Vereadores prestigiam entrega de equipamentos do Projeto "Praia para Todos"

por Fernanda Sales — publicado 17/02/2018 17h00, última modificação 19/02/2018 07h49
Vereadores prestigiam entrega de equipamentos do Projeto "Praia para Todos"

Foto: Gilton Rosas

Na manhã de sábado, 17, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), e os vereadores Lucas Aribé (PSB), Dr. Gonzaga (MDB) e Professor Bittencourt (PCdoB) prestigiaram a solenidade de lançamento e entrega de equipamentos adaptados do Projeto "Praia para Todos", que é o maior projeto de acessibilidade na praia para crianças e adolescentes com deficiência. O evento foi realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp), com a parceria do Projeto Estrelas do Mar, do Ministério Público Estadual, Governo do Estado, universidades e Conselhos das Pessoas com Deficiências.

De acordo com o presidente da CMA, Nitinho, a entrega desses materiais tem um significado especial para os deficientes. "É um projeto muito importante em prol dos deficientes físicos, que muitas vezes são excluídos da sociedade. Esse é um sábado de lazer, um momento marcante para essas pessoas. Parabenizo a todos que se empenharam em defesa de uma categoria tão necessitada de apoio e inclusão. Estão de parabéns o prefeito Edvaldo Nogueira, o Governo do Estado, o Projeto Estrelas do Mar, o Ministério Público e todos os parceiros que estão trazendo alegria e dignidade para essas pessoas", enfatizou.

Durante a solenidade, o prefeito Edvaldo Nogueira, destacou a sua alegria em proporcionar esse momento para os deficientes e agradeceu a parceria e a presença de todos. "Para alguns esse momento pode não ter muita importância, mas para essas pessoas que terão a oportunidade de usufrurir da praia esse momento é um sonho realizado, para acabar principalmente com as barreiras que o deficientes têm de praticar esportes. A prefeitura tem o objetivo de ser cada vez mais uma cidade inteligente, criativa e humana e hoje esse evento mostra que a cidade está sendo mais humana. Neste primeiro momento, entregamos 50 camisas com proteção ultravioleta, 30 pranchas de body board, 15 delas adaptadas para pessoas com deficiência e 10 cadeiras de rodas anfíbias, especialmente fabricadas para o deslocamento na areia da praia e para o banho de mar assistido", explicou o prefeito.

O líder do prefeito na CMA, Professor Bittencourt, ressaltou que a inclusão social é uma forma de cidadania. "O poder público está cumprindo seu papel com essa ação para os deficientes. Estão todos de parabéns com essa iniciativa que melhorará a vida social e o bem-estar de muitos deficientes", disse.

"Essa iniciativa já era esperada pela comunidade e pelas pessoas com deficiência, que já frequentam esse espaço com o trabalho belíssimo que já é realizado pelo Estrelas do Mar, e agora está sendo ampliado de forma digna, permitindo que essas crianças e esses jovens tenham muito mais conforto na utilização desses equipamentos", afirmou o vereador Lucas Aribé.

"Mais uma vez o nosso prefeito está de parabéns proporcionando esse momento da entrega desses materiais. Tenho certeza que esse projeto vai melhorar ainda mais a vida dos deficientes", frisou o vereador Dr. Gonzaga.

Sobre o Projeto

O Projeto Praia para Todos irá propiciar atividades esportivas e recreativas para jovens com deficiência, especialmente cadeirantes, que realizarão atividades na praia da Aruana todos os sábados, acompanhados por profissionais e monitores capacitados. De acordo com o secretário Municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araújo Filho, o projeto Praia para Todos faz parte do planejamento estratégico da prefeitura. "Essa é uma das nossas prioridades, trazer inclusão social, através de vivências na praia, levando atividades recreativas, práticas esportivas e o banho de mar assistido. Esse projeto vem com a somação de esforços de diversos parceiros. O Projeto Estrelas do Mar é um desses parceiros, que já tem um trabalho respeitado há alguns anos aqui nessa área".

O projeto Estrelas do Mar é conduzido pelo professor Byron Virgílio dos Santos Silva, que muito emocionado agradeceu a parceria de todos para que esse momento se tornasse real. "A luta por esses equipamentos já é antiga, foram três anos de luta para chegarmos até aqui. Para que o Estado e o Município cumprissem seu papel constitucional de promover a Lei de Inclusão, relacionado a acessibilidade nas praias", enfatizou.

Para o deficiente e integrante do projeto Estrelas do Mar, Filipe Monte, esse momento é de muita alegria. "Faço parte dos Estrelas do Mar desde que começou. Eu quero um dia ser surfista, eu gosto muito do Estrelas do Mar e agora o projeto ficará melhor", finalizou.