No Dia Mundial da Educação, Linda cobra que os direitos do magistério sejam respeitados

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa de Parlamentar — publicado 28/04/2022 12h12, última modificação 28/04/2022 12h12

Foto: Assessoria da parlamentar

Na manhã desta quinta-feira, 28, a vereadora Linda Brasil (PSOL), ocupou o Pequeno Expediente para promover uma reflexão sobre o Dia Mundial da Educação e a situação das trabalhadoras e trabalhadores do país, especificamente, a luta do magistério municipal pelo pagamento do Piso. A parlamentar colocou que apesar da UNESCO afirmar que a educação é um direto fundamental e deve ser inclusiva, equitativa e de qualidade, esse objetivo não vem sendo cumprido.

“É muito triste no dia da educação, a gente perceber o martírio da categoria, uma vez que aprovamos aqui em plenário o pagamento do piso. É uma indignação que haja essa desvalorização com o magistério, com as alunas, alunos e com a educação. É através da educação que a gente transforma. A educação é caminho para que as pessoas tenham consciência dos seus direitos, uma educação que desperte senso crítico nas pessoas”, afirmou.

Também às vésperas do Dia da Trabalhadora e do Trabalhador, Linda presta solidariedade a categoria de professoras e professores, que não foram recebidas/os pela Prefeitura, como havia sido combinado anteriormente. O prazo para que a Prefeitura apresente uma proposta para o magistério está se esgotando, e Linda reforça que a Câmara Municipal de Aracaju se mantenha apoiando a categoria.

“Como parlamentares, vamos exigir que o prefeito Edvaldo Nogueira respeite os direitos do magistério aqui do nosso município, porque não atinge somente as professoras e professores, atinge toda a sociedade, atinge nós legisladoras/es que aprovamos uma emenda e não está sendo cumprida”, asseverou.

Ainda na ocasião, a vereadora relatou a situação das trabalhadoras/es no país, onde a renda média do trabalho reduziu para 10, 7% em um ano, para R$ 2.447, menor valor da série histórica, iniciada em 2012, e que os dados do IBGE também apontam um aumento e chega a 12 milhões de brasileiras e brasileiros.

Linda também comunicou sobre o ato do Dia das Trabalhadoras/es que ocorrerá no dia 1º de maio, domingo, na Praça Ulisses Guimarães, às 8h, no bairro Santos Dumont.