Joaquim da Janelinha reforça preocupação referente ao número de crianças internadas por síndrome gripal

por Monique Costa, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 31/05/2023 15h46, última modificação 31/05/2023 15h46

Foto: Gilton Andrade

É sabido que o número de crianças internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em Aracaju, vem tendo alta nas últimas semanas. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o crescimento foi notado em crianças com idades entre 0 e 4 anos.

Por conta dessa problemática agravante, o vereador por Aracaju, Joaquim da Janelinha (Solidariedade) enfatizou que se faz necessário buscar por precauções, evitando assim que os leitos de UTI superlotem.

“A Prefeitura Municipal de Aracaju anunciou recentemente atendimento de 10 unidades para os casos mais leves para as nossas crianças, porém só é até às 19h, não sendo um horário o qual os pais ou responsáveis, por exemplo, cheguem dos seus respectivos trabalhos e consigam ir até lá buscar atendimento; sendo assim, a extensão desse horário para até às 22h, haveria a prevenção, evitando aglomeração e também a superlotação nos leitos de UTI. Uma medida que pode evitar muita coisa”, enfatizou Joaquim, que apelou para mais providências emergenciais, que também poderia partir da pasta da Educação.

“Ao Conselho Municipal de Educação, podíamos ver a possibilidade de antecipação de férias dos alunos dessa faixa etária, de 0 a 5 anos, por exemplo, também seria uma forma de evitar, já que são nas escolas e creches que existe o maior contato dessas crianças; proliferando assim tal síndrome”, concluiu.