Aprovada emenda de Sheyla Galba que estabelece mais responsabilidade à Prefeitura com os pacientes oncológicos

por Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 17/12/2021 10h03, última modificação 17/12/2021 10h03

Foto: César de Oliveira

Os vereadores de Aracaju aprovaram, por unanimidade, nesta quinta-feira, 16, a emenda de autoria da vereadora Sheyla Galba (Cidadania) ao Plano Plurianual - PPA, para que seja instituído o Programa de Navegação dos Pacientes Oncológicos na capital, com o intuito de garantir o acesso ao diagnóstico e ao tratamento em tempo adequado e coordenar uma assistência individualizada.

"Esta foi a única emenda que apresentei ao PPA, mas que justifica a minha estadia aqui na Câmara Municipal. Todos sabem da preocupação que tenho com os pacientes oncológicos, por isso peguei um projeto que estava tramitando nesta Casa e o transformei neste Programa para ser acrescentado como emenda à PPA. Agradeço aos colegas parlamentares que votaram pela aprovação. Nossa luta continua", detalhou a parlamentar.

Sheyla Galba destacou a importância da Prefeitura também ter responsabilidade com os pacientes que tenham neoplasia. “Acompanhando desde o diagnóstico na rede municipal até o início do tratamento na rede estadual de saúde. Enquanto Mulheres de Peito, recebemos muitas pessoas que já estão com o nódulo na mama, por exemplo, e não sabem para onde ir. O Programa é justamente para prestar essa assistência e direcionar", esclareceu.

De acordo com a matéria, a Prefeitura de Aracaju deverá, através Secretaria Municipal da Saúde, escolher uma das 44 Unidades Básicas de Saúde - UBS para iniciar um projeto piloto. “O Município fará o paciente 'navegar' no sistema até que seja entregue ao tratamento, que é de responsabilidade do Estado, cumprindo, desta forma, a Lei dos 30 dias. Assim, ele saberá o dia da consulta, dos exames e demais procedimentos, evitando que o tempo passe e ele morra por falta de tratamento", explicou a vereadora.

Sheyla Galba pontuou ainda na emenda que os recursos que irão financiar o Programa de Navegação dos Pacientes Oncológicos serão remanejados da Secretaria Municipal da Comunicação das Ações/Programas: Apoio na Realização de eventos de interesse do Município e Planejar e Desenvolver Campanhas Institucionais para a Divulgação da Políticas da PMA.