Seu Marcos propõe PL a favor do Autismo

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/04/2019 16h15, última modificação 02/04/2019 16h15
Seu Marcos propõe PL a favor do Autismo

Foto: César de Oliveira

No dia que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, o vereador Seu Marcos (PHS) apresentou um requerimento de urgência ao Projeto de Lei 320/ 2018, que concede às pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados do município.

Para garantir a prioridade, a proposta apresentada ao Legislativo Municipal institui a obrigatoriedade de inserir nas placas de atendimento prioritário existentes o símbolo do autismo, oferecendo assim o direito à prioridade aos que são diagnosticados com o transtorno.

“Existe uma sinalização e leis aprovadas neste sentido em alguns municípios. Esse projeto vai beneficiar àquela mãe de família que tem filho autista, melhorando assim a qualidade de vida e um atendimento mais humanizado para essas pessoas. Precisamos garantir acesso a todos, principalmente os que possui alguma especialidade", explicou o vereador.

Subscrita por Lucas Aribé (PSB), Emília Correia (Rede), Anderson de Tuca (PRTB), Vinícius Porto (DEM) , Jason Neto (PDT) e Juvêncio Oliveira (DEM), a proposta, se aprovada pela Casa, deve ser enviada para o Executivo. O prazo para adequação às futuras exigências tem efeito imediato, ou seja, após publicação em Diário Oficial. O texto também prevê multa de até três salários mínimos aos estabelecimentos infratores.

“Ressaltamos que é de extrema importância que as pessoas com Transtorno de Espectro Autista tenham atendimento preferencial”, alertou Seu Marcos.