"Dia Nacional da Adoção deve ser comemorado com políticas de incentivo", diz Seu Marcos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/05/2020 16h36, última modificação 26/05/2020 16h36
"Dia Nacional da Adoção deve ser comemorado com políticas de incentivo", diz Seu Marcos

Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Seu Marcos (PDT) destacou no Dia Nacional da Adoção, comemorado nessa segunda-feira, 25 de maio, a importância de políticas públicas de incentivo à adoção em Aracaju e a posição de destaque que Sergipe ocupa no ranking de acolhimento a crianças e adolescentes no país.

Os dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) apontam que 34.820 crianças e adolescentes abrigadas em casas de acolhimento e instituições esperam por uma nova família . Mais de 60% dos casos são de adolescentes.

Em Sergipe, a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça (TJ/SE) apresentou dados bastante animadores durante uma live para marcar a data. Segundo a juíza de direito e coordenadora da CIJ Rosa Geane, as ações de adoção estão sendo concluídas em até 120 dias e 15 adolescentes estão na fila para a adoção.

“Fiquei muito feliz em saber que o TJ/SE registrou um dos melhores índices do país. O diagnóstico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afirma que 62% das ações de adoção do Estado são concluídas em até 120 dias. São 15 adolescentes disponíveis para 367 famílias interessadas. Esse quadro é resultado do trabalho da CIJ que está de parabéns", destacou.

Seu Marcos falou ainda sobre o processo de adoção. “Adotar é um ato de amor. As famílias que se interessarem por amar um criança ou um adolescente deve procurar a Vara da Infância e Juventude ou o fórum de sua cidade. O processo é gratuito e a pessoa basta ter apenas 18 anos”, destacou.