Byron faz visita ao novo secretário da Educação e cobra solução na falta de professores de apoio para PCDs

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/05/2022 10h02, última modificação 13/05/2022 10h02

Assessoria de Imprensa do parlamentar

O vereador por Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), foi o primeiro parlamentar a visitar o novo secretário da Educação, Ricardo Abreu, recentemente empossado. O encontro aconteceu na última quinta-feira, 12, e objetivou apresentar demandas antigas discutidas com a ex-secretária e, principalmente, pedir brevidade na solução da falta de professores auxiliares das escolas municipais, que servem como apoio no ensino voltado às crianças e adolescentes matriculadas na rede municipal de ensino.

Na sexta-feira, 6, Byron esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto, situada na Rua Rio Grande do Sul, para fiscalizar a denúncia de que alunos estavam sem frequentar a escola desde o início das aulas, devido à falta de profissionais de apoio. A denúncia foi confirmada, durante a fiscalização, e logo o parlamentar convocou uma reunião com o novo secretário. “Em menos de uma semana o Ricardo me atendeu. E mostrei para ele a série de denúncias de pais e mães que estão vendo os direitos dos seus filhos sendo violados. O Município precisa tomar uma atitude e encontrar alternativas, o mais rápido possível, para que esses alunos voltem às salas de aula. É inadmissível”, opinou.

O vereador tratou, também, sobre ofertas de vagas, acessibilidade nas unidades educacionais e instrumentos de inclusão nas escolas. “A educação deve ser referência dentro desse processo de conscientização social e inclusão de verdade das pessoas com deficiência. Não podemos deixar que esse tipo de problema seja frequente em nossas escolas. Quero agradecer ao secretário por me ouvir e pela sensibilidade junto à causa, percebida por mim durante a nossa conversa. O secretário demonstrou estar muito preparado, disposto e sensível às questões voltadas às minorias”, observou.

Centro de Referência Especializado em Educação Inclusiva

No final do último mês, Byron esteve no Centro de Referência em Educação Especial (Creese), para entender o funcionamento do órgão estadual. Na oportunidade, o vereador lamentou o Município não contar com seu próprio Centro Especializado. Hoje, durante conversa com Ricardo, Byron tomou conhecimento de que a Secretaria da Educação está, em estágio avançado, prestes a instalar um Centro para atender a essas demandas. “Fiquei muito feliz com a notícia. Segundo o secretário, é uma das prioridades do Planejamento Estratégico em curso. Essa unidade chegará para ajudar a transformar essa realidade, garantir direitos e dignidade aos estudantes com deficiência de Aracaju”, comemorou.