Sonia Meire participa de inauguração do núcleo ambulatório trans ‘magnólia’

por Manuella Miranda- assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 03/02/2026 12h43, última modificação 03/02/2026 12h43
Sonia Meire participa de inauguração do núcleo ambulatório trans ‘magnólia’

Foto: Manuella Miranda

Na última sexta-feira (30), a vereadora Sonia Meire (PSOL) participou, no Hospital Universitário de Aracaju, da inauguração do Núcleo Ambulatório Trans ‘Magnólia’. O serviço, que já era oferecido desde 2016 no Hospital Universitário de Lagarto, começou a funcionar na última sexta agora também na capital sergipana, como uma extensão do trabalho feito no interior. A inauguração é um marco histórico que passa a garantir cuidado, dignidade e assistência à saúde para pessoas trans no município.

 
“Foi um dia muito importante, um marco desse trabalho importantíssimo que foi iniciado no Hospital Universitário de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e que se estende agora para Aracaju, para atender a população trans da nossa cidade, e também de outros municípios, que tinha dificuldade de ir até Lagarto para ser atendida. Tudo isso pelo SUS. É uma vitória da população LGBT e também uma vitória de trabalhadores, trabalhadoras, técnicos e docentes da UFS, que tem produzido com afinco pesquisas, trabalhos de extensão, abrindo, cada vez mais, as suas portas para poder atender toda população sergipana”, disse a vereadora.
 
Essa conquista da população LGBTQIAPN+ é fruto de uma luta coletiva, da resistência e do compromisso com a vida. O serviço já é uma referência no município de Lagarto e continuará sendo em Aracaju, ampliando o atendimento para cada vez mais pessoas. O atendimento no HU da capital será realizado sempre às sextas-feiras, com consultas com endocrinologia, dispensação e administração de hormônios, bem como coleta de exame laboratoriais. As consultas estão sendo realizadas no Ambulatório de Infectologia do HU de Aracaju, de 07h as 19h, localizado na rua Cláudio Batista, nº 505, bairro Palestina. O agendamento continua sendo realizado por meio  do WhatsApp no número (79)3632-2177.
 
“Foi uma grande vitória, mas seguiremos na luta para avançar na parceria e no investimento também por parte da Secretaria Municipal de Saúde, para que o ambulatório amplie seus serviços, fortaleça a assistência e qualifique cada vez mais o cuidado em saúde da população trans de Aracaju. Assim como também vamos seguir batalhando pela valorização dos profissionais da saúde e da universidade pública” finalizou Sonia Meire.