Lucas Aribé visita Hospital de Olhos De Sergipe

por Álvaro Muller, Assessoria de Comunicação do parlamentar — publicado 19/02/2018 07h40, última modificação 19/02/2018 07h40
Lucas Aribé visita Hospital de Olhos De Sergipe

Foto: Assessoria do parlamentar

Referência na luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência, o vereador Lucas Aribé (PSB) fez uma visita técnica ao Hospital de Olhos de Sergipe para verificar questões de acessibilidade. A visita aconteceu na tarde desta quinta-feira, 15, a convite da direção do HOS.

“Nosso objetivo é trazer mais acessibilidade aos nossos pacientes, garantir a autonomia deles no momento em que vêm para uma consulta ou buscam algum outro serviço, já que temos um número significativo de pacientes com baixa visão”, afirma Carla Rego, gerente de Marketing do Hospital de Olhos de Sergipe.

 Lucas verificou questões arquitetônicas, de comunicação e a atitude dos profissionais no atendimento aos pacientes com deficiência. Elogiou os banheiros – todos acessíveis – e sugeriu melhorias como nivelamento de calçada; piso e mapa táteis; braile nas portas; piso de alerta antes e depois de rampas; presença de intérprete de Libras, destinação de mais vagas exclusivas no estacionamento, entre outras.

 Aribé também sugeriu a criação de um aplicativo que permita às pessoas com deficiência identificarem os diversos espaços do HOS por meio de geolocalização. As observações feitas pelo vereador serão incluídas em um relatório que embasará as obras de reestruturação do prédio do hospital, com foco na garantia da acessibilidade.

 “Apesar de ser uma obrigação para toda e qualquer instituição, a acessibilidade não é preocupação para grande parte dos estabelecimentos públicos e particulares. Quando uma empresa tão importante como o Hospital de Olhos de Sergipe, que lida diariamente com a saúde das pessoas, se pré-dispõe a investir e busca ouvir pessoas com deficiência a respeito das necessidades de adaptação, a atitude passa a servir de exemplo e de alento para nós, que lutamos por uma cidade sem barreiras”, elogia Aribé.