Américo discuti melhorias do serviço prestado na Unidade de Saúde da Família Hugo Gurgel

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/06/2017 16h00, última modificação 01/12/2017 15h25

Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (REDE) esteve no início da manhã desta quarta-feira, 7, na Unidade de Saúde da Família Hugo Gurgel, que fica localizada no bairro Coroa do Meio, onde participou de reunião com moradores da localidade que utilizam os serviços prestados na USF. Além dos moradores, estiveram presentes o Secretário André Sotero e demais representantes da Secretaria Municipal de Saúde ,representantes da Defensoria Pública da União DPU e membros do Conselho de Saúde do Município.

Desde ontem, a comunidade vem manifestando publicamente suas reivindicações para melhorias dos serviços que são prestados na Unidade de Saúde da Família Hugo Gurgel. O vereador Américo de Deus que também esteve ontem no local, no momento da manifestação, retornou hoje para participar da reunião onde foi discutida a pauta de reivindicações e em contrapartida, possíveis soluções apresentadas pelos gestores do Município de Aracaju. "Estou exercendo o meu papel de representante do povo, este mandato é totalmente voltado as questões apresentadas pela população, não importa, qual é o assunto, não importa em que Bairro, o que importa, é que através da representatividade que exerço estarei somando forças a qualquer movimento legítimo da população. A saúde é dever do Estado e direito de todos, ela é um direito fundamental do ser humano e o Estado deve prover as condições necessárias ao seu exercício e quando o Poder Público falha em prover essas condições, todos nós devemos exigir que este direito fundamental seja cumprido. Não posso deixar de parabenizar o Secretário de Saúde pelo rápido atendimento em parte do pleito dos usuários da USF e pela apresentação de solução para as demandas mais complexas", comenta o vereador.

A reunião aconteceu na sede da Igreja Católica do Bairro Coroa do Meio, onde foram discutidas formas de como se dará a resolução das demandas a exemplo dos casos de exames de alta complexidade em que há mais de 2 anos não são realizados e também da necessidade de haver celeridade em seu diagnóstico. Para esta solicitação o Secretário de Saúde foi enfático em buscar uma solução, de forma que, inicialmente a ideia é fazer mutirões específicos para a realização dos exames, foi citado também a necessidade de um profissional vigilante na USF, outro ponto considerado foi a falta de materiais, como por exemplo, fraldas, com relação a este pleito, os responsáveis já disponibilizaram no estoque do Hugo Gurgel. Outro ponto debatido foi a falta de medicamentos para controle de pressão arterial e Diabetes, os quais serão disponibilizados o mais rápido possível. Segundo André Sotero todos os problemas que foram discutidos são consequências da administração da gestão anterior, mas, que todos estão empenhados em resolver essa questão o mais rápido possível.