Professor Bittencourt visita a primeira maternidade da rede municipal de saúde da capital

por David Rodrigues, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 03/04/2023 14h15, última modificação 03/04/2023 14h15

Foto: Assessoria Parlamentar

Na manhã desta segunda-feira, 03, o vereador por Aracaju, Professor Bittencourt (PDT), acompanhou uma vista à maternidade Lourdes Nogueira, no bairro 17 de Março, que deve ser aberta ao público no próximo dia 14 de abril.

“Fiquei muito feliz em vim aqui ver a maternidade Lourdes Nogueira estruturada. É uma grande obra do ponto de vista estrutural, físico, mas é, sobretudo, uma grande obra sobre o ponto de vista humano e social. Aqui, a população de Aracaju terá a expressão mais radical do atendimento humanizado, em especial, nesse momento do parto, momento de fragilização da mulher, mas de absoluta esperança que é o nascimento de outra vida. Estou muito feliz, são equipamentos de primeira qualidade, infraestrutura extraordinária”, destacou.

Bittencourt é o autor da Lei que denomina a primeira maternidade da rede municipal de saúde da capital, que terá capacidade para realizar 500 partos por mês, com uma proposta de promover um atendimento humanizado.

“Reafirmo a minha felicidade em ter sido o autor do projeto que denomina a maternidade Lourdes Nogueira, mãe do prefeito Edvaldo Nogueira, que eu tive a alegria e o privilégio em conhecer e que era uma parteira, nada mais justo que essa homenagem”, finalizou.

A maternidade possui quatro pavimentos  e conta com dez leitos de UTIs neonatal; dez leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo); cinco leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa); oito alojamentos pré parto, parto e pós-parto (PPP); três leitos com banheiras para parto humanizado; 50 alojamentos conjuntos para mãe e criança; duas salas cirúrgicas; três leitos de cuidados intermediários; dois leitos de estabilização; nove leitos de aplicação de medicação e observação. A maternidade terá, também, área de vivência para as mães, banco de leite humano, salas de repouso para profissionais da saúde e farmácia.