Vereador Sargento Byron recebe em gabinete representantes das Mulheres da Segurança Pública de Sergipe

por Jacqueline Reis, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 31/05/2023 15h26, última modificação 31/05/2023 15h26

Foto: Assessoria Parlamentar

Em busca constante por melhorias na Segurança Pública, o vereador Sargento Byron (Republicanos), também policial militar da Reserva, recebeu em seu gabinete na noite da terça-feira, 30, representantes da Associação Integrada De Mulheres Da Segurança Pública em Sergipe (ASIMUSEP-SE) .

O encontro teve como pauta as dificuldades e melhorias necessárias para que as mulheres que atuam enquanto policiais, guardiãs e bombeiras possam atuar dentro das melhores condições possíveis em nossa capital. "Sem dúvidas, sempre estarei à disposição da pauta. Estamos falando de direitos fundamentais. Estas mulheres trabalham bravamente para assegurar a vida , o patrimônio e demais direitos sociais", reforçou o parlamentar.

A associação, atuante há mais de 11 anos, é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega, em seus quadros, mulheres do Sistema de Segurança Pública do Estado com a premissa de defender seus direitos nas instituições. Além de combater quaisquer violências que possam ocorrer em âmbitos públicos ou privados, visando ampliar as políticas públicas , fortalecendo as atividades realizadas por cada equipamento de competência das instituições. "Nesta reunião foi possível identificar aspectos que já fazem parte da rotina de discussões da Casa Legislativa, pois sabemos da necessidade do plano de carreira, da melhoria dos postos de trabalho, além do aumento de efetivo. Mas também reconhecemos que alguns passos já foram dados, seja com entrega de viaturas, com a inauguração de delegacias, por exemplo. Aqui, estamos abordando e acolhendo a figura feminina de maneira direta", complementou o vereador .

Também foi colocado em pauta a importância do reconhecimento da policial e agentes femininas da segurança, onde, em 2009, foi aprovada a Lei nº 8.547, de autoria da ex-deputada Goretti Reis (PSD), que instituiu a data de 31 de maio, como Dia Estadual do Policial Militar Feminino, Bombeiro Militar Feminino e do Policial Civil Feminino.

Para a presidente da ASIMUSEP - SE, Tenente Elisângela, conhecer de perto a forma como o Poder Legislativo atua e tem abordado o tema Segurança Pública é algo muito positivo. "Agradecemos o amigo , vereador Sargento Byron , por nos receber e pela troca de informações que aqui tivemos. Estaremos em contato para unirmos forças em prol da mulher da nossa sociedade", citou.

De acordo com dados divulgados pela Assembleia Legislativa de Sergipe, atualmente, o estado conta com a atuação de 655 mulheres policiais militares (PM), 309 policiais civis (PC), 217 policiais penais (PP) e 118 do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).