Seu Marcos faz visita surpresa ao Nestor Piva

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/03/2019 15h36, última modificação 29/03/2019 15h36
Seu Marcos faz visita surpresa ao Nestor Piva

Foto: Assessoria do parlamentar

Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos meses pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, zona Norte de Aracaju, por causa da contratação de empresa terceirizada, pacientes relataram na tarde dessa quinta feira, 28, melhorias no serviço oferecido durante a visita surpresa do vereador Seu Marcos (PHS).

O parlamentar, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, ao inspecionar a unidade, ouviu dos pacientes as mudanças positivas no que se refere ao acolhimento e atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Fiquei surpreso. A recepção não estava lotada como de costume. A urgência oscilava, mas o tempo de espera, segundo os pacientes, não ultrapassou uma hora. Elogios às equipes. Sabemos que é preciso ampliar e qualificar ainda o serviço. Confesso que ouvir dos próprios usuários que melhorou, dar um alívio. Recebo sempre muitas denúncias e informações. Como legislador minha responsabilidade é investigar, averiguar. Meu compromisso é defender a qualidade de vida do povo e dos trabalhadores da Saúde”, alertou.

Seu Marcos também relatou sobre o quadro de funcionários de plantão. “Encontrei uma escala com quatro médicos clínicos gerais - três no atendimento e um na sala de estabilização, dois ortopedistas e um cirurgião. A máquina de ultrassom e o laboratório estavam funcionando”, esclareceu.

Sobre a medida cautelar expedida no último dia 28 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), determinando medidas definitivas para a gestão do Nestor Piva, Seu Marcos defendeu: "Vamos esperar a Secretaria Municipal se pronunciar. Sou contra a terceirização, a contratação foi importante para não deixar a população desassistida , mas é preciso regularizar a UPA, não só em respeito aos pacientes, mas também aos servidores”.