Procuradoria da Mulher da CMA e Secretaria de Estado fortalecem parceria em prol das mulheres
Nessa segunda-feira (20/10), a Procuradoria da Mulher da Câmara de Aracaju se reuniu com a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres de Sergipe, Danielle Garcia. O objetivo da reunião foi estreitar parcerias, bem como discutir ações em prol das mulheres.
A procuradora da Mulher da CMA, vereadora Sônia Meire, explicou que “precisamos estabelecer um debate interinstitucional, inclusive com quem executa as políticas para as mulheres. Todas as demandas que chegam até nós dependem de uma ação conjunta. Esse diálogo é importante porque nos ajuda a atender as prioridades das mulheres, encaminhando, quando necessário, para os órgãos da prefeitura ou do Estado, como é o caso da própria Delegacia da Mulher”, afirmou.
A secretária de Estado de Políticas para as Mulheres de Sergipe, Danielle Garcia, também reforçou a importância dessa parceria. “Essa é uma pauta que requer a união de secretarias, de poderes e de câmaras municipais. Receber a Procuradoria da Mulher de nossa capital, que conta com tantas demandas, é muito importante. Dessa forma, a Procuradoria precisa saber como é o nosso trabalho, e também precisamos conhecer como a Câmara pode nos ajudar nessa pauta, que ainda é tão dura para as mulheres”, explicou.
A advogada da Procuradoria da Mulher da CMA, Vanessa Reillane, também participou da reunião e comentou que “essa reunião representa unir forças, além de podermos desenvolver estratégias em conjunto que tragam melhorias para as mulheres, de modo que possamos, cada vez mais, ampliar a rede de apoio”.
Ações discutidas durante a reunião
Durante o encontro, a procuradora da Mulher, vereadora Sônia Meire, explicou que fez um requerimento à Prefeitura de Aracaju com o objetivo de solicitar informações sobre os dados do câncer de mama na capital. A intenção é realizar um observatório de dados, em parceria, inclusive, com a Secretaria da Mulher do município.
A secretária de Estado, Danielle Garcia, sugeriu também a realização de uma reunião entre a Procuradoria da Mulher de Aracaju e as procuradorias das demais câmaras municipais, com o objetivo de compreender suas práticas e discutir temas relevantes sobre as mulheres.
Danielle também propôs que a Câmara de Vereadores de Aracaju ajude a protagonizar o surgimento de novas Procuradorias da Mulher em outras Câmaras Municipais do estado de Sergipe.