Vereador Camilo denuncia maior crime ambiental do Brasil
por Assessoria de Imprensa do parlamentar
—
publicado
10/10/2019 15h34,
última modificação
10/10/2019 15h34
Idealizador do Projeto de Lei que cria a Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, o vereador Camilo Lula (PT), visitou as praias de Aracaju para conferir de perto o maior crime ambiental já realizado no Brasil. O vereador convidou o senador Rogério Carvalho (PT) e o deputado federal João Daniel (PT) para verem o que poderia ser feito, politicamente, para que o dano seja mitigado aqui na cidade de Aracaju.
O vereador denunciou o Governo Federal por não ter tomado nenhuma medida para favorecer a proteção ambiental, ao contrário disso, os órgãos de proteção foram alvo de cortes financeiros e de perseguições políticas como é o caso do corte de recursos para logística do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o que impede a fiscalização por falta de transportes, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que teve seu orçamento cortado em 95% em 2019.
Manchas de óleo
Os primeiros registros da chegada de manchas de óleo no litoral sergipano foram feitos no mês de setembro, no dia 25 de setembro a Adema iniciou a fiscalização. “São vinte da maior mancha de petróleo já encontrada no Brasil, do Maranhão à Bahia, são vinte dias e o governo federal se pronunciou apenas ontem, depois da denúncia. Nunca antes na história desse país um crime ambiental tão grande aconteceu no território marinho brasileiro, nunca antes o Ministério do Meio Ambiente pronunciou de forma tão tardia, e nunca antes teve tanta falta de compromisso com o meio ambiente, com fauna marinha e com a vida humana, por conseguinte, porque esse vazamento pode atingir os nossos rios também”, afirmou indignado o vereador.
Estado de Crise
O Governo de Sergipe decretou estado de crise, pois a vida marinha na costa sergipana está comprometida e os leitos dos rios Piauí, Piauitinga, Japaratuba, Real, Sergipe, Vaza-Barris e São Francisco, serão equipados com boias absorventes de contenção de vazamentos de óleo.
O vereador Camilo Lula parabenizou o Governo de Sergipe, o Ibama, a Adema e a Prefeitura de Aracaju, através da secretaria de Meio Ambiente e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) pela agilidade nas ações de mitigação do dano e colocou o seu mandato à disposição da população de Aracaju para ajudar no que estiver ao seu alcance fazer para que o impacto ambiental seja diminuído.