Pequeno Expediente reúne discussão sobre crise hídrica, avanços na infraestrutura e cenário político nacional

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 30/04/2026 10h51, última modificação 30/04/2026 10h51
Pequeno Expediente reúne discussão sobre crise hídrica, avanços na infraestrutura e cenário político nacional

Foto: China Tom

O Pequeno Expediente desta quinta-feira (30/04), realizado durante a 33ª Sessão Ordinária, foi iniciado pela vereadora Sônia Meire (PSOL). A parlamentar criticou o que classificou como desrespeito à população aracajuana diante da falta de água em diversos bairros e mencionou os protestos que vêm sendo realizados. “Nenhum ato pode ser criminalizado”, afirmou. Sônia também cobrou maior conhecimento da gestão municipal sobre a realidade da cidade, especialmente quanto às áreas afetadas pelo desabastecimento. Ao final, convidou a população para a marcha da classe trabalhadora de Sergipe, marcada para o dia 1º de maio, às 8h, na Praça José Andrade Góis.

Em seguida, o vereador Sgt. Byron – Estrelas do Mar (MDB) ocupou a tribuna e destacou a celebração centenária do Hospital Cirurgia. Ele ressaltou as reformas e melhorias realizadas na unidade, incluindo contribuições por meio de emendas parlamentares. “Esse hospital é muito importante para o povo sergipano”, declarou. O parlamentar também relembrou a ordem de serviço para o complexo infantil Nossa Senhora de Lourdes e enfatizou a relevância da iniciativa, além de parabenizar o Governo de Sergipe.

O vereador Iran Barbosa (PSOL) iniciou sua fala parabenizando a comunidade católica pelos 66 anos da Arquidiocese Metropolitana. Em seu discurso, destacou duas indicações de sua autoria: a primeira propõe estudos para a criação do Programa Municipal de Moradia Cidadã, voltado à população em situação de rua; a segunda solicita melhorias na iluminação no entorno do Shopping Praia Sul, localizado no bairro Aruana.

Já o vereador Joaquim da Janelinha (PDT) parabenizou o ex-secretário de Governo Evandro Galdino pelo aniversário e abordou demandas de infraestrutura urbana, como a necessidade de poda de árvores no Canal 3, no conjunto Augusto Franco. O parlamentar também elogiou a atuação da Emsurb pelos serviços de capinagem no Paraíso do Sul e anunciou que, em breve, a população contará com novos aparelhos de ginástica adquiridos por meio de suas emendas.

O vereador Milton Dantas (PDT) destacou a promoção de mais de 470 policiais militares em Sergipe, classificando a ação como um reconhecimento aos profissionais da segurança pública. Ele também mencionou a entrega do viaduto nas proximidades do Rio Poxim, prevista para maio, e elogiou o Governo de Sergipe pela antecipação da obra. Ao final, parabenizou o Confiança pela classificação na Copa do Nordeste.

Encerrando o Pequeno Expediente, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Pastor Diego (União Brasil), comentou a rejeição, pelo Senado Federal, da indicação de Jorge Rodrigo Araújo Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrida na quarta-feira (29/04). O parlamentar classificou o episódio como uma derrota histórica para o Governo Lula, fez críticas à gestão federal e parabenizou o Senado pela decisão.