Dia do Cerimonialista é tema de Tribuna Livre na Câmara

por Viviane Costa Cavalcante publicado 30/10/2018 12h02, última modificação 30/10/2018 12h02
Dia do Cerimonialista é tema de Tribuna Livre na Câmara

Foto: César de Oliveira

No intuito de celebrar o Dia do Cerimonialista, 29/10, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu na Tribuna Livre desta terça-feira, 30, o chefe do Cerimonial da Casa, Lupércio Santos. Em seu discurso, Lupércio destacou a importância do profissional em cerimonias, rituais e no dia a dia de Casas Legislativas, Executivas e Judiciário, por exemplo.

De acordo com o chefe do Cerimonial da CMA, o papel do cerimonialista já era executado em civilizações antigas como a chinesa, romana e francesa. “Quando estudamos a origem do cerimonial percebemos que em rituais religiosos, banquetes, funerais, posses sempre tinham protocolos orientados por cerimonialistas”, ressaltou. Lupércio Santos disse ainda que Cerimonial é um conjunto de formalidades exercidas por um profissional capacitado em eventos públicos ou privados.

Com relação a sua experiência em Cerimonial Público, Lupércio disse que o cerimonialista é peça fundamental para a realização de sessões, posses e cumprimento de protocolos. Lupércio afirmou que uma das funções da sua equipe na Câmara Municipal de Aracaju é fazer planejamento, organização e execução de sessões, visitas e posses.

Em aparte, os vereadores Vinicius Porto (DEM), Elber Batalha (PSB), Jason Neto (PDT) Professor Bittencourt (PCdoB), Emília Corrêa (Patriota), Américo de Deus (Rede) e Dr. Manuel Marcos (PSDB) ressaltaram e parabenizaram o trabalho dos cerimonialistas.