Linda Brasil homenageia a categoria de profissionais da enfermagem

por Laila Batista, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 12/05/2022 15h58, última modificação 12/05/2022 15h58
Linda Brasil homenageia a categoria de profissionais da enfermagem

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quinta-feira, 12, a vereadora Linda Brasil (PSOL) ocupou o *Pequeno* Expediente para homenagear o Dia *Internacional* da Enfermagem. Essa categoria tão fundamental para a vida da população mundial e que *foi imprescindível* no enfrentamento *à* pandemia da Covid-19.

“Dia 12 de maio é a data de nascimento de uma mulher que desbravou o campo da enfermagem, em 1860, durante a Guerra da Criméia, que é a Florence *Nightingale*. Ela é uma referência na questão dos cuidados com a saúde. Então gostaria de parabenizar a todas e todos os profissionais da enfermagem, as técnicas/os, auxiliares, enfermeiras/os. O Conselho Internacional da Enfermagem (ICN, na sigla em inglês) definiu como temas do dia internacional da categoria em 2022 o investimento e o respeito para garantir os sistemas de saúde do planeta. “Enfermagem: Uma Voz para Liderar – Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus Direitos para Garantir a Saúde Global””, informou.

Na ocasião, a parlamentar também lembrou que o dia 17 de maio é o Dia Internacional de Combate *à LGBTQIA+fobia*, *data que marca quando há 31 anos* a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da lista de distúrbios mentais da CID, a partir daí a data se tornou um dia de luta para a população LGBTQIA+.

“Ontem, a ANTRA divulgou o Dossiê com os dados da violência em 2021 contra as pessoas *LGBTQIA+*, foram 316 vítimas, com o crescimento de 33% no número de mortes violentas de LGBTI+. Sendo 285 assassinatos, 26 suicídios e 5 mortes por outras causas. Convido toda a população aracajuana a estar presente neste terça-feira, para presenciar a Tribuna Livre, onde Daniel vai falar, ele que é representante da Amosertrans e vai trazer informações importantes para essa Casa sobre esse tema. Espero que a gente possa discutir essas questões e que possamos contribuir como parlamentares, para contribuir com o fim da violência contra a população LGBTQIA+”, explanou.