Oficina capacita alunos de três Câmaras Municipais: Tucano-BA, Itabaianinha (SE) e Aracaju (SE)

por Lucas Oliver, Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 15/12/2023 14h21, última modificação 15/12/2023 14h21

Foto: Lucas Oliver

Com mais de 10 horas de conhecimento, cerca de 50 inscritos puderam trocar experiências sobre Planejamento Estratégico no Poder Legislativo Municipal, durante os dias 13 e 14 de dezembro, com a instrutora Danielle Abud. Esta iniciativa deve-se a uma parceria entre a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), com o Instituto Brasileiro Legislativo (Interlegis).

Estimular o servidor a compreender o quê e como aplicar o planejamento estratégico no setor legislativo é mais uma oficina promovida pela Escola do Legislativo de Aracaju em parceria com o Interlegis. “Planejar é um ato inerente as nossas atividades possibilitando que nossos gestores possam organizar as suas ações de forma sistemática, trabalhando com metas, indicadores para que a gente possa contribuir com a gestão mais eficiente e positiva para a sociedade”, pontua a instrutora do Interlegis, Danielle Abud.

De acordo com o diretor da unidade, Vander Costa, esta é uma oficina de excelência qualificação para os servidores. “Planejamento Estratégico é a quarta oficina neste ano em parceria com o Interlegis e a Escola mais uma vez dá um passo importante para o currículo dos servidores e qualificar os funcionários fortalece o melhor serviço prestado à população”, diz.

Vander Costa acrescenta que a Escola está ultrapassando limites e atraindo Câmaras de outros municípios e Estados. “Estou extremamente feliz em receber nove vereadores da Câmara Municipal de Tucano, município da Bahia e uma turma de assessores parlamentares da Câmara de Itabaianinha, município sergipano a 120km da capital. Esta é a prova que essa parceria entre a CMA e o Interlegis está produzindo valores e atraindo cada vez mais servidores fora de Aracaju”, destaca.

Para o vereador eleito pela cidade de Tucano, na Bahia, a oficina traz a oportunidade de aprimorar conhecimentos, além de ser um momento de Network. “Descobri o curso por meio da divulgação das redes sociais da Escola do Legislativo de Aracaju e vimos a importância de participarmos, pois sabemos da grande contribuição do Interlegis para o setor legislativo. Estamos a quase 240km da nossa cidade, mas a sensação é de que fizemos a escolha certa em poder estarmos presentes neste curso oferecido pela Escola. Afinal, o planejamento estratégico é fundamental para nosso trabalho, seja enquanto vereador ou quanto servidor. A partir desses conteúdos podemos afirmar que a Câmara de Tucano será outra e durante esses dois dias conhecemos assessores que puderam dividir conosco suas experiências”, expressa sua satisfação com a oficina, o vereador e líder do governo, Rodrigo Cavalcante.

A divulgação através do Instagram da Escola do Legislativo de Aracaju despertou o interesse do assessor parlamentar da Câmara Municipal de Itabaianinha, município sergipano, a 120km da capital, Jonas Oliveira.

“Este é um curso relevante para nós que trabalhamos na gestão pública. A Escola do Legislativo ocupa um espaço para qualificar os serviços públicos, além de contribuir e divulgar por meio das redes sociais a agenda de oficinas ofertadas pelo Interlegis em parceria com a unidade vinculada à CMA. Planejar de forma estratégica no nosso dia a dia é o primeiro passo para o resultado positivo e com o curso poderemos levar cada vez mais uma gestão eficaz e capacitada para construção de um novo momento”, comenta o assessor parlamentar da Câmara Municipal de Itabaianinha, Jonas Oliveira.