PL de Nitinho que trata de sala de descompressão para profissionais da saúde é aprovado no Dia do Enfermeiro

por Agência Câmara Aracaju — publicado 12/05/2022 16h00, última modificação 12/05/2022 16h01
PL de Nitinho que trata de sala de descompressão para profissionais da saúde é aprovado no Dia do Enfermeiro

Foto: Gilton Rosas


Na manhã desta quinta-feira, 12, foi aprovado no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o Projeto de Lei (PL)  que obriga hospitais públicos e privados de Aracaju a criarem uma sala de descompressão. O local será utilizado por enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem. O PL, que é de autoria do vereador e presidente da Casa Legislativa, Nitinho Vitale (PSD), foi aprovado em 2ª discussão e no Dia do Enfermeiro. 

Nitinho, autor do PL, comemorou a aprovação do projeto no Dia dos Enfermeiros. “Não poderia ter data melhor para a aprovação do meu projeto do que a data deles. O enfermeiro foi um dos profissionais que mais se esforçou e se desgastou neste período de pandemia. Se antes eles já precisavam de uma sala de descompressão, hoje essa sala é indispensável para esses profissionais que tanto se dedicam em prol do cuidado para com a nossa saúde. Viva os enfermeiros”, destacou.

O PL de número 248/2021, já tinha sido aprovado em 1ª Discussão, e dessa vez foi aprovado em 2ª Discussão. O projeto obriga hospitais públicos e privados de Aracaju a criarem uma sala de descompressão que será utilizada por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Dia do Enfermeiro

O Dia do Enfermeiro é comemorado no Brasil no dia 12 de maio. A data foi instituída na década de quarenta do século passado com o intuito de homenagear Ana Néri, grande enfermeira brasileira e a primeira que se alistou de forma voluntária para combates militares.

A profissão, que tem origem milenar, ganhou ainda mais destaque e importância nesse período conturbado que ainda estamos passando de pandemia mundial. No passado, o enfermeiro era conhecido como quem cuidava, protegia e nutria pessoas necessitadas de auxílio. Há tempos, a enfermagem forma profissionais mundialmente, sendo eles sempre comprometidos com a saúde do ser humano.