“Dignidade para a população de rua”, Camilo destaca importância da Lei Padre Júlio

por Thiago Paulino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/12/2023 14h25, última modificação 15/12/2023 14h24

Foto: Gilton Rosas

Uma lei para humanizar o direito às cidades. O mandato popular de Camilo Daniel (PT) destacou a regulamentação da Lei Padre Júlio Lancelotti na sessão desta terça-feira, 12, na Câmara de Vereadores de Aracaju. A lei impede a construções e medidas hostis como pedras ásperas, jatos de água, divisórias em bancos em paradas de ônibus, cercas eletrificadas ou cacos de vidro em praças e locais públicos. “O maior patrimônio que uma cidade tem não são somente as construções, não são as pontes. O maior patrimônio é seu povo. Se você tem seu povo mal cuidado que não pode nem dormir em uma calçada porque tem jatos d'água para expulsar as pessoas ou colocar pedras nas construções. Isso é uma falta de humanidade”, destacou.

O vereador ainda chamou a atenção para o caráter transversal da Lei que também é voltada na questão alimentar para a população de rua e destacou um conjunto de medidas do governo Lula do Plano Ruas Visíveis, que prevê de quase 1 bilhão de reais para uma série de medidas que vão desde levantamento de dados para descobrir a origem da população até a alimentação dessas pessoas.

“Soberania alimentar é um tema muito importante. Nós temos o programa aquisição de alimentos que vai ser destinado a partir de cozinhas solidárias com refeição para quem mais precisa. A gente tem um novo momento no nosso país. É um momento que o povo voltou a entrar no Palácio do Planalto.”

Sobre a Lei Padre Júlio Lancelotti

A lei deve ser regulamentada e adaptada pelos municípios até dezembro de 2024. Júlio Lancellotti dedica sua vida aos cuidados com a população de rua. Uma imagem do Padre Júlio viralizou na internet quando ele quebrou pedras que haviam sido instaladas pela Prefeitura de São Paulo embaixo de um viaduto.

“Cabe a nós da Câmara de Vereadores fiscalizar a efetivação dessa lei. Quero também fazer uma referência ao trabalho da Pastoral do Povo em Situação de Rua, nosso querido Marquinhos, dirigente da Pastoral, que tem um trabalho muito bonito na Paróquia São Pedro Pescador junto com Padre Soares”, afirmou, reforçando o convite para o aracajuano ajudar nas ações solidárias como a da pastoral. Dados recentes - mas ainda incompletos - estimam que o Brasil tem cerca de 242,7 mil pessoas em situação de rua.