Vereador Lucas Aribé ministra oficina de Braille no SuperAção

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/06/2017 15h55, última modificação 01/12/2017 15h37

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7, na Praça Fausto Cardoso, a 2ª Edição do projeto SuperAção que tem como tema “Trabalho e Acessibilidade para Pessoas com Deficiência”. O evento foi promovido pelo Fórum Estadual de Inserção das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho e tem o apoio do Aracaju Acessível, que é um projeto fruto do mandato do vereador Lucas Aribé (PSB).

O evento contou com a participação especial do vereador Lucas Aribé que além de ministrar uma oficina de braille tocou, no teclado, o Hino Nacional do Brasil para quem estava presente. “Esse é um evento histórico porque acreditamos nessas ações positivas. Como é bom trazer nossa contribuição que serve de exemplo para nosso país. Sabemos que diante de tantas dificuldades que estão surgindo é difícil pensar em inclusão, mas temos amigos que acreditam que é possível. E hoje, aqui, estamos fazendo inclusão, criando oportunidades para que sorrisos se abram no rosto das pessoas para que possam dizer: “Eu tenho meu trabalho e tenho meu emprego”, declarou o parlamentar.

A coordenadora do Fórum, Urcelina Porto da Silva, que é auditora fiscal do trabalho e coordenadora de inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, diz qual o objetivo. “Essa é uma proposta para que se tenha uma interação e comunicação entre todas as entidades que trabalham com a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Então, o objetivo é de disponibilizar conhecimentos através da troca de experiências que levem à implementação de boas práticas de acessibilidade visando à ampliação de oportunidades de acesso, integração e permanência do trabalhador com deficiência no ambiente de trabalho”, explicou a coordenadora do Fórum.

Durante o evento um stand foi formado com cartazes, adesivos e folders explicativos sobre o projeto Aracaju Acessível que já está no seu quarto ano de implementação. Várias pessoas passaram pelo stand e conheceram as ações desenvolvidas pelo projeto. “O Aracaju Acessível consiste na realização de eventos de conscientização sobre acessibilidade, na capital sergipana, durante a semana em que se comemora o Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro. Hoje, trouxemos material informativo sobre vaga exclusiva para deficientes e idosos em estacionamentos e também vagas preferenciais nos ônibus”, acrescentou o vereador Lucas Aribé.