Sheyla Galba destaca resposta da Saúde sobre negativas de cintilografias e relata continuidade do problema

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/11/2021 12h29, última modificação 17/11/2021 12h29

Foto: Gilton Rosas

Com documento em mãos, a vereadora Sheyla Galba compartilhou com os demais parlamentares da capital, em discurso na Câmara, a resposta da Secretaria Municipal de Saúde ao Requerimento de sua autoria sobre as negativas de cintilografias para pacientes oncológicos.

“Pois bem, a resposta ao requerimento diz que a regulação das cintilografias continua normalmente desde que cumpra os requisitos: solicitação médica com justificativa e CID, exame que comprove a neoplasia, documentos pessoais, indicação clínica compatível com o procedimento”, detalhou.

Porém, em contrapartida às afirmações da Saúde Municipal, Sheyla Galba apresentou aos vereadores os exames de uma paciente, Dona Marise, com todas as solicitações atendidas. “Mas até o momento nada. Lembrando que já foi negado em julho deste ano”, salientou.

Sheyla Galba ressaltou que a secretaria não indicou em qual trecho da portaria da Conitec se baseia para negar cintilografias a pessoas com neoplasia maligna. “Apesar disso, mostro aqui mais uma vez o pedido negado de uma paciente com neoplasia, a Eliana Nascimento. Já teve o pedido negado três vezes. Mesmo com toda documentação entregue de maneira correta. Mesmo com o pedido médico para que ela realize a cintilografia”, frisou.

A parlamentar reafirmou a importância do exame para o paciente com câncer. “Ele detecta se a pessoa está com metástase e é essencial para o tratamento contra o câncer. Não vamos parar, não vamos desistir até que as pessoas tenham seu tratamento digno”, enfatizou.