Dr. Gonzaga cria semana de prevenção da saúde do homem

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/03/2019 16h50, última modificação 29/03/2019 16h50
Dr. Gonzaga cria semana de prevenção da saúde do homem

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou a Lei nº 5.208/2018, de autoria do vereador Dr. Gonzaga (MDB), que cria a Semana Municipal de Prevenção de Saúde do Homem. Ela deve ser realizada anualmente, no mês de novembro, junto com a campanha “Novembro Azul”.

O parlamentar explicou que o objetivo da nova lei é incentivar a Secretaria Municipal de Saúde a criar um programa específico para esclarecer e orientar a população masculina sobre os riscos das doenças que a afetam, orientando-os sobre as vantagens do diagnóstico precoce e a possibilidade de cura.

Segundo prevê a lei, a programação a ser desenvolvida deverá compreender a realização de palestras, encontros, campanhas educativas e mutirões de diagnóstico, priorizando temas como prevenção e detecção precoce do câncer de próstata, bem como patologias como cardiologia, pneumologia, glicemia, colesterol, diabetes e gastrenterologia. Fica também previsto, na referida lei, a execução de campanhas de orientação, prevenção e controle do alcoolismo e tabagismo.

“Todos nós sabemos das dificuldades que o homem tem de frequentar o médico para cuidar da prevenção da saúde, o que resulta em muito mais mortes de homens do que de mulheres, numa proporção média de sete anos a menos de vida em relação às mulheres”, explicou Dr. Gonzaga.

O vereador, que também é médico, disse que isso se deve principalmente a motivos culturais, que fazem com que os homens tenham maior resistência em procurar cuidados médicos e a se prevenirem. E mesmo quando isso acontece, na maioria das vezes, muitos abandonam o tratamento recomendado antes do tempo.

“Como consequência, muitos deles sofrem com males que poderiam ser evitados caso houvesse atitudes preventivas”, lamenta Dr. Gonzaga.

No Brasil, as causas de mortes mais comuns nos homens na faixa etária entre 25 a 59 anos, são o câncer de pulmão, o câncer de próstata, infarto, acidente de trânsito e homicídio. “O que pretendemos com esta lei é reverter essa situação, através da conscientização da população masculina em fazer exames de saúde preventivos, bem como cuidar da alimentação e do sedentarismo”, concluiu o parlamentar.