Professor Bittencourt destaca dados dos 6 meses de atendimento da maternidade Lourdes Nogueira

por Jamile Pavlova, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/10/2023 16h14, última modificação 26/10/2023 16h14

Foto: Gilton Andrade

O vereador Professor Bittencourt (PDT), usou o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quinta-feira, 26, para destacar e atualizar o cenário dos 6 meses de atendimento da maternidade Lourdes Nogueira, localizada no 17 de março, bairro Santa Maria.

Nestes 180 dias, a unidade de saúde apresentou números expressivos no funcionamento, chegando a realizar 1.094 partos normais e 679 cesarianas, além de mais de 21 mil exames laboratoriais e mais de 6.541 testes de triagem neonatal.

"Essa casa, cada vez mais, discute de um modo intenso, as vezes até muito contundente a cerca da situação da saúde, é norma é necessário, pois é um problema que o Brasil como um todo enfrenta, e precisa ser enfrentado, mas a maternidade Lourdes Nogueira faz uma linha distinta das demais no que diz respeito a saúde de forma geral, sobretudo, sobre a excelência inquestionável de prestação do seu serviço. E essa excelência não é, digamos assim, certificada pelo olhar do gestor, pelo olhar do servidor daquela casa, mas é por pesquisas que são feitas pelas usuárias. A gratidão, o reconhecimento do serviço tem sido algo que salta ao olhos, que essas mulheres tem demostrado lá naquela casa que coloca a vida para a sociedade", disse o vereador.

"A gente fica satisfeito em saber a preocupação que essa casa tem com a saúde, com a mulher, com a saúde das crianças, e o parto é um momento fundamental para isso. Portanto, gostaria de registrar aqui com muita alegria, com muito contentamento esse cenário da maternidade Lourdes Nogueira", complementou.

Durante esse período de seis meses, o centro de saúde já chegou a receber parturientes de 47 municípios, sendo 45 de Sergipe e duas do estado da Bahia.

Mais sobre a maternidade:

A maternidade Lourdes Nogueira foi inaugurada no dia 14 de abril de 2023, entrando em operação no dia 17 de abril com serviços de assistência materno-infantil na capital sergipana.

A unidade de saúde tem no seu atendimento um conceito multidisciplinar aliando diversas especialidades da medicina, enfermagem, psicologia, serviço social, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, e até uma unidade cartorial que oferece a possibilidade do recém-nascido já receber alta da unidade com a Certidão de Nascimento.

A maternidade alcançou índice de 98% de aprovação, segundo pesquisa interna realizada com os usuários da própria unidade, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).