Ricardo Marques repudia ação de PRFs que provocou a morte de um homem em Umbaúba

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/05/2022 09h08, última modificação 27/05/2022 09h08

Foto: Agência Câmara

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) repudiou a ação de policiais rodoviários federais que abordou um homem de 38 anos no município de Umbaúba. Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju desta quinta-feira, 26 de maio, o parlamentou pediu que o caso seja investigado e a justiça seja feita. Genivaldo de Jesus Santos, de 48 anos, foi imobilizado pelos policiais e colocado dentro do porta-malas de uma viatura, de onde saia uma fumaça branca.

“Fui procurado por muitos moradores da região. Eles estão indignados com a situação. A polícia precisa fazer seu papel de abordar os suspeitos, mas o que a gente viu pelas vídeos foi algo desproporcional. Prender o homem dentro de um local e aquela fumaça branca é desumano e resultou. O caso deve ser muito bem investigado”, pediu Ricardo Marques.

Segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML), a morte foi causada por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abriu um procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos. A família registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade. A Polícia Civil informou que começou a ouvir testemunhas. A Polícia Federal (PF) também vai investigar o caso.