Vereador Pastor Diego usa tribuna para falar da cassação do mandato do vereador curitibano Renato Freitas

por Bruna Andrade, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2022 16h03, última modificação 27/06/2022 16h03

Foto: Agência Câmara Aracaju

Grande defensor da liberdade religiosa, o vereador Pastor Diego voltou a falar sobre o caso o vereador de Curitiba Renato Freitas (PT) na última quinta-feira, 23, que perdeu o seu mandato na Câmara de Curitiba por quebra de decoro.
"O vereador de Curitiba Renato Freitas não foi caçado porque é negro, nem porque tem o cabelo crespo, nem porque é pobre. Ele foi caçado porque ele cometeu um crime ao invadir uma igreja no momento de uma celebração religiosa. Isso é crime previsto no código penal. Isso é ato de intolerância religiosa. Como se qualquer outro vereador tivesse cometido também sofreria o processo de cassação e poderia ser cassado", explicou o Pastor Diego.
O parlamentar falou que não houve nenhum tipo de preconceito ou perseguição. "Ele quem agiu de forma preconceituosa e agiu com perseguição ao invadir uma igreja católica, no momento de uma celebração religiosa. Por isso, que o vereador Renato Freitas foi cassado em primeira votação pela Câmara Municipal de Curitiba", afirmou.
Com 25 votos favoráveis e 5 contrários, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram, em segundo e último turno, o projeto de resolução que determina a perda de mandato do vereador Renato Freitas (PT) por "procedimento incompatível com o decoro parlamentar". A votação foi na tarde da última quarta-feira (22).
*RELEMBRE O CASO:*
Na terça-feira, 8, durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador pastor Diego, defendeu a liberdade religiosa.
O parlamentar destacou o caso que aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, onde o vereador de Curitiba Renato Freitas (PT), que estava com um grupo de manifestantes, invadiu a igreja no último dia 5, enquanto o padre Luiz Hass celebrava uma missa no local e que precisou ser interrompida diante da entrada dos manifestantes no templo.
O vereador pastor Diego, se posicionou de forma dura contra a invasão da igreja e defendeu a liberdade religiosa, projeto de lei de sua autoria que está em andamento, para garantir liberdade de crença e liberdade religiosa na cidade de Aracaju.
"Eu queria destacar e repudiar o ato que aconteceu em Curitiba sob a liderança do vereador Renato Freitas (PT). Foi um ato criminoso, preconceituoso, que este vereador, acompanhado de militantes do PT e do PCB, invadiu a igreja de Nossa Senhora do Rosário, durante a celebração da missa, com discurso de ódio, acusando os fiéis que estavam ali de fascistas e racistas. Este foi um ato de intolerância e desrespeito a liberdade religiosa", ressaltou o parlamentar.