Por uma comida sem agrotóxicos: Linda Brasil cobra informações sobre uso de agrotóxicos em alimentos

por Laila Batista, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 26/09/2022 13h12, última modificação 26/09/2022 13h12

Foto: Gilton Rosas

Atualmente, o uso de agrotóxicos na agricultura é um dos maiores malefícios à saúde da população. Só no Brasil foram registrados cerca de 450 agrotóxicos. Segundo a Anvisa, apenas 52 apresentam baixa toxicidade.

Um outro agravante é que estudos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva já indicam que o consumo de alimentos com resíduos de agrotóxicos pode desenvolver algumas doenças, a exemplo do câncer e outras relacionadas ao sistema neurológico ou endócrino.

Diante disso, a vereadora Linda Brasil (PSOL) solicitou à Vigilância Municipal de Aracaju e ao Procon Municipal de Aracaju, através do requerimento nº 520/2022, informações acerca da periodicidade e protocolos de fiscalização acerca da aplicação da Lei 5.067/2018, que dispõe sobre medidas de conscientização e publicidade do uso abusivo de agrotóxicos em alimentos comercializados nos supermercados e hipermercados de Aracaju.

O uso abusivo de agrotóxicos na agricultura está relacionado com a expansão do agronegócio, e em nome do lucro vem promovendo desmatamento desenfreado e o uso de produtos químicos. Foi o atual governo federal que mais aprovou agrotóxicos, muitos deles proibidos em países como Estados Unidos e no continente europeu.

“É fundamental a fiscalização do uso abusivo de agrotóxicos em alimentos comercializados, a população sergipana precisa ser informada do que consome. O capitalismo não pode estar acima da vida, do bem viver das pessoas, e é nosso dever enquanto parlamentares cobrar respeito pela vida da população”, frisou.