Ricardo Marques repudia suspensão do piso salarial da enfermagem

por Fredsson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/09/2022 11h36, última modificação 06/09/2022 11h36
Ricardo Marques repudia suspensão do piso salarial da enfermagem

Foto: Agência Câmara Aracaju

O vereador por Aracaju e candidato a deputado estadual, Ricardo Marques (Cidadania), acompanhou a decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, de suspender o piso.

"Sou filho de uma enfermeira aposentada e conheço de perto o valor e a importância desses profissionais nas nossas vidas. A pandemia mostrou a grande importância dos enfermeiros e a categoria merece valorização e respeito. Repudio essa decisão e espero que o ministro Barroso e os demais sejam sensíveis à luta e a causa dos enfermeiros de todo o Brasil", fala Ricardo Marques.

O ministro alegou, em sua decisão, que faltou o impacto financeiro que o piso causaria nos Estados e Municípios. Porém, ele esqueceu que os enfermeiros junto com os médicos e demais profissionais da área da saúde atuaram dia e noite, arriscando sua própria vida na luta contra a Covid-19. “O piso salarial nacional dos profissionais da enfermagem, criado no Congresso Nacional, é uma medida justa, destinada a um grupo de profissionais que se notabilizaram na pandemia e que têm suas remunerações subestimadas no Brasil. É necessário diálogo, respeito e decisão rápida para driblar a situação e encontrar uma solução", ressalta Ricardo Marques.

Em julho, o Congresso promulgou a Emenda Constitucional (EC) 124 para possibilitar que uma lei federal instituísse os pisos salariais nacionais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Já em 4 de agosto, foi sancionada a respectiva norma, a Lei 14.434, de 2022.