PL de Américo de Deus que cria Dia municipal de combate ao tráfico de animais silvestres é aprovado na CMA

por Por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/09/2019 16h10, última modificação 19/09/2019 16h17

O projeto de lei (PL) 201/2019 de autoria do vereador Américo de Deus (Rede) que institui o dia 22 de setembro como o dia municipal de combate ao tráfico de animais silvestres foi aprovado na Câmara Municipal de Aracaju e será integrado ao calendário municipal.
Com a aprovação, serão realizadas campanhas públicas de conscientização nas escolas, bairros e nas comunidades, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, divulgando material informativo acerca da preservação, equilíbrio ecológico e comércio dos animais silvestres.
O PL se justifica quando os olhares se voltam para o Brasil e sua enorme biodiversidade, constatando sua riqueza de espécies de fauna variadas, sendo o tráfico de animais silvestres uma ameaça para toda essa riqueza natural que o país possui. As penas ainda são brandas e sua eficácia reduzida, e muitas vezes não surtindo efeito no caso concreto. Diante desses fatores, o projeto de lei irá discutir o assunto, abordando a importância da preservação dessas espécies. Quanto ao tema o vereador Américo de Deus coloca.
“O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior comércio ilegal do mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas, todos os anos são retirados das matas milhares de animais para movimentar esse mercado, sendo esse um dos motivos para grande destruição da fauna brasileira. É um grande sofrimento que possui a satisfação financeira como objetivo. Por isso, estamos felizes em ter aprovado na Câmara dos Vereadores a nossa propositura que estabelece no dia 22 de setembro o dia municipal de combate ao tráfico de animais silvestres”, agradeceu Américo.