Sargento Byron reforça necessidade de intensificar as políticas públicas de prevenção e combate ao feminicídio

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/10/2022 13h30, última modificação 19/10/2022 13h30

Foto: Agência Câmara

Preocupado com o crescente número de feminicídio pelo país, destacando casos recentes em Sergipe, o vereador de Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), tratou sobre o tema no Pequeno Expediente da Sessão Ordinária da Câmara, nesta quarta-feira, 19. O parlamentar demonstrou preocupação com os últimos casos e clamou ações que identifiquem as situações, previnam e divulguem, de maneira intensa, as políticas públicas já existentes voltadas ao enfrentamento do feminicídio.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP), em 2021, houve o aumento de 42% dos casos de feminicídio. Nos últimos dias, as manchetes de jornais escancaram uma série de casos em todo o país. “Temos visto o aumento expressivo de casos, os noticiários estão destacando as mortes. Precisamos evidenciar, elucidar os fatos, mas é urgente que as leis, os programas, as ações voltadas ao combate e à prevenção sejam divulgadas e estruturadas”, pontuou.

O vereador destacou que a situação é alarmante e cobrou atenção do Poder Público. “Os Poderes precisam intensificar essas políticas públicas. É urgente. É necessário estimular as denúncias, mas temos que investir no combate também. Aracaju tem a Patrulha Maria da Penha, que é referência nacional. Temos que ampliar esse serviço e criar outros. Temos muitas leis importantes, muito bem elaboradas, mas não basta criar. A lei precisa ser criada, mas, principalmente, executadas”.