Membros da Mesa Diretora da CMA destacam prioridades para último ano do biênio

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 03/02/2026 13h34, última modificação 03/02/2026 13h34
Sessões da Câmara municipal de Aracaju foram retomadas nesta terça-feira,03, após recesso parlamentar
Membros da Mesa Diretora da CMA destacam prioridades para último ano do biênio

China Tom

Nesta terça-feira (03/02), os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) deram início aos trabalhos legislativos de 2026. Na oportunidade, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, leu a tradicional mensagem ao parlamento e ao povo aracajuano. O presidente da Câmara, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), também usou a tribuna. Entre vários temas, sobressaiu-se a parceria estabelecida do legislativo com o executivo. Vasconcelos fez um balanço das ações da Casa em 2025 , como melhorias em carreiras do funcionalismo público e anunciou que as tratativas para construção de uma nova sede para CMA estão avançadas. 

O ano de 2026 é o último da Mesa Diretora da CMA, que foi eleita em 1º de janeiro de 2025 em votação realizada pelos vereadores. A Mesa é composta por Ricardo Vasconcelos (PSD) como presidente, Pastor Diego (União Brasil) como vice-presidente, Sargento Byron (MDB) como 1º secretário, Joaquim da Janelinha (PDT) como 2º secretário e Moana Valadares (PL) como 3º secretária.

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju enfatizou que os recursos disponibilizados pelo parlamento contribuíram para uma boa gestão do executivo municipal. "Na mensagem que fizemos ao povo de Aracaju, o parlamento municipal demonstrou a sua real intenção em ajudar o executivo destinando uma série de emendas para aquisição de equipamentos, como uma usina de micropavimentação. Destinamos mais de R$ 23 milhões para a saúde do município, isso demonstra que queremos andar a passos largos, de mãos dadas com a gestão da prefeita Emília para que as coisas aconteçam em nossa cidade".

O vereador e vice-presidente, Pastor Diego (União Brasil), destacou as realizações da Casa nos últimos dois anos e falou sobre a expectativa para as próximas eleições da Mesa. "Os trabalhos aqui na Câmara vão continuar com muita tranquilidade, da forma regimental que a gente segue. É um ano em que vamos escolher a próxima mesa para o próximo biênio da Câmara. Estamos construindo diálogos, tentando ter uma única chapa e fazer um processo em consenso".

O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) avaliou de forma positiva o início dos trabalhos legislativos e afirmou que nesse último ano, como membro da mesa, pretende dar continuidade ao trabalho de estreitamento de laços entre o poder público e as comunidades mais carentes da capital. "É um trabalho muito importante. A gestão do vereador Ricardo Vasconcelos começa essa legislatura anunciando uma nova casa para a gente. É o início de um trabalho que mostra muitos resultados", disse Joaquim, citando o anúncio feito pelo presidente da CMA de uma nova sede para o parlamento Aracajuano.

"Estou muito feliz em fazer parte dessa legislatura como segundo secretário e espero encerrar esse ano também da melhor forma. A expectativa sempre é de ser o elo entre as comunidades e o poder executivo, então vamos continuar fazendo esse trabalho", reforçou o vereador Joaquim da Janelinha. 

O 1º secretário, o vereador Byron Estrelas do Mar (MDB), afirmou que pretende continuar priorizando os trabalhos voltados ao desenvolvimento social da cidade. "A gente tem muita expectativa, de que possamos trabalhar com o máximo compromisso possível para melhorar a qualidade de vida que o povo tanto espera. Então, a Câmara tem a missão de pautar os projetos que vêm do Executivo e também de trazer projetos que possam garantir à população de Aracaju o seu desenvolvimento em todos os aspectos, como saúde, cultura e educação".

Papel da Mesa Diretora

A Mesa Diretora da CMA é responsável por conduzir os trabalhos legislativos e administrativos da Casa, atuando com funções diretivas, executivas e disciplinares. Ela garante a legalidade e organização das sessões e propõe projetos de lei de sua competência. O artigo 14º do Regimento Interno da CMA contém as seguintes atribuições:

Art. 14. À Mesa compete, além das atribuições consignadas em outras disposições regimentais:

I – Tomar as providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos;

II – Propor, privativamente, ao Plenário a aprovação do regulamento de seus serviços;

III – Promulgar Emendas à Lei Orgânica Municipal, Decretos Legislativos e Resoluções da Câmara.