Projeto de Sávio vai combater a automutilação de jovens em Aracaju

por Marcos Simões e Anne Carol, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/08/2022 11h25, última modificação 03/08/2022 11h23

Na manhã desta quarta-feira, 3, foi aprovado em segunda votação o Projeto de autoria do vereador Sávio Neto de Vardo (PSC), que propõe a criação de uma campanha educativa para o combate ao cutting nas redes de ensino públicas e privadas do município de Aracaju.

A automutilação (cutting) está ligada a várias questões psicológicas que tendem a interferir na vida dos jovens, principalmente a incapacidade de lidar com seus sentimentos. Esse sofrimento pode inclusive estar associado a uma dificuldade ou situação que a criança ou adolescente está passando na escola, em casa.

“Esse é um problema que atinge muitos jovens e adolescentes e pode levar a morte. Nós legisladores precisamos contribuir para a redução desse índice tão negativo e ajudar na vida dessas pessoas”, ressaltou o parlamentar.

O espaço escolar é onde os jovens tendem a passar por conflitos psicológicos, por essa razão o projeto foi desenvolvido para ser aplicado nele. A proposta assegura que as redes de ensino devem realizar ações socioeducativas voltadas ao tema sempre em parceria com a família e a sociedade, alertando sobre os males provenientes da automutilação (cutting), em casos que o ato de automutilação ocorre entre crianças ou adolescentes, o responsável pela instituição de ensino deverá realizar os procedimentos legalmente estabelecidos para notificar o Conselho Tutelar, os pais ou responsáveis do menor, bem como ao Ministério Público.

“Se a maioria dos jovens está nesse ambiente, é ali onde precisamos iniciar. Vamos buscar conscientizar, levar conhecimento acerca do tema e ajudar socialmente e psicologicamente crianças e jovens”, explicou Sávio.

Essas ações de conscientização nas escolas devem ser executadas por meio de palestras, seminários, atividades extracurriculares, congressos, dentre outras que possam orientar, os alunos, pais e a comunidade sobre tal problema.

O Projeto foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, que subscreverem o PL.