Vencedores do programa Jovem Senador visitam a Câmara de Aracaju

por Agência Câmara Aracaju — publicado 09/06/2022 12h40, última modificação 09/06/2022 12h42
Vencedores do programa Jovem Senador visitam a Câmara de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Através da Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os vencedores do programa Jovem Senador visitaram nesta quinta-feira, 9, o Plenário da Casa. O objetivo é proporcionar aos estudantes conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo do Brasil. O programa Jovem Senador é realizado anualmente pelo Senado Federal.

A cada edição é proposto um tema de redação para os estudantes do ensino médio de todo o país desenvolverem e enviarem ao Senado Federal, Neste ano, o tema do programa foi os “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. Os vencedores irão acompanhados dos orientadores e terão a oportunidade de passar uma semana no Senado Federal, em Brasília-DF, conhecendo toda a jornada legislativa.

Para o diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa, esta é uma oportunidade dos alunos exercitarem a sua reflexão sobre o nosso cenário político. “O objetivo é estimular a visão de mundo e escrita sobre política, democracia e o exercício da cidadania. Nós da Escola agora vamos realizar um curso de oratória para o 1º colocado que irá representar o estado de Sergipe em Brasília”, informou.

Confira os vencedores do concurso em Sergipe:

1º colocado - Cauã Carvalho de Oliveira, do Centro de Excelência Gonçallo Rollemberg Leite - Aracaju/SE.

2º colocado - João Pedro Silva Bezerra, do Centro de Excelência Professora Ofenísia Freire - Aracaju/SE.

3ª colocada - Ketelen Clarice de Menezes Santos, do Centro de Excelência Dr. Edelzio Vieira de Melo - Santa Rosa de Lima/SE.

Vivência Legislativa

Em todo o Brasil, 27 estudantes de escolas públicas, um de cada Estado da federação, participarão, no período de 27 de junho a 1° de julho, da chamada ‘Semana de Vivência Legislativa’, no Senado Federal, onde terão a oportunidade de conhecer o processo de discussão e elaboração das sugestões de leis.

Todas as despesas como, traslado aéreo, hospedagem, alimentação e transporte durante a viagem, são custeados pelo Programa. Os vencedores, estudantes e professores, também recebem, cada um, um notebook como parte da premiação.

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa do Senado Federal em parceria com o MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), e conta com o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.