tiradentes (Unit), campus Aracaju, bairro Farolândia.

O Sargento Byron falou da alegria de prestigiar um evento como esse. “A gente fica muito feliz em participar de um evento como esse, lançamento do livro do general José Elito Carvalho, sergipano, que também foi ministro do estado. Para nós sergipanos,  sermos convidados para o lançamento do livro desse sergipano ilustre, que tem um papel de relevância não só para Sergipe, mas para todo o Brasil, é um prestígio e tanto para nós, um momento ímpar", disse.

Professor Bittencourt ressaltou a importância de participar de um lançamento como esse. “ É muito importante prestigiar um lançamento de alguém que é da nossa terra, que tanto nos orgulha, que ocupou espaços muito importantes numa instituição tão importante que é o Exército Brasileiro. E ter agora a publicação deste livro, da sua história, é materializar a sua memória registrada durante todos esses anos”, disse.

O general José Elito falou sobre esse momento especial do lançamento do livro. “É um momento muito especial, e, presentes aqui tenho amigos de 50, 60 anos. O professor Uchôa e a dona Amélia foram os grandes incentivadores ao longo de muitos anos pra que eu fizesse alguma coisa da minha carreira, mas eu não queria fazer biografia e a pandemia ajudou a ter um tempo mais livre, mas eu fiz um, eu fiz este livro com uma coluna vertebral de fatos, lições dos fatos e valores que cercaram o processo. Peguei a cronologia e fui levantando e ilustrando todos esses passos e as lições positivas negativas e valores. São fatos curiosos, importantes”, destacou

José Elito Carvalho Siqueira

O general José Elito Carvalho Siqueira nasceu em Aracaju, tem 76 anos e iniciou a trajetória no Exército em 15 de abril de 1964, na Escola Preparatória de Cadetes, em São Paulo. Após cinco anos foi declarado aspirante e depois se classificou no Regimento Escola de Infantaria. O militar alcançou a promoção ao posto de general em julho de 2007. O general possui diversos cursos militares realizados tanto no país como no exterior. Ele exerceu diversos cargos e funções sendo algumas delas como comandante do 28º Batalhão de Caçadores, em Aracaju. Foi também Chefe do Estado-Maior de Defesa e em seguida foi escolhido ministro de estado chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República pela presidente-eleita Dilma Rousseff em 2010. Ele possui 50 condecorações nacionais e m 31 de março de 2011 passou para a Reserva, após 47 anos de serviço ao Exército Brasileiro