Reivindicação do Sindipema, emenda de Ângela Melo que garante reajuste do Piso do Magistério é aprovada pela CMA

por Paulo Victor Melo, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 17/12/2021 10h29, última modificação 17/12/2021 10h29

Assessoria de Imprensa da parlamentar

Protetores das crianças do meu país

Eu queria, gostaria

De um discurso bem mais feliz

Porque tudo é educação

É matéria de todo o tempo

Os versos da canção Anjos da Guarda, de Leci Brandão, ganharam ainda mais importância para as professoras e professores de Aracaju na tarde desta quinta-feira, 16.

O motivo? A aprovação, pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA), da emenda ao Plano Plurianual (PPA 2022-2025) que garante o pagamento da correção anual do valor do Piso Salarial Profissional do Magistério do Município de Aracaju, de acordo com a Lei Nacional 11.738, de 16 de julho de 2008.

Conhecedora do chão da escola e defensora da educação pública, de qualidade e referenciada na sociedade, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) foi a autora da emenda, construída a partir do diálogo com o Sindipema – Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju.

Instituído pela Lei nº 11.738/2008, o Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da educação básica é um dos mecanismos de valorização da categoria. Pela lei, que é de abrangência nacional, o piso deve ser atualizado anualmente no mês de janeiro, cabendo a todos os entes federativos o seu cumprimento, o que não ocorre em Aracaju. “Desde a sua gestão anterior que o prefeito Edvaldo Nogueira não garante o reajuste do piso salarial das professoras e professores. Enquanto o preço de todos os alimentos e serviços têm aumentado, os trabalhadores e trabalhadoras do magistério de Aracaju veem o seu salário ser achatado”, criticou Ângela.

A aprovação da emenda, vale ressaltar, também só foi possível pela atuação qualificada do Sindipema, que tem pressionado a Prefeitura a cumprir o que determina a legislação e ontem, dia de votação do PPA, dialogou com vereadoras e vereadores de Aracaju.

Como no refrão da música de Leci, “batam palmas pra eles (e elas)”, os professores e professoras de Aracaju.